Pessoas com diabetes, hipertensão, problemas renais ou que desejam emagrecer devem consumir água de coco com moderação devido à sua alta concentração de potássio, sódio e carboidratos, que podem ser prejudiciais em excesso.
Líquido tem baixa caloria, é rico em nutrientes, mas tem contraindicações para quem apresenta doenças renais crônicas. Um suco natural rico em nutrientes, com pouquíssimas calorias, e que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade.
Os profissionais indicam o consumo da água de coco durante e após os exercícios físicos. “Por ser uma bebida desportiva natural (bebidas como os isotônicos) ela pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês, não há contra indicações”, explica a nutricionista.
Além disso, a água de coco é considerada um diurético natural, já que aumenta a quantidade de urina e ajuda a eliminar toxinas do organismo. É preciso ter atenção, no entanto, em pessoas com falência renal, com risco de aumento dos níveis de potássio no sangue. Nesses casos, o consumo deve ser evitado.
Logo, hipertensos precisam ficar atentos aos rótulos e moderar no consumo. Um copo de água de coco entre as refeições ajuda a “driblar” a fome, mas segundo a nutricionista Suellen Silva, do Instituto de Neurologia de Curitiba, não é ideal consumi-la junto com as principais refeições.
O potássio também atua como vasodilatador, isto é, colabora para dilatar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo. Desse modo, o consumo de água de coco é benéfico para quem sofre de pressão alta.
Beber água em quantidades adequadas faz muito bem aos rins. Mas, quando ingerida em excesso, a água pode desequilibrar a concentração de eletrólitos, pois os rins não dão conta de liberá-la e acabam “encharcando” o sangue. Isso leva a um quadro de hiponatremia, ou seja, à queda da concentração plasmática de sódio.
Quem tem gordura no fígado pode tomar água de coco?
Beber água de coco também pode ser útil para reduzir o risco de doença cardíaca. Em um estudo, os ratos que consumiram água de coco tiveram redução nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Eles também mostraram reduções significativas na gordura do fígado.
Descrição. Agua de coco é ideal para você que uma bebida saborosa e saudável. Rica em vitaminas e minerais, potássio e de baixo índice calórico, esta é uma bebida indicada também na hidratação corpo.
Água de coco em excesso faz mal? Sim, isso também é verdade. Apesar de ser um produto natural com diversos benefícios, a água de coco em excesso faz mal pelo risco de desequilibrar as funções do organismo. Limite a quantidade para até três copos por dia, salvo qualquer problema de saúde que possa impedir o consumo.
Qual é mais saudável, água de coco ou água normal?
Para o consumo diário, a água potável é melhor. "A de coco não substitui completamente seu consumo diário", garante Aritana Alves Pereira, nutróloga do Hospital São Rafael, em Salvador. A água é mais acessível, econômica e mantém o corpo hidratado sem adicionar calorias ou açúcares.
Diabéticos devem evitar o consumo de água de coco por apresentar alto índice glicêmico e contribuir em aumentar a glicemia, o açúcar no sangue. Pacientes com doença renal crônica é importante evitar o consumo de água de coco pela água de coco ser rica em potássio.
Dependendo do grau de comprometimento e da doença de base, saberá se ainda está liberada a água de coco, cujo risco é de hiperpotassemia (aumento do potássio) com riscos sobretudo para o ritmo cardíaco.
Diante desses cuidados, a nutricionista ressalta ainda que gestantes e lactantes, pessoas com fibrose cística, pessoas com pressão baixa e que tomam medicamentos para pressão arterial devem evitar consumir água de coco, pois seus altos níveis de sódio e potássio podem trazer consequências à saúde.
Além de ser uma fonte de nutrientes e gorduras boas, o abacate, quando consumido regularmente, ajuda na produção da glutationa pelo organismo. O antioxidante ajuda o fígado na função de tratamento de toxinas prejudiciais à saúde.
A água de coco é considerada um superalimento rico em ferro. Por conta disso, é uma forte aliada contra problemas de saúde relacionados à falta de ferro no organismo, como a anemia.
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.
Alguns exemplos de alimentos diuréticos incluem melancia, abacaxi, aipo e pepino. Adicionar esses alimentos à dieta mantém os rins saudáveis e reduz os níveis de creatinina no corpo.
-Evitar bebidas alcoólicas: o álcool em geral, mas principalmente a cerveja, aumenta o ácido úrico. O paciente que ainda tem crises de gota deve evitar o consumo de qualquer bebida alcoolica, principalmente a cerveja.
Além disso, a água de coco pode causar picos de glicemia, especialmente em pessoas sensíveis ou com diabetes. Também pode também causar inchaço e gases devido ao influxo de eletrólitos e açúcares naturais. Seu consumo em excesso pode provocar desidratação ou dor de estômago.
Quem tem infecção urinária pode tomar água de coco?
Por ter 95% de água em seu conteúdo, esta bebida atua como um diurético natural. Por esse motivo, seu consumo frequente pode ajudar na prevenção de infecção urinária e de formação de pedras nos rins.