A dose diária recomendada de citrato de tamoxifeno é de 20 mg, em dose única diária ou fracionada (separadas) em duas doses (2 comprimidos de 10 mg). Não ocorrendo resposta satisfatória após 1 ou 2 meses, deve-se aumentar a dose para 20 mg 2 vezes ao dia.
O medicamento é responsável por reduzir as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama ao interferir na atividade do estrogênio no corpo. Mas para que ele tenha esse efeito protetor, é preciso que as mulheres respeitem o ciclo completo de tratamento, que geralmente é de cerca de cinco anos.
Quanto tempo devo tomar tamoxifeno para ginecomastia?
O tratamento medicamentoso é controverso, e a medicação utilizada é o tamoxifeno na dose de 10-20 mg/dia por 3-6 meses. É importante considerar o aumento de eventos tromboembólicos em usuários de tamoxifeno. O tratamento cirúrgico é o mais indicado em casos de ginecomastia idiopática sem regressão espontânea.
Entretanto, o tamoxifeno, é um antiestrogênico com grande afinidade pelas células mamárias e tem demonstrado grande eficácia no tratamento da ginecomastia, principalmente quando está no começo.
Quais são os benefícios do tamoxifeno para homens?
Homens com ginecomastia irão se beneficiar de tamoxifeno para bloquear os receptores estrogênicos no tecido mamário e homens sem ginecomastia começarão o tratamento com 25mg de citrato de clomifeno diários, com o intuito de aumentar a produção hipofisária de LH e restaurar os níveis de testosterona sanguíneos e intra- ...
Pacientes recebendo tamoxifeno mais GnRHa e IA mais GnRHa mostrou uma diminuição de FSH, LH e testosterona, enquanto os pacientes que receberam tamoxifeno sozinho tiveram um aumento de esses parâmetros.
Os comprimidos de tamoxifeno devem ser tomados por via oral, com um pouco de água, e ingeridos inteiros sem partir ou mastigar, sempre no mesmo horário diariamente. Geralmente, a dose recomendada de tamoxifeno é de 1 comprimido de 20 mg, em dose única, ou 2 comprimidos de 10 mg.
Quais são os efeitos colaterais do tamoxifeno em homens?
Esses medicamentos geralmente são usados se o tamoxifeno deixar de responder. Os principais efeitos colaterais destes medicamentos são enfraquecimento dos ossos e dor nas articulações e músculos.
Na prática, o que o tamoxifeno faz é bloquear a atuação do estrogênio nas células de tumores receptores de hormônio positivo. Dentro do organismo, o tamoxifeno se liga a esses receptores nas células cancerígenas, impedindo que eles recebam estímulo hormonal para crescer e se multiplicar.
Esse estudo demonstrou que o uso prolongado da terapia endócrina reduz a recidiva e melhora a sobrevida nas pacientes em tratamento hormonal adjuvante e que o benefício se estende após os 10 anos.
O tamoxifeno deve ser utilizado com cautela em pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes do tipo cumarínico, como a varfarina, devido ao aumento do efeito anticoagulante.
Evite bebidas alcoólicas. No decorrer do tratamento pode surgir atrofia na mucosa vaginal e, isso, pode causar desconfortos, como dor ou coceira. Dessa forma, é importante que você utilize calcinhas de material não sintético e evite roupas extremamente apertadas na região genital.
Adultos (inclusive idosos) No início da doença, recomenda-se que o tratamento com Citrato de Tamoxifeno se estenda por não menos do que 5 anos. A duração ótima do tratamento com Citrato de Tamoxifeno ainda não foi estabelecida.
O tamoxifeno é eficaz no tratamento da ginecomastia em homens?
O tamoxifeno, um antiestrogênico com grande afinidade pelas células mamárias têm demonstrado grande eficácia no tratamento da ginecomastia, principalmente quando está no começo. Alguns estudos demonstram eficácia de quase 100% na ginecomastia puberal (do adolescente) e de até 78% em outros casos de ginecomastia.
O Citrato de Tamoxifeno, um medicamento utilizado no tratamento de ginecomastia e também no tratamento do câncer de mama, tem sido utilizado de forma off-label (fora da indicação original) para tratar a ginecomastia em homens.
A duração e a eficácia do tratamento variam de paciente para paciente, mas geralmente são eficazes por até um ano e meio. Após esse período, a cirurgia é indicada.
Os níveis das proteínas plasmáticas também são alterados pelo tratamento com tamoxifeno, uma vez que o mesmo induz uma série de alterações hepáticas que pode levar ao comprometimento da síntese protéica, visto que a maioria das proteínas plasmáticas são sintetizadas pelo fígado, com exceção das imunoglobulinas6,21.
Além de alterações de sono, estresse, ansiedade ou depressão elevados. Outros estudos mais recentes mostraram evidências clínicas dessa redução de concentração e memória, relatado por algumas mulheres que fazem uso contínuo do tamoxifeno, um medicamento bastante utilizado no tratamento do câncer de mama.
O composto com Vitex, Agnus, Agnosideo, Dim, Crisina e Piperina foi desenvolvido para Reduz o acúmulo de estrogênio e favorece a manutenção da testosterona e progesterona.
Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona como o Durateston; Gel de dihidrotestosterona; Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez por mês; Adesivos ou implantes de testosterona.
O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.