Um estudo de Harvard descobriu que consumir apenas uma a duas porções de sardinha por semana fornece ácidos graxos ômega-3 suficientes para reduzir as chances de doenças cardíacas em mais de um terço.
Entretanto é uma excelente fonte de ômega 3, o consumo 2 vezes por semana pode trazer inúmeros benefícios como: prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, melhora humor, reduz o risco de depressão, melhora os níveis de HDL entre muitos outros!
Apesar de ser importante para o funcionamento do corpo, o sal, quando consumido em excesso, pode resultar em diversas complicações de saúde, como hipertensão, osteoporose, doenças renais e infarto, dentre outras.
As sardinhas em conserva podem ser consumidas diretamente da lata, com um pouco de pão ou acompanhadas por uma salada. Também podem ser usadas em receitas, como por exemplo em patês, em massas ou em tortas salgadas. Lembre-se de armazenar as sobras no frigorífico num recipiente fechado por até dois dias.
Sardinha e Atum Enlatados Podem Fazer parte de uma Dieta Saudável?
Qual a sardinha enlatada mais saudável?
Para uma Opção Mais Saudável, Prefira Sardinhas em Lata sem Aditivos Químicos. As sardinhas em lata são feitas para durarem bastante e, por isso, algumas possuem aditivos químicos, como conservantes, realçadores de sabor e aromatizantes.
A sardinha é um peixe gordo, porém sua gordura é de boa qualidade e fonte de ômega 3, importante para a redução da inflamação no corpo. A vitamina B12 e o selênio, nutrientes também encontrados no peixe, agem igualmente como anti-inflamatórios.
As conserva de sardinha em azeite MINERVA foram avaliadas como “As Melhores do Teste” com a avaliação global de 83% em estudo independente realizado pela DECO PROteste.
Os dois são boas fontes de proteínas e ricos em ômega-3, vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, fósforo, potássio, ferro e selênio. No entanto, a sardinha oferece mais gorduras boas e cálcio porque vai com a espinha e as vísceras para o recipiente.
As sardinhas fornecem mais cálcio por porção do que praticamente qualquer outro alimento, principalmente porque são cheias de ossos macios e comestíveis. Uma porção de 85 gramas de sardinha do Atlântico embalada em óleo fornece cerca de 175 calorias.
Ela contém poucas calorias, é nutritiva, e ainda faz bem para o coração, pois possui Polifenóis (substâncias antioxidantes) que estão associados à diminuição das doenças cardíacas e de certos tipos de câncer.
Na realidade, geralmente elas já são preparada e limpa antes de ser enlatada, incluindo a remoção das tripas. Portanto, em grande parte dos casos, não é necessário limpá-las antes de consumir.
Especialistas indicam comer peixe semanalmente de duas a três vezes para se nutrir adequadamente de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, nutrientes essenciais ao organismo.
Abacate. Do universo das frutas, o abacate é alimento ideal para dar um gás no ômega-3. A redução dos níveis de colesterol e triglicérides, manutenção da pressão arterial e controle de peso são apenas algumas de suas funções.
Por isso, as conservas de sardinha são seguras e podem ser consumidas com moderação sem causar danos no fígado. No entanto, é importante lembrar que a sardinha em lata pode conter altas quantidades de sódio e gorduras saturadas, o que pode levar a problemas de saúde se consumida em excesso.
Consumir alimentos ricos em ômega-3, como salmão, sardinha, atum e linhaça, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado; Beber bastante água ao longo do dia para manter o organismo hidratado.
As sardinhas são ricas em nutrientes essenciais, têm poucas calorias e são recomendadas como parte de uma dieta saudável. Adicionar sardinha a uma dieta balanceada pode ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos, aliviar a inflamação e muito mais.
Pesquisa descobriu que o teor de ômega 3 no consumo de sardinha é maior que do salmão. Entenda como isso é possível e conheça outros benefícios dessa espécie. O ômega 3 é um tipo de gordura que oferece inúmeros benefícios para o corpo.
Este ingrediente é excelente em preparações como maionese, vinagrete ou molho. Por fim, você pode simplesmente usar o óleo de sardinha para fazer diversos preparos à base de peixe, como focaccia ou bolo de atum.