A resistência à temperatura do plástico PVC é relativamente fraca e sua resistência ao calor não é forte. A temperatura de amolecimento do PVC é de aproximadamente 80 a 85°C, ou seja, ele começa a amolecer dentro desta faixa de temperatura. A 130°C, o PVC torna-se viscoelástico.
A presença do cloro na cadeia do polímero torna o PVC um material resistente que não propaga chamas. Somente em temperaturas acima de 700ºC e à luz ultravioleta ele se torna sensível, porém possui características anti-chama e auto-extinguível, ou seja, basta retirar a fonte de calor que imediatamente a chama se apaga.
Embora o PVC possa queimar (a maioria das coisas queimam quando ficam quentes o suficiente), ele não pega fogo facilmente. Uma exceção entre os plásticos de uso geral, o PVC é inerentemente resistente ao fogo, pois contém mais de 50% de cloro.
bem legal de amolecer o cano de PVC. com areia quente. Basta você esquentar a areia no fogão, colocar dentro do cano que ele já começa a amolecer. e a partir daí você dá o formato que você preferir. Essa é uma dica muito fácil, rápido e barato.
A soda cáustica, ou hidróxido de sódio, é um composto químico amplamente utilizado para diversas finalidades, incluindo a limpeza de tubulações entupidas.
Outra opção de canos e conexões hidráulicas é o tubo CPVC, derivado do PVC, capaz de resistir até 70°C. Trata-se de um material mais leve, instalado a partir de soldagem a frio com um adesivo plástico de secagem rápida. Além disso, é microbiano, o que ajuda na qualidade da água.
Embora o PVC inche ou se dissolva em hidrocarbonetos aromáticos, cetonas e éteres cíclicos, o PVC é difícil de dissolver em outros solventes orgânicos. Aproveitando esta característica, o PVC é usado em dutos de gases de escape, folhas usadas em construção, garrafas, tubos e mangueiras.
Essa diferença é resultado da adição de cloro ao PVC para produzir CPVC, tornando-o mais resistente às condições extremas. Então, em resumo, o PVC é adequado para aplicações em sistemas de água fria e esgoto. Enquanto isso, o CPVC é utilizado em sistemas de água quente, como aquecedores e sistemas de vapor.
A soldagem plástica é um método de fabricação e recuperação utilizado na fundição de peças de plástico. É um processo que funciona com o aquecimento de determinadas partes ou pontos das peças. Assim, o plástico amolece e começa a liquefazer, possibilitando a junção e solidificando-se novamente após o esfriamento.
Se você precisa dissolver plástico, existem alguns solventes que você pode tentar, Éter (fluido de partida), aguarrás mineral, removedor de tinta e, no pior cenário, tolueno.
Produtos abrasivos sem orientação: substâncias químicas fortes podem danificar tubulações, especialmente as feitas de PVC. Soda cáustica: frequentemente recomendada para desentupimentos caseiros, essa substância pode ser extremamente prejudicial.
Também conhecido como plástico-filme ou PVC, o produto não é recomendado para aquecer os alimentos no micro-ondas, pois, por ser um plástico, poderia conter as substâncias com potencial tóxico em sua composição.
Apesar de suas vantagens, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.
Se houver algo obstruindo o fluxo d'água na sua privada, a água quente pode ajudar a amolecer o que estiver bloqueando o escoamento e também desgrudar resíduos das paredes do cano. Para isso, basta utilizar um balde e colocar água quente nele e ir jogando aos poucos.
Em comparação aos demais tipos de janelas as Janela de PVC levam vantagem significativa pois ao contrário dos metais que necessitam de tratamentos externos (revestimentos) como a anodização ou pintura epóxi, o PVC é naturalmente inerte a corrosão são sofrendo degradação com a maresia.