Oligossacarídeos conjugados do meningococo dos sorogrupos A, C, W-135 e Y, sob a forma de uma solução límpida e incolor. Disponível em embalagens com 01 ou 10 ou 12 fracos-ampola (vidro tipo I).
Chamada de Meningocócica ACWY, ela é feita em dose única e protege contra quatro tipos da bactéria que causa a doença. Em determinados casos, essa infecção pode chegar a uma letalidade de 70%.
A vacina meningocócica ACWY (conjugada) de Bio-Manguinhos é indicada para imunização ativa de crianças (a partir de 2 meses de idade), adolescentes e adultos com risco de exposição a esta bactéria, prevenindo a ocorrência da doença invasiva.
Qual a diferença entre a vacina ACWY e a vacina para meningococo B? Ambas são vacinas contra o meningococo. Existem vários sorogrupos de meningococos. A vacina para meningococo B protege contra o meningococo do sorogrupo B e a vacina ACWY, protege contra o meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y.
Uma importante em relação a vacina meningocócica ACWY é que na rede particular ela é oferecida a partir do terceiro mês de idade e no SUS ela entra no calendário do adolescente que está disponível a partir dos onze anos de idade.
Uma das principais diferenças entre elas é que a vacina meningocócica C protege apenas contra as doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo C, como a meningite e a meningococcemia. Já a meningocócica ACWY tem uma cobertura vacinal maior e previne o indivíduo da ação de 4 sorogrupos do meningococo: A, C, W-135 e Y.
Nas clínicas particulares é oferecida a vacina oral pentavalente que tem cobertura para 5 tipos de vírus, portanto maior proteção que a vacina oral monovalente ofertada pelo SUS.
Qual vacina da meningite meningocócica não tem no SUS? A vacina meningocócica C está disponível no SUS desde 2010. Foi introduzida também no SUS a vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. A vacina meningocócica B não está disponível no SUS.
Esquemas de doses: A SBIm recomenda que a vacina meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY) seja preferida para crianças, adolescentes e adultos, visto que protege contra três outros tipos de meningococos, além do C (ver calendários de vacinação: Criança, Adolescente, Mulher, Homem e Idoso.
Para proteger o organismo dos bebês da meningite provocada pelo tipo C do meningococo, aplica-se a vacina Meningocócica C, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, aos 3 meses e aos 5 meses de vida, com uma dose de reforço aos 12 meses.
As vacinas nonavalente e quadrivalente protegem contra os dois tipos de HPV (tipos 6 e 11) que causam mais de 90% das verrugas genitais, além de proteger contra os tipos 16 e 18. Apenas a vacina nonavalente e a vacina quadrivalente são recomendadas para meninos e homens.
Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para adultos, dose única, a depender de risco epidemiológico ou condição de saúde.
Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos. A contaminação nesse caso acontece quando há contato com as secreções do paciente.
Qual é o esquema vacinal da vacina ACWY da Droga Raia?
A Vacina Meningocócica ACWY segue o seguinte esquema vacinal: Crianças: 2 doses (3 e 5 meses de idade) + reforços (entre 12 e 15 meses) + reforço (entre 5 e 6 anos). Adolescentes: dose de reforço aos 11 anos. Adultos: 1 dose a depender da situação epidemiológica.
Quais vacinas não podem ser aplicadas simultaneamente?
As vacinas, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) não devem ser administradas simultaneamente à vacina contra febre-amarela na primeira vacinação de crianças menores de dois anos.
Quem já foi vacinado contra meningite pode pegar? Apesar de estar vacinado contra a meningite, você ainda pode estar desprotegido contra algum sorogrupo da doença.
Trumenba®: composta por duas proteínas subcapsulares das subfamílias A e B do meningococo B, além de cloreto de sódio, histidina, água para injetáveis, fosfato de alumínio, polisorbato 80. Para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm).
Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilize vacinas contra algumas variações da bactéria meningococo, não há cobertura para o tipo B, imunização disponível apenas na rede privada. Em março, um projeto de lei federal foi criado para alterar isso.
Vale destacar que, no período de 2007 a 2020, os sorogrupos mais frequentes foram o C (8.811 casos); B (2.662), W (815 casos) e Y (215 casos). Observou-se ocorrência de 5.581 óbitos, resultando em uma taxa de letalidade total de 21% e no período da análise variou entre 20% e 24%.
Quanto custa a vacina da meningite B no particular?
“Essa vacina está disponível apenas na rede particular, com preço médio de R$ 500 a dose e restrita aos mais abastados, pois 70% dos brasileiros ganham até dois salários mínimos [R$ 2.640 hoje]”, analisou o deputado.
1. Vacina meningocócica B. O primeiro imunizante que não aparece na lista de vacinas da rede pública é a vacina meningocócica B. Ela é uma ferramenta importante na prevenção da doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do tipo B.
Quantos dias posso atrasar a vacinação de 2 meses?
O intervalo mínimo entre as doses é de quatro semanas. A idade máxima para começar a vacinação é 3 meses e 15 dias. Se houver atraso além dessa idade, a vacinação não poderá ser iniciada.