Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.
Retificar o motor é um procedimento realizado para realizar a substituição de peças internas desgastadas que estão apresentando desgaste. Basicamente, o mecânico vai desmontar o cabeçote e o bloco do motor para ter acesso aos anéis, pistões e bronzinas e realizar a substituição.
Se o conserto no motor for feito da maneira correta, depois da restauração, a vida útil do propulsor pode se igualar à de um motor novo. Da mesma maneira, os cuidados com um motor retificado são semelhantes aos com um propulsor zerado. Por exemplo, o motorista deve ficar atento ao amaciamento das peças.
Em geral, a retificação é uma boa opção para seu veículo. Você terá um motor praticamente novo e o desempenho será o mesmo ou até melhor de antes de apresentar o problema. Com peças boas e profissionais qualificados para executar esse serviço, vale muito a pena retificar o motor de um veículo.
Além disso, a retífica do motor deve acontecer a cada 200 mil quilômetros rodados, uma vez que a alta temperatura e atrito das peças ocasiona um desgaste natural.
A retífica pode ser uma boa opção para motores que apresentam problemas em peças específicas, como pistões, anéis ou bronzinas. Já a troca do motor pode ser necessária em casos de problemas mais graves, como quebras no bloco do motor ou no cabeçote.
Qual é o tempo de garantia de um motor retificado? Por ser considerado um bem durável, o prazo de garantia de um motor retificado é de 90 dias, contados a partir da data em que foi realizado o serviço.
O serviço feito por um despachante custa entre R$ 120 e R$ 250, dependendo da região do Brasil. Já a solicitação de regularização no Detran é feita de forma gratuita, mas é necessário pagar a taxa de emissão de um novo CRV, e o valor dessa emissão varia em cada estado do Brasil.
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda. Algumas das peças do veículo não possuem desgaste natural, e por isso podem ser mantidas, ajudando o proprietário a economizar dinheiro mesmo na hora de retificar um motor.
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.
A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.
Evitar andar em rotações altas, não passar das 4 a 5 mil rotações por minuto; Aquecer o motor por um tempo antes de sair com o carro, por volta de 3 minutos; Trocar as marchas suavemente; Coloque combustível de qualidade para evitar falhas.
Como saber se a parte de baixo do motor está ruim?
Desgastes em peças e componentes que estão alocados debaixo do capô do seu carro são os responsáveis por emitir barulhos e ruídos que assinalam problemas. Se você identificar uma alteração de som no cano de escape, também pode ser um sinal que poderá fundir motor.
Além disso, durante uma fiscalização, caso o motor não esteja regularizado, o dono do veículo fica sujeito ao pagamento de uma multa em um valor aproximado de R$ 127,69. Além de perder cinco pontos na CNH e, até mesmo, ter o veículo apreendido.
Posso trocar o motor do meu carro por um mais potente?
Como mencionamos anteriormente, você pode trocar o motor para melhorar a potência de seu carro. Isso é possível. O Conselho Nacional de Trânsito, Contran, permite que a potência alcance 110% de sua capacidade.
Sim, em muitos casos, a troca de motor pode desvalorizar o veículo. Isso acontece porque a numeração original do motor é um dos principais identificadores do carro. Quando o motor é substituído, principalmente se não for uma troca por um modelo idêntico ao original, a confiabilidade do veículo pode ser questionada.
Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km.
Fumaça branca indica entrada de água no motor por meio de danos no cabeçote ou bloco. Já a fumaça preta é causada pela queima de óleo. Esses são sinais de que a retífica não foi bem feita.
Primeiramente, cabe destacar que o nível de óleo do motor pode baixar um pouco entre os procedimentos de troca. Isso é perfeitamente normal, desde que a variação seja pequena.
O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.
Quanto custa retificar o motor? Determinar o custo exato da retífica de um motor depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, a gravidade dos problemas no motor, a região onde o serviço será feito e a qualidade das peças utilizadas. Os valores variam de R$ 2 mil a R$ 7 mil.