A quantidade de maconha estabelecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para diferenciar usuários de traficantes, 40 gramas, produz de 40 a 133 cigarros. Um baseado normalmente pesa de 0,3 grama a 1 grama, segundo especialistas.
Geralmente artesanais e caseiros, devido ao status de ilegalidade da comercialização da cannabis na maioria dos países do mundo, os baseados podem variar de tamanho (grossura e comprimento), embora um baseado ou beque médio contenha usualmente entre 0,25 e 1 grama de peso de cannabis (dependendo de se o tabaco é ou não ...
Quarenta gramas, portanto, dão 40 cigarrinhos, e dos grossos. Se mais finos, podem virar 80, 120 ou até os 133 baseados citados pelos especialistas. Me parece uma quantidade respeitável.
Por maioria, o colegiado definiu que será presumido usuário quem adquirir, guardar, depositar ou transportar até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas fêmeas.
Alguns estudos mostram que grande parte das mortes parecem acontecer entre os 45 e 54 anos de idade e o risco pode ser até 40% maior aos 60 anos para quem consumia excessivamente na adolescência. O impacto sobre o tempo de vida depende principalmente dos problemas que a pessoa pode desenvolver.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria, nesta quarta-feira, (26) definir um limite de 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas como critério objetivo para diferenciar usuário da droga do traficante.
Uma pessoa apreendida com menos de 40 gramas, por exemplo, pode ser enquadrada como traficante se houver provas de venda da droga, como a presença de balanças de precisão e anotações sobre a comercialização do entorpecente. Ou seja, a quantidade é um critério relativo, e não absoluto.
O usuário flagrado com maconha deve ser encaminhado para a delegacia por cometer um ilícito administrativo. No local, a polícia deve apreender a droga e será feito um registro de ocorrência não criminal, sem que a pessoa perca a condição de réu primário, caso esteja com uma quantidade de até 40g.
O juiz responsável pelo caso também poderá, em casos de apreensão de quantias superiores a 40 gramas, afastar o enquadramento como crime, caso haja provas suficientes da condição de usuário da pessoa.
Quanto tempo de condenação por Tráfico de Drogas terá o réu primário. A pena pelo delito de tráfico de entorpecentes prevista no artigo 33 da Lei 11.343 /06 é de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa. No artigo 33 constam diversos verbos,…
Não está na lei uma limitação concreta de quanto você pode portar, sendo que resta ao juiz interpretar se a quantidade da droga que o agente carregava era grande ou não. Assim, 01 g de droga seria claramente considerado porte para consumo, enquanto 20 kg de droga poderia ser considerado como tráfico.
O tráfico privilegiado está previsto na Lei de Drogas (Lei 11.343/2006, artigo 33, parágrafo 4º) e consiste na diminuição da pena de um sexto a dois terços aos condenados que forem primários, tiverem bons antecedentes e não integrem organização criminosa.
Ou seja, um prensado vendido a 5 reais geralmente contém entre 1 a 2 gramas de maconha. Considerando esse cálculo, o preço aproximado de 1 kg de maconha prensada seria de 5000 reais.
A fumaça da maconha parece relaxar os músculos dos brônquios, levando à sua dilatação. O uso duradouro, no entanto, produz inflamação intensa dos brônquios e da traqueia, e sua infecção frequente. Enfisema também é observado em maior frequência nos fumantes de maconha.
O exame para descobrir se uma pessoa fuma é o toxicológico de sangue, pois ele é eficiente para detectar o uso recente de substâncias, como álcool e maconha. Contudo, para identificar alterações relacionadas ao tabagismo, a tomografia computadorizada de tórax com baixa dose de radiação é mais indicada.
São comuns os relatos de usuários sobre um aumento na sensação de fome após o uso da maconha, droga extraída da planta Cannabis sativa. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse fenômeno recebe o nome de "munchies" , enquanto, no Brasil, é chamado da famosa “larica”.
A lei 11.343/2006, que define os crimes relacionados à prática do tráfico ilícito de drogas, em seu artigo 33, prevê que dentre as diversas condutas que caracterizam o crime de tráfico está o ato de entregar a consumo ou fornecer drogas, mesmo que seja de graça.
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
Resposta: A rigor e pela norma culta, usa-se o masculino: "um grama, dois gramas, duzentos gramas", porque a palavra "grama", no seu significado como unidade de medida de massa, é masculina em razão de sua origem grega, língua em que o A final não designa necessariamente o feminino.
Fato é que no Brasil uma pessoa pode ser condenada por tráfico de drogas na posse de menos de 10 gramas de entorpecentes como ser absolvida com mais de um quilo de entorpecentes em sua posse, tudo a depender das circunstâncias do caso concreto.
O STF já decidiu que comprar, guardar, transportar ou portar maconha para consumo pessoal não é mais crime. O uso de maconha continua sendo ilegal e a droga não pode ser consumida em local público. A diferença é que, a partir de agora, quem for flagrado com maconha não vai ser punido criminalmente.
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (10/5) que suspeitos de tráfico de drogas têm direito à liberdade provisória, assim como qualquer outro cidadão que responde a processo…
Quanto tempo demora um processo de tráfico de drogas até o julgamento?
Hoje, no entanto, o próprio Código de Processo Penal indica o prazo no artigo 400, de acordo com o qual, a audiência de instrução e julgamento deverá ser realizada no prazo máximo de 60 dias.