Se o defeito não for solucionado em 30 dias, ou se for grave e colocar em risco a sua segurança, você pode exigir a troca do carro por outro novo, a devolução do dinheiro ou o abatimento do preço.
Quanto tempo após a compra do veículo posso devolver?
Não. O código é uma lei genérica, que aborda direitos e deveres no mercado de consumo e a relação entre consumidor e fornecedor. O carro enquadra-se como bem durável, em que defeitos fáceis de constatar têm prazo de 90 dias para serem reclamados (um bem não durável tem só 30).
Carro novo ou usado: o que vale mais a pena? De acordo com a percepção brasileira, um carro é considerado novo até um ano após sua compra ou quando atinge 10.000 km rodados. Depois, já é categorizado como seminovo ou usado, dependendo do tempo e da quilometragem.
Quando tenho direito a um carro reserva da concessionária?
Deve ser disponibilizado carro reserva ao consumidor quando os vícios apresentados por veículo novo não são sanados nas tentativas de reparos empreendidas pelas concessionárias.
No caso específico de veículos, que são considerados bens duráveis, o consumidor tem 90 dias para reclamar de problemas aparentes. Para vícios ocultos, que podem se manifestar posteriormente, o prazo começa a contar a partir da descoberta do problema.
Se o defeito não for solucionado em 30 dias, o consumidor tem direito de devolver o carro ou solicitar a substituição por outro veículo. Em casos graves, pode exigir a devolução sem precisar aguardar os 30 dias.
O CDC assegura que, diante de vícios aparentes ou ocultos, o consumidor pode exigir a troca do veículo. A concessionária tem a responsabilidade de resolver o problema em até 30 dias. Caso contrário, deve efetuar a substituição do automóvel, devolver o valor pago ou aplicar um abatimento proporcional no preço.
Se o valor do conserto do sinistro (acidente) for maior do que o valor da franquia contratada (valor a ser pago pelo segurado em caso de acidente), você poderá utilizar a cobertura adicional do carro reserva a qualquer momento.
Quanto tempo a concessionária tem para arrumar o veículo?
A partir deste momento (constatação do problema) conta-se o prazo de 90 dias de garantia legal, ou, em outras palavras, uma obrigação do fornecedor em reparar o produto conforme garantido por lei.
🤔 Os consumidores sempre me perguntam se após usar, posso devolver? A resposta é sim. Esse direito de arrependimento é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, especialmente para compras feitas pela internet ou fora da loja. 🛒
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.
Geralmente, antes de começarem os gastos com manutenções mais pesadas, que normalmente ocorrem após cinco anos de uso ou quando o carro ultrapassa a marca de 100.000 km rodados, pode ser um momento oportuno. Além disso, é importante estar atento às condições do mercado.
Um carro novo tem garantia de fábrica, o que é uma vantagem e tanto. Além disso, geralmente modelos mais recentes têm mais tecnologia e equipamentos de segurança. A desvantagem é que um carro novo custa mais que um carro usado e, no momento que você sai com ele da concessionária, já sofre desvalorização.
Quanto tempo tenho para desistir da compra de um veículo?
Alguns consumidores podem alegar a aplicação do famoso direito de arrependimento, que dá o prazo de sete dias constados a partir da compra ou recebimento do produto para devolução.
O vício oculto em veículo é uma situação bastante comum no âmbito das relações de consumo e está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Um vício oculto se refere a um defeito não aparente no momento da compra, que compromete o funcionamento ou a segurança do produto, surgindo após algum tempo de uso.
Considerando que o defeito ocorreu dentro do prazo de garantia, é assegurado ao consumidor o direito de exigir o reparo do problema, às expensas do vendedor. Desse modo, o primeiro passo a fazer é levar o veículo à concessionária e exigir o reparo do problema. Importante.
Ainda de acordo com o artigo 18 do CDC, todo produto, incluindo veículos, possui garantia legal de 90 dias. Isso significa que, caso o carro apresente defeitos nesse período, a loja deve ser acionada para efetuar o reparo.
O que fazer quando a concessionária não resolve o problema do carro?
O que fazer se a concessionária se recusar a reparar o defeito ou a trocar o veículo? R: O consumidor pode procurar o Procon ou a Justiça para fazer valer os seus direitos. É importante ter provas do defeito e das tentativas de solução junto à concessionária.
Quanto tempo de garantia tem um carro comprado em loja?
Conforme estabelece Código de Defesa do Consumidor, mesmo sendo usado, o veículo possui garantia legal de 90 dias para problemas aparentes. Se não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90 dias para reclamação, contados a partir da data que eles forem verificados.
Quando o consumidor tem direito a um carro reserva?
Roubo. A maioria dos seguros prevê a concessão de um carro reserva em caso de roubo ou furto. Nestas situações, é imprescindível que o proprietário/motorista tenha feito um Boletim de Ocorrência junto a autoridade policial.
Para que o segurado tenha direito ao carro reserva, é uma exigência de todas as locadoras que o condutor principal tenha: No mínimo, 2 anos de habilitação. Seja maior de 21 anos. Possua um cartão de crédito ou cheque para deixar como caução no ato da retirada do veículo.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não há direito automático de devolução de veículos por arrependimento, a menos que haja um defeito no produto ou uma promessa documentada de troca.
Quanto tempo um veículo pode ficar em uma oficina para conserto?
2. Nos termos do § 1º do art. 18 do CDC , a oficina mecânica, enquanto fornecedora de serviço, tem o prazo máximo de trinta dias para o conserto de automóveis entregues com essa finalidade, salvo casos excepcionais em que, pela extensão de danos e avarias, esse prazo se mostre insuficiente.
Quanto tempo a concessionária tem para entregar o veículo zero?
O registro do veículo 0KM deve ser efetuado em até 30 dias após a emissão de nota fiscal, não assegurando o direito de trânsito do veículo durante esse período.