Aparelhos ortodônticos alteram o espaço na boca, o que pode interferir na posição da língua durante a fala. Isso pode dificultar a pronúncia de sons que dependem de um contato preciso da língua com os dentes ou o céu da boca, como os sons “s”, “ch” e “z”.
Ao mesmo tempo, o tratamento ortodôntico pode alterar o som da sua “voz da cabeça” (ou seja, o som que você ouve quando fala) sem necessariamente afetar a forma como sua voz soa para os outros. Se você está no início do tratamento e sente que sua voz foi afetada pelo aparelho, temos algumas sugestões: Grave-se falando.
Após a conclusão do tratamento ortodôntico, muitos pacientes vão notar mudança na sua aparência facial. A maior mudança ocorrerá no sorriso (alinhamento e nivelamento). Mudanças na aparência facial serão mais perceptíveis se o problema original for mais grave e envolvendo as bases ósseas(maxila e mandíbula).
Os dentes ajudam a articular as palavras e a modificar o som da fala. Quando se fala, o ar passa pela boca e interage com as estruturas da cavidade oral. Desse modo, atua para modificar o som da voz e produzir as palavras que uma pessoa diz.
Aparelho Ortodôntico Influencia no Canto? | Como Cantar com Aparelho Ortodôntico
O que o aparelho muda no rosto?
🦷 O uso do aparelho pode trazer pequenas mudanças ao rosto, mas, em geral, nada que altere seu formato de maneira significativa. Essas mudanças ocorrem porque, ao alinhar os dentes, o aparelho pode afetar levemente áreas como o contorno dos lábios e do queixo, sempre de forma discreta.
Dores na mucosa, a parte interior dos lábios, podem ser causadas pelos danos que os braquetes fazem. Quando os metais do aparelho ortodôntico ficam em atrito com a mucosa, pode gerar um desconforto, podendo ser evitado com a cera ortodôntica no local que está em contato com a mucosa.
Não, tirar o dente do siso (terceiro molar) geralmente não afeta a voz. A extração do dente do siso é realizada na boca e não está diretamente relacionada às estruturas que afetam a produção vocal, como as cordas vocais.
A musculatura facial pode ser pesada, dando maior chance para o problema. O rosto se torna achatado, curto e largo quando existe falta de uma ou mais dentições, porque quando se perde um dente, o mesmo acontece com a altura facial, causando um falso envelhecimento.
O modo e tipo respiratório dependem de características anatômicas e fisiológicas do organismo de cada sujeito, pois sabemos que a voz é um instrumento único e que a respiração faz parte dessa singularidade. Trabalhar a voz significa trabalhar o corpo como um todo, inclusive e principalmente a respiração.
Contenção. Depois da remoção do aparelho ortodôntico, o tratamento ainda não terminou! Os primeiros meses são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e o ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada.
Muito além da questão estética, um dos aspectos mais importantes da aspectos mais importantes da ortodontia é a melhora da mordida quando os dentes não estão na posição correta. O período de adaptação de uma pessoa após a colocação do aparelho geralmente dura de 7 a 10 dias, em média.
Assim como explica a dentista, a novidade do aparelho na boca traz um certo desconforto, principalmente aos lábios e bochechas. “É comum o aparecimento de aftas ou ulcerações logo no início do tratamento quando o aparelho é colado, mas depois estas lesões se tornam menos comum”, destaca Laura.
Instalamos um “microfone virtual” — isso supercharge o seu som! Escolha 'Voicemod Virtual Microphone' como dispositivo de entrada no app ou jogo que você vai falar.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
Inicialmente, a cárie no dente pode se manifestar como manchas brancas e opacas na superfície do dente, indicando a desmineralização inicial do esmalte. Esse estágio é o ideal para ter um tratamento mais rápido e menos invasivo. Nessa fase, a cárie ainda é reversível com cuidados adequados.
Tirar o siso muda o rosto? Tirar o siso não muda ou afina o rosto. Muitos pacientes têm essa dúvida e acabam adiando a ida ao dentista com receio de ter sua fisionomia alterada. A verdade é que a cirurgia é feita com muita responsabilidade e não gera danos estéticos ou funcionais.
Quais exercícios podem ajudar a melhorar a assimetria do rosto?
Outro exercício para assimetria facial interessante, envolve a região da boca, bochecha e pescoço. Para realizá-lo, basta colocar os lábios entre os dentes, e em seguida, utilize os dedos indicadores para realizar um movimento de cima para baixo, na região lateral da boca.
Dentes brancos, saudáveis e bem alinhados chamam a atenção e podem abrir muitas portas, inclusive profissionais. Mas talvez o que você não saiba, é que dentes tortos ou apinhados na boca podem acarretar em problemas na fala.
O deslocamento dos dentes é comum e pode não ser preocupante todas as vezes. Mas, em alguns casos, pode levar a problemas de mordida e dor. Além disso, pode comprometer sua saúde bucal de outras maneiras. A longo prazo, você pode sofrer de cárie dentária ou doença periodontal.
Evite pastilhas, chupas-chupas, milho, pipocas, por exemplo. Estes, e outros, alimentos podem danificar o aparelho ortodôntico e causar atrasos no tratamento. Caso alguma peça se solte ou até mesmo partir, deve dirigir-se de imediato ao seu médico.
Quem usa o aparelho fixo deve ter cuidados com os alimentos que consome. Isso porque alguns deles podem quebrar os bráquetes, o que é uma das principais causas do atraso no tratamento ortodôntico. Para manter os bráquetes intactos, evite alimentos como pipoca, amendoins, maçã do amor, caramelo e alguns tipos de carnes.
O que acontece se ficar muito tempo com aparelho na boca?
Como dito, o aparelho ortodôntico oferece maior risco ao surgimento de problemas que afetam a saúde bucal, como inflamações, acúmulo de bactérias, tártaro, cáries e gengivite, que ocorrem, principalmente, devido à má higienização da boca.