Esse momento de imersão e meditação pode durar de 1 a 8 horas, dependendo da necessidade e da casa. Finalização: Ao final do ritual, o próprio Médium recolhe a oferenda e a leva para o seu altar, onde concluirá o processo de ancoramento da energia do Orixá.
🔸 Deitada: É o momento de recolhimento e entrega. Uma experiência de introspecção, silêncio e aprendizado, onde o médium se alinha com seus guias e orixás, mergulhando em uma conexão espiritual. 🔸 Amaci: É a lavagem da coroa (cabeça) com ervas sagradas, um ato que purifica, energiza e fortalece a espiritualidade.
Em caso de camarinhas de assentamento de Orixá, parte importante de preparação de um futuro Pai/Mãe de Santo, elas se estendem por alguns dias e noites onde o médium fica em contato com o sagrado sem poder sair durante esse período.
Por isso, quem tem essa crença pode pedir em oração, antes de dormir, que seu povo e seus mentores tragam informações. Entretanto, pedir não significa um retorno imediato, pois a umbanda acredita que a agilidade ou a demora das entidades em se manifestar é inerente ao merecimento de cada pessoa.
Todas essas obrigações, restrições e preceitos persistem durante todo o período de recolhimento e algumas se estendem após a saída, podendo durar cerca de três meses, nos quais o médium precisa manter certos preceitos mesmo estando em convívio social.
HOMICIDIO NO CANDOMBLÉ - Yawo MORRE depois do Orunkó (BABÁ proibe ele de tomar insulina)
Quanto tempo leva o preceito?
O preceito é um tempo que não pode ser recuperado, seja de 7, 16, 21 ou 90 dias. Cumprir o preceito é uma demonstração de compromisso com o orixá, não apenas para que os outros vejam, mas principalmente quando estamos sozinhos, com nossa esteira e nossa caneca de agata.
O que acontece se eu quebrar o preceito na Umbanda?
Desarmonia Espiritual: Quebrar um preceito pode causar um desequilíbrio energético ou espiritual, afetando seu bem-estar pessoal e sua conexão com os guias espirituais.
A Deitada é uma Reconexão do Sagrado com o íntimo do seu próprio Ser. E a partir dessa Reconexão com seu íntimo, é que o filho que absorveu essa energia positiva passa a ter a Paz que seu orixá te oferece!
Alguns cuidados com o corpo também estão presentes na rotina de umbandistas, como os banhos de ervas que são importantes para garantir bem estar mental e espiritual, a não ingestão de carnes e a abstinência sexual no dia da gira também é uma exigência comum na maioria dos terreiros para com os(as) médiuns que trabalham ...
"Começa com a preparação do corpo para o enterro, depois é seguido de muitos cânticos e por outros momentos específicos até completar um ano do falecimento da pessoa. Quando uma Iyalorixá ou Babalorixá (lideranças das casas de candomblé) morrem, o terreiro fica um ano sem atividades litúrgicas", explica.
O olhar de poder (No culto é normal os orixás se manifestarem de olhos abertos e cabeça erguida, não determinamos NADA), a energia da possessão era como se ali não houvesse apenas um Orixá e sim vários ao mesmo tempo. Atos fortes, semblante sereno e de alegria ao mesmo tempo.
Possibilita o resgate de uma memória atemporal contida no mito do Orixá. A memória para ser acionada é sensibilizada na camarinha, na “feitura de cabeça” proporcionando interpenetrar no inconsciente individual e conectá-lo à memória coletiva ancestral, ao inconsciente coletivo, à Tradição do Orixá.
O propósito do amaci é vibrar um poder de realização específico para determinada. situação, através do repouso de misturas de ervas e líquidos sobre a coroa do médium. Após aplicado na coroa do médium, a mistura ali permanece vibrando intensamente por algumas horas.
Dormir na esteira representa o retorno do homem ao princípio da vida, o reencontro com a sua ancestralidade, o Yaô dorme na esteira para ter contato com o elemento que lhe deu vida, a terra e também porque precisa esquecer a vaidade, as futilidades e os confortos modernos, pois está renascendo e precisa fazê-lo de uma ...
O que a pomba gira pode fazer na vida de um homem?
Suas inspirações abrem caminhos para a conquista do poder pessoal de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Além disso, sua figura feminina auxilia no processo de chamar a atenção de quem está ao redor.
Ali, deitado durante um tempo, o axé dos orixás vai se firmar diretamente em nossa cabeça. É deitado na esteira, com a mente tranquila e o coração calmo, que a verdadeira energia do orixá se revela em cada um de nós.
Esse momento de imersão e meditação pode durar de 1 a 8 horas, dependendo da necessidade e da casa. Finalização: Ao final do ritual, o próprio Médium recolhe a oferenda e a leva para o seu altar, onde concluirá o processo de ancoramento da energia do Orixá.
Na Umbanda, a deitada é um ritual onde o médium se deita para firmar a energia do orixá na cabeça. A deitada dura geralmente 7 dias, com oferendas e alimentação específicas. Outros rituais importantes incluem lavar a cabeça, raspar a cabeça e fazer a cabeça do iniciado.