A calibragem recomendada para pneus com as medidas 205/55 R16 é de 42 psi, mas sempre siga as recomendações do fabricante, encontradas no manual do veículo e também naquele adesivo colado na lateral da porta.
- Pneus 205/65 R16: Com carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi tanto para os pneus dianteiros quanto para os traseiros. Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 36 psi em ambos os conjuntos de pneus.
Passo 1: Encontre a calibragem recomendada para seus pneus
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível.
Mas tenha calma! Se você, por alguma razão desconhecida, não lembra onde está o manual ou nem o possui mais, temos uma indicação de calibragem. Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro.
A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo. Isso garantirá segurança e desempenho ideal.
Esse pneu é usado em carros de passeio, como Corolla, Civic, Polo, Virtus, Golf, Jetta, Sentra, Versa, Focus, Stilo, C4, Peugeot 307 e 408. É o pneu ideal para quem busca versatilidade e desempenho no uso urbano ou rodoviário.
3. Bar (bar) O bar é uma unidade de medida de pressão comumente utilizada na indústria e em contextos relacionados à pressão de fluidos. Ele é definido como 100000 pascals, ou seja, 1 bar equivale a 100000 pascals.
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Ou seja, é a mesma medida, mas usando diferentes nomenclaturas. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.