Sim, a babosa pode ajudar a reduzir as rugas através da estimulação do colágeno na pele. Suas propriedades antioxidantes e hidratantes também contribuem para a elasticidade e firmeza da pele, o que pode amenizar o aparecimento de rugas com o tempo.
Uma das maneiras mais tradicionais de usar a babosa na pele é extraindo o gel fresco diretamente da folha. Para isso, basta cortar uma folha de babosa, remover a casca e a camada intermediária que contém o látex e aplicar o gel transparente diretamente na pele limpa, deixando agir por alguns minutos.
A babosa ajuda a hidratar a pele, estimular a produção de colágeno, promovendo mais firmeza e tem propriedades cicatrizantes: os componentes da babosa ajudam a acalmar irritações, aliviar queimaduras e feridas, auxiliando na recuperação.
Babosa pode ajudar a combater o envelhecimento da pele ou atenuar rugas? Sim, este é um efeito da hidratação da pele. "A pele mais hidratada tem mais viço, mais saúde, e com mais água as rugas ficam preenchidas", resume a dermatologista Bortolini.
CLAREIA MANCHAS e Trata RUGAS e Pele Caída - 2 Receitas com BABOSA
Qual o truque da babosa para rejuvenescer?
A babosa também contém substâncias como enzimas, sais minerais, aminoácidos e vitaminas, que são essenciais para uma pele saudável e sem rugas. Além de hidratar, a planta fornece oxigênio às células da pele o que faz com que ganhem elasticidade e proporciona a regeneração do tecido.
Pode usar a babosa todos os dias no rosto? Embora a babosa seja conhecida por seus muitos benefícios para a pele, é importante usar com moderação e não aplicar o gel todos os dias no rosto. O uso excessivo de babosa pode causar ressecamento da pele e até mesmo irritação em algumas pessoas.
A babosa é utilizada na medicina popular no tratamento caseiro de cicatrização de feridas, queimaduras, hemorroidas, contusões, dores reumáticas, laxante, câncer e tratos dos cabelos. A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas.
Ela também é eficaz no controle da diabetes mellitus, um tipo de diabetes em que o organismo não produz insulina suficiente e também não responde a ela. Nesses casos, os antioxidantes da aloe vera podem ajudar a regular a absorção de insulina e reduzir a glicemia no organismo.
A pele manchada é aquela que sofreu processos inflamatórios que estimulam os melanócitos a produzirem pigmentação excessiva. De forma isolada, a babosa não tem o poder de clarear manchas. Porém, em combinação com outros ingredientes é possível a redução de hiperpigmentação.
Algumas infecções vaginais são bens comuns, por exemplo, três quartos das mulheres poderão ter sapinho, candidíase e vaginose bacteriana em algum estágio de suas vidas. A aloe vera tem propriedades capazes de inibir a proliferação dos fungos.
Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece.
Como fazer um creme caseiro para rugas com babosa?
Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar nas rugas cerca de 3 vezes ao dia.
Essa substância presente no líquido é tóxica para o consumo e uso na pele. Assim, desfrutar dos benefícios da babosa, requer cuidado com a maneira de extraí-la da natureza e com a forma de retirar essa substância.
Pode dormir com aloe vera no rosto? A babosa pode, sim, ser usada no rosto ao dormir. Graças a sua textura e propriedades, ela é rapidamente absorvida pela pele e pode ser usada como uma “máscara” ao dormir, auxiliando na hidratação e desinflamação de espinhas enquanto você dorme.
Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos antienvelhecimento ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.
Além disso, a ingestão do suco de babosa também é contraindicada para pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais ou estenose, atonia (falta de movimento muscular normal), apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga inexplicável ou desidratação.
Estudos sugerem que ele pode ajudar a reduzir a irritação no estômago e intestinos, auxiliando no tratamento de condições como a síndrome do intestino irritável. A babosa também tem propriedades laxativas naturais, ajudando na regularização do trânsito intestinal.
Essa planta tem a capacidade de combater a constipação, melhorando o funcionamento intestinal. Sua ação purificadora ajuda a eliminar toxinas que dificultam a perda de peso. Ela também contém compostos que ajudam a estimular o metabolismo e promover a queima de gordura.
Ela contém uma espécie de veneno, que é um liquido amarelo que sai da planta: a ALOÍNA. Sendo muito irritante para a pele! Já o gelo é um conhecido aliado nosso, mas tem que usar com muito cuidado especialmente em peles mais sensíveis!
A babosa não é uma planta comumente consumida, apesar de apresentar muitas vitaminas e sais minerais. Em excesso, pode trazer riscos, como irritações gástricas e até interferir na absorção de algumas vitaminas.
Foram relatados alguns casos de dermatite de contato e sensações de queimação durante a aplicação tópica. Reações alérgicas agudas e urticária foram relatadas em pessoas hipersensíveis às plantas da família Liliaceae.
Ela também é anti-inflamatória e antifúngica, o que pode ajudar a controlar a candidíase vaginal. Você pode tomar o suco de aloe vera, feito com duas colheres de sopa do gel extraído da folha e um copo de água, ou usar o gel diretamente na área afetada, uma vez por dia, até desaparecerem os sintomas.
A receita de skincare é simples. Basta descascar a babosa, raspar o gel que tem dentro dela e bater com água no liquidificador. Colocar a mistura para congelar e esperar virar gelo. Depois, é só passar no rosto.