Quando se aplica ST?

O regime de ICMS-ST se aplica quando um produto se enquadrar na Nomenclatura Comum do Mercosul baseada no Sistema Harmonizado (NCM/SH) e tiver um CEST. A lista atualizada pelo CONFAZ engloba os seguintes segmentos de mercadorias: Autopeças. Bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fia.com.br

Quando se aplica a substituição tributária?

Quando se aplica a substituição tributária? A substituição tributária se aplica tanto para operações internas, ou seja, dentro do estado, como para operações interestaduais nos produtos enquadrados no Convênio ICMS 142/18 do Confaz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qive.com.br

Quando o ICMS ST é aplicado?

Quando você vende para outro estado um produto com ICMS ST, pode encontrar duas situações: a venda para um consumidor final (em geral um não contribuinte do ICMS) e a venda para uma outra empresa, que irá revender o seu produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

Quem se enquadra na substituição tributária?

Micro e pequenas empresas que recolhem o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) precisam fazer a substituição tributária. Esse regime muda a responsabilidade do pagamento do tributo de um contribuinte para o outro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.nubank.com.br

Quando o ICMS ST é devido?

São duas operações feitas no ICMS ST: aquelas dentro do estado e entre outros estados. No primeiro caso, o ICMS Substituição Tributária geralmente ocorre para “mercadorias de fácil sonegação” ou “mercadorias que tenham histórico de alta inadimplência”, como bebidas, cigarros, automóveis e outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qive.com.br

COMO SABER SE UMA MERCADORIA ESTÁ NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA? | ICMS-ST

Como saber se incide ICMS ST?

Em suma, para haver incidência do ICMS-ST é necessário: A NCM e descrição do produto estarem de acordo com os regulamentos de ICMS, o item não pode ser destinado ao consumo em processo de industrialização, a saída deve ser destinada à filiais varejistas e, é claro, estar enquadrado na posição de substituído tributário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ferreiravuono.com.br

Quando não se aplica o ICMS ST?

O ICMS-ST não se aplica às seguintes operações: 1. Interestaduais que destinem bens e mercadorias submetidas ao regime de substituição tributária a estabelecimento industrial fabricante do mesmo bem e mercadoria; 2.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jettax.com.br

Qual o fato gerador do ICMS ST?

Qual é o fato gerador? O fato gerador ocorre quando alguém compra a mercadoria sujeita à Substituição Tributária para revenda ou uso industrial. Além disso, esse fato gerador acontece antes do fato gerador do ICMS tradicional, que ocorre na venda final ao consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em andersonsouzaoficial.com.br

Como saber se o NCM tem ST ou não?

Como saber quais produtos tem substituição tributaria? O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saipos.com

Quando ocorre a responsabilidade tributária por substituição?

A responsabilidade tributária por substituição ocorre quando um terceiro, na condição de sujeito passivo por especificação da lei, ostenta a integral responsabilidade pelo quantum devido a título de tributo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quais produtos incidem ST?

Produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Rações para animais domésticos. Sorvetes e preparados para fabricação de sorvetes em máquinas. Tintas e vernizes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fia.com.br

Quem tem que pagar ICMS ST?

O fornecedor remetente da mercadoria deverá reter e recolher o ICMS ST, desde que ambos os estados tenham celebrado o Protocolo ou Convênio, observando sempre a legislação de cada unidade federativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em documentacao.senior.com.br

Como saber se sou substituto ou substituído?

O contribuinte substituto é aquele responsável pelo pagamento dos tributos de operações antecedentes, concomitantes ou subsequentes. Por outro lado, o contribuinte substituído se refere àquele que teve seu imposto pago pelo contribuinte substituto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tributei.net

Quais são os tipos de substituição tributária?

A Substituição Tributária (ST) divide-se em duas modalidades: (i) a regressiva; e (ii) a progressiva. A primeira se caracteriza pelo recolhimento do ICMS devido por todos os envolvidos na cadeia, ou seja, é o último vendedor que irá negociar com o consumidor final.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpsp.mp.br

Qual é a base legal para a substituição tributária?

O regime de substituição tributária está previsto na Constituição Federal, artigo 150, § 7º, o qual estabelece que a lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em substituicaotributaria.com

Como saber se o produto é ST ou tributado?

Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.contaazul.com

Quais estados pagam o ST?

Nas operações entre os estados do Sul (RS, SC e PR), Sudeste (SP, RJ, MG e ES), além de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Pernambuco, a definição de Alíquotas, MVA e o cálculo do ICMS-ST são totalmente automáticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em substituicaotributaria.com

Como funciona o ICMS ST?

O ICMS-ST é recolhido de forma antecipada, e de uma única vez, ou seja, antes da empresa compradora do bem revender o produto. O recolhimento vale para toda a cadeia de circulação da mercadoria, ou seja, dali em diante ninguém mais recolhe o ICMS enquanto a mercadoria estiver circulando dentro do estado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tributei.net

O que é a substituição tributária para frente e para trás?

Na primeira hipótese (substituição para frente), o tributo relativo a fatos geradores que deverão ocorrer posteriormente é arrecadado de maneira antecipada, sobre uma base de cálculo presumida. Na substituição para trás, ou diferimento, o que ocorre é justamente o contrário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como calcular o ST de um produto?

Base de cálculo do ICMS-ST: resulta da soma do valor do produto com o acréscimo calculado pela aplicação da MVA; A fórmula é: Base de Cálculo do ICMS-ST = Valor do Produto × (1 + MVA/100).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dattos.com.br

O que é a substituição regressiva?

A substituição regressiva ocorre quando o recolhimento do tributo se dá após a ocorrência do fato gerador. O substituo responsabiliza-se pelo recolhimento do tributo devido pelo substituído, referente ao fato jurídico tributário por este praticado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quando a ST não é devida?

A substituição tributária não é utilizada quando as operações têm como destino mercadorias para um sujeito passivo que já está designado como substituto tributário para a mesma mercadoria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Quando devo pagar o ST?

A ST será paga se os produtos forem objetos de revenda posterior pelo destinatário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.fazenda.sp.gov.br

O que é isenção de ST?

São operações e prestações fora do campo da incidência do ICMS, conforme previsão constitucional, ou seja, é um tipo de não incidência prevista na Constituição Federal, que exclui do campo tributário certos bens, pessoas, patrimônios ou serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em substituicaotributaria.com