Sabe-se que as letras maiúsculas são empregadas regularmente para abrir frases ou nomes próprios, isto é, nomes individuais, aplicados a um único ser. Isso nos remete à noção de singularização, particularização ou unicidade.
Em que situações foram utilizadas letras maiúsculas?
Nos nomes de épocas históricas e datas oficiais. Nos nomes próprios de pessoas. Nos nomes de instituições, relacionadas ao ensino e demais segmentos. Nos títulos de livros, jornais, revistas, produções artísticas, literárias e científicas.
Enfim, a proposta é demonstrar que a utilização das letras maiúsculas é uma forma de acentuar ou colocar em destaque as palavras em que isto ocorrer, para que, visual- mente, o leitor entenda essa intenção do autor/escritor.
As palavras lei, acordo, tratado, como todos os demais substantivos comuns, devem ser escritos com inicial minúscula. No entanto, quando especificadas ou seguidas de número, as normas recebem inicial maiúscula. Exemplo: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Lei n.
Só se emprega a caixa alta quando a palavra designa a colectividade em geral (e. g. "os Portugueses são um povo que…", "o Português é sebastianista" , "os portugueses residentes em França são…"). No Brasil esta regra não existe, usando-se minúsculas para estes casos (e. g. brasileiros, paulistas, cariocas).
Sabe-se que as letras maiúsculas são empregadas regularmente para abrir frases ou nomes próprios, isto é, nomes individuais, aplicados a um único ser. Isso nos remete à noção de singularização, particularização ou unicidade.
Quais nomes devem ser escritos com letra maiúscula?
Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.
Na acepção de nome étnico (que designa raças, povos, habitantes de um lugar), ainda merece a maiúscula inicial: «Os Portugueses deram novos mundos ao Mundo.» Mesmo metonimicamente, a maiúscula mantém-se: «O Português é, por natureza, mais sisudo que o Brasileiro.»
A Base 45 do Acordo Ortográfico de 1945, que o novo Acordo Ortográfico não alterou, esclarece que «as formas pronominais referidas a entidades sagradas (Deus, Jesus, Maria, etc.) podem escrever-se com maiúscula inicial (ou maiúscula exclusiva, se unilíteras), quando há intuito de lhes dar especial relevo».
Porque a noite do pijama foi escrito em letras maiúsculas?
A frase "NOITE DO PIJAMA" foi escrita em letras maiúsculas para gerar ênfase ao que tende a ser um título de um texto. As letras maiúsculas são utilizadas para enfatizar palavras, ou a depender do contexto para expressar que uma pessoa está gritando, o que também gera-se uma ênfase na fala.
Quando devo usar letra maiúscula no meio da frase?
O substantivo organização só se escreve com maiúscula no meio de frase quando é nome próprio. Por exemplo: Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Numa organização (por ex., numa empresa), grafa-se esta palavra com maiúscula se ela denominar um departamento: Departamento de Organização de Eventos.
Em nomes próprios, as palavras devem ser todas em letra MAIÚSCULA, como em “Grã-Bretanha”. No caso de substantivos comuns, todas as palavras se iniciam com letra MINÚSCULA. A exceção é para casos em que a letra maiúscula só é aplicada por se tratar de início de frase, como em “Qual seu tempero predileto?
Quais palavras devem ser escritas com letra minúscula?
Os substantivos comuns sempre são grafados com letras minúsculas, como é o caso de manhã, sonhos, inquietantes, cama, inseto. Os verbos, como despertar e deu, por exemplo, também são grafados com minúsculas, pois também são genéricos.
Por convenção da Netiqueta estabeleceu-se que a utilização de palavras em CAPS LOCK ou CAIXA ALTA corresponde a gritar na internet. Dessa forma não é muito elegante digitar todo um texto, e-mail, publicação ou comentário se utilizando apenas de letras maiúsculas, a menos que você realmente esteja gritando.
Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha.
Por que usamos a letra maiúscula no início desses nomes?
Por volta do século 15, na altura em que chega o humanismo, o uso da letra maiúscula foi imposto para criar a diferença entre um nome próprio de um substantivo comum semelhante, por exemplo, para diferenciar o nome próprio Rosa do substantivo comum rosa (planta).