A Constituição ortodoxa é construída a partir de uma única ideologia, como as Constituições da China marxista. A eclética é produzida a partir de ideologias comuns entre si, como a Constituição brasileira de 1988.
a- Eclética ou pluralista: é aquela que equilibra vários princípios ideológicos, resultado de vários debates políticos. b- Constituição ortodoxa: é aquela que traduz apenas uma ideologia sem possibilidade de debate.
Diz que uma constituição é ortodoxa, quando ela difunde apenas uma ideia, uma doutrina, uma convicção. Exemplo: Constituição da Antiga URSS de 1977. A constituição eclética é aquela que apresenta várias ideias, várias doutrinas, várias convicções.
Constituição flexível é aquela que não determina em seu texto nenhum requisito para a sua alteração, não possuindo, assim, grau de dificuldade para a sua modificação que se dará da mesma maneira que as leis comuns.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES - Direito Constitucional (RESUMO)
O que caracteriza uma constituição flexível?
Flexível: é aquela em que a pouca dificuldade do processo de alteração acaba se equiparando a pouca dificuldade de alteração de normas não constitucionais, admitindo a não existência da hierarquia entre Constituição e lei infraconstitucional.
A deformação elástica é um tipo de deformação que ocorre em materiais quando são submetidos a uma força externa, porém, ao cessar a aplicação dessa força, o material retorna à sua forma original.
O Brasil teve sete Constituições desde o Império. Alguns historiadores consideram a Emenda nº 1 à Constituição Federal de 1967, como a Constituição de 1969, outorgada pela Junta Militar. Mas na história oficial do País são consideradas apenas sete – 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.
Constituição que estabelece diretrizes e metas a serem perseguidas pelos poderes públicos, com o objetivo de orientar o desenvolvimento e a promoção do bem-estar social.
1 Que ou aquele que está conforme com uma doutrina, ou com um conjunto de princípios e práticas tidos como verdadeiros. 2 Que ou aquele que segue os princípios e credos religiosos de uma igreja.
Define-se como ortodoxo todos aqueles que defendem a ideia de que o Banco Central se dedique exclusivamente ao alcance de uma meta nominal, tais como meios de pagamento, câmbio ou inflação.
A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, classifica-se como promulgada, formal, analítica, dogmática, eclética, (pragmática), dirigente, normativa (ou tendente a sê-la), rígida e escrita codificada.
Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
Art. Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.
Sessão na qual se reúnem os Deputados Federais e Senadores compondo um único colegiado. A Constituição previu este tipo de sessão apenas no art. 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que trata do procedimento de Revisão Constitucional.
Desde a independência, o Brasil teve sete Constituições. Além da Carta de 1824, foram elaboradas as de 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988. Alguns consideram a Emenda 1/1969, inserida na Constituição de 1967, como uma oitava Constituição.
A Constituição de 1937, que recebeu o apelido de “Polaca” por ter sido inspirada no modelo semifascista polonês, era extremamente centralizadora e concedia ao governo poderes praticamente ilimitados.
A lei de Hooke estabelece que, quando uma mola é deformada por alguma força externa, uma força elástica restauradora passa a ser exercida na mesma direção e no sentido oposto à força externa. Essa força elástica, por sua vez, é variável e depende do tamanho da deformação que é sofrida pela mola.