Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Quando você entra num quarto para orar em secreto, ninguém deve ouvir seu clamor, sua confissão, louvor, ou mesmo palavras de gratidão – só Deus. Você está em audiência com o Rei. Nesse momento, seu aposento se transforma no seu “Santo dos santos,” onde Deus Se revela a você.
Mateus 6:6-7 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. — Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos.
Quando orares entra no teu quarto e ora em secreto?
"Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6:6.
"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará." (Mt 6:6)
Fecha a porta do teu quarto e ora | (Mt 6, 1-6,16-18) - Meditação da Palavra de Deus - #62
Porque não devemos deixar a porta do nosso quarto aberta à noite?
O monóxido de carbono é um gás produzido pela queima incompleta de combustíveis e perigoso por, ao vazar, não ter cheiro e ser altamente tóxico. Portanto, nesse contexto, feche todas as portas de cômodos à noite, antes de se deitar, bem como quando for sair de casa ou em caso de incêndio.
Fechar a porta simboliza a busca por um momento de privacidade e comunhão exclusiva com Deus, longe das distrações e do mundo exterior. A prática de orar em segredo destaca a pureza da nossa devoção, mostrando que a oração não é para exibição, mas uma conversa pessoal com Deus.
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Deus ouve suas orações, não importa quando ou onde você está orando. Basta olhar na Bíblia. As pessoas oram em casa, no quarto, na montanha, no deserto, tarde da noite, de manhã cedo, antes das refeições e depois das batalhas. Então, talvez realmente não importe onde você esteja durante a oração e a que horas você ora.
O versículo 6 diz “entra no teu quarto”, ou seja, devemos ter quarto fechado com Deus. Cada um de nós temos ou estamos em níveis de intimidade e comunhão com Deus diferente um dos outros.
A resposta é bem óbvia; A bíblia diz em Filipenses 2;10 “ Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”. A partir dessa passagem consideram por aí que a oração deve ser somente de joelhos, mas não foi o que Paulo quis dizer quando escreveu.
É um momento pra ser autêntico abrir o seu coração e ouvir a voz de Deus porque o secreto é um lugar onde a intimidade cresce e o superficial desaparece. No secreto a oração não é pra impressionar mas para se relacionar. Jesus ele advertiu contra orações feitas para serem vistas pelos outros.
O quarto é, de fato, um lugar sagrado onde podemos nos conectar com Deus e buscar a sua presença. É um espaço íntimo e pessoal, onde podemos orar, meditar, ler a Bíblia e buscar orientação espiritual.
É importante entender que a oração pública não é errada simplesmente porque não é feita “em oculto” (Mateus 6:6). A oração, assim como outras práticas religiosas, pode ser realizada em público se for feita com sinceridade, devoção e desejo de glorificar a Deus. Isso também se aplica ao jejum.
“Oração secreta” significa que não falamos para as pessoas sobre nossas experiências pessoais na oração e sobre o quanto oramos. Oramos sobre preocupações e sobre pessoas que Deus coloca em nosso coração, e mantemos isso entre nós e Ele, a não ser que tenhamos uma razão muito boa para fazer o contrário.
Vigiar significa dizer “sim” a Deus. Portanto, escutar a vontade de Deus e responder sim a Deus em toda ocasião. E, se vigiar é escutar e dizer sim a Deus, orar significa falar para Deus.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) Uma gotinha de Mel, direto do céu para seu coração. Deus abençoe seu fim de semana! #cristinamel #gotasdemel #palavra #ministracao #proverbios #biblia #fds #fimdesamana.
Por isso essa frase, frequentemente tirada de contexto e usada erroneamente pelas pessoas, foi dita pelo Senhor Jesus não para ser usada como desculpa para o fato de não conseguir resistir a algo, mas como um alerta: “(…) na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41).
Por meio das escrituras, aprendemos que Deus sempre ouve nossas orações e vai respondê-las se nos dirigirmos a Ele com fé e real intenção. Em nosso coração, vamos sentir a confirmação de que Ele realmente nos ama, um sentimento de paz e tranquilidade.
Como saber se estou orando de acordo com a vontade de Deus?
Quando entendemos o que Deus quer para nós, não achamos que estamos aqui para "a boa vida" ou até mesmo uma vida confortável. Estamos aqui para sermos salvos! Quando a temos assim, Ele ouvirá nossas orações, podemos ter certeza disso.
O quarto da oração é onde temos o maior deleite na terra, pois é ali que ficamos na presença de Deus, onde há plenitude de alegria e delícias perpetuamente. A porta fechada do quarto é onde a porta do céu se abre. Ali é o lugar onde Jesus vem ao nosso encontro e o Espírito nos unge com o óleo da alegria.
O que significa porta fechada no mundo espiritual?
Na vida espiritual, porta significa uma escolha, tipo céu e inferno, certo ou errado, Jesus ou o diabo. Na vida, passamos por muitas situações difíceis. Situações que aparentemente não oferecem alternativas. As portas se fecham, tudo parece dar errado.