Jesus estabeleceu a verdadeira justiça para todos os que crêem. Os gentios (os crentes romanos) haviam alcançado a justiça através da fé e aquelas autoridades judaicas que os atacavam, não. Eles não buscavam a justiça pela fé.
Em Romanos 10, Paulo está especificamente abordando a justiça que vem da fé, em oposição à justiça baseada na lei. Ele argumenta que Cristo é o fim da lei para que haja justiça para todos os que creem (Romanos 10:4).
Após a morte de Jesus, se afirma ter dado fim a obrigatoriedade da obediência a lei de Deus, apontando Cristo como o cumpridor total da lei e ao mesmo tempo, levando a lei de Deus a seu fim. A partir de então não mais se faz necessário a obediência da lei, por todos são sal- vos pela graça.
Por isso, Paulo descreveu Cristo como o "fim" da lei. Ele não é o "fim" no sentido de acabar com a lei, mas no sentido de ser a "finalidade" da lei, Aquele para quem a lei aponta. A lei conduz o pecador a Cristo quando aquele se arrepende e olha para o Salvador em busca de salvação.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)?
Romanos 10 Estudo: Eles Não Se DEDICARAM A CRER (Bíblia Explicada)
O que Paulo fala em Romanos 10?
Em resumo, Romanos capítulo 10 apresenta uma mensagem convincente sobre a natureza da fé e da confissão no contexto da salvação. Paulo articula que a justiça não é alcançada pela lei, mas pela fé em Jesus Cristo. A salvação é acessível a todos que creem em seu coração e confessam com sua boca que Jesus é Senhor.
Na Sagrada Escritura, o “coração” é a sede das decisões mais importantes da vida de uma pessoa. Então, ter o coração aberto para ouvir a voz de Deus é permitir que o Senhor, pela presença do Espírito Santo em nós, nos ajude a tomar decisões importantes.
Hebreus 4, 12 “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”.
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
salvação futura, soma de benefícios e bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida, gozarão após a volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de Deus.
Somos justificados pela fé em Cristo somente: “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)
Éschaton, em grego, significa “último”, éschata “as últimas coisas”. O termo hebraico correspondente é aharît: “fim”, “conclusão”, “resultado”, “desfecho”.
Portanto, a tradução correta de Romanos 10:4 é: “Porque o alvo (objetivo) da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. Isto nos ensina que, o objetivo da Lei não é nos salvar, mas nos aproximar de Cristo, através da obediência por amor (João 14:15).
Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. [o] A justificação não é um bem a conquistar, mas uma graça a acolher pela fé em Cristo (cf.
A fé, enquanto virtude teologal, é puro dom de Deus. Então, como Deus concede este dom? É o que vamos analisar neste capítulo. A fé nasce na pessoa pela infusão no seu íntimo de uma disposição habitual a crer, ou se- ja, por uma moção interior do Espírito Santo para aderir com a inteligência e a vontade a Deus.
O termo “Espada de Dois Gumes” é uma lembrança poderosa de que a Palavra de Deus é viva, ativa e capaz de penetrar profundamente em nossas vidas, trazendo discernimento, correção e orientação espiritual.
Ser firme na fé significa que a nossa vida está profundamente enraizada no solo do evangelho, que guardamos os mandamentos, que servimos humildemente ao nosso próximo e que guardamos os nossos convênios.
Juntas são a parte espessa, dura e externa do osso. Medula é a parte suave, frágil, interna do osso. Essa é uma analogia a “alma e espírito”. A palavra de Deus é como uma espada que é afiada o suficiente para cortar bem entre a parte externa, dura e resistente, e a parte interna suave e viva do osso.
A Amargura Nos Impede de Ouvir. Ficar amargurado com Deus é um impedimento certo a ouvir a Sua voz. Toda vez que a amargura tentar se apossar de você, não permita. Muitas vezes, o diabo tenta nos fazer pensar que somos os únicos que temos dificuldades.
Deus fala de muitas maneiras, e até mesmo sem usar palavras: “Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.” (Sl 19:3,4).
Homens iguais com pecados iguais merecem a mesma morte. O Senhor oferece um único meio para salvá-los: a fé em Cristo. A compreensão da natureza universal do evangelho exige que ele seja pregado a todos (14-15). Os servos de Deus têm a responsabilidade de divulgar a boa nova.
Paulo reafirma se preocupar com a salvação dos israelitas. Embora não houvesse dúvida de que os judeus eram avidamente devotados a Deus, eles faziam isso por suas próprias regras. Eles ignoravam Deus e inventavam suas próprias maneiras de viver a vida.
Este capítulo mostra a preocupação de Paulo com a condição perdida da nação judaica. O desejo de seu coração é que eles se salvem. Infelizmente, eles possuem um zelo por Deus que não se baseia na Bíblia e são ignorantes da verdadeira justiça que se obtém pela fé.