- Utilizar sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloroo em locais com água parada para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, em locais onde a água não será consumida, como água de piscina desativada, vaso sanitário sem uso frequente, ralos internos, bandejas de geladeira ou ar condicionado, entre outros.
Ajuda. É uma das principais medidas. Colocar uma colherzinha de água sanitária na caixa d'água, na piscina, nas poças de água ajuda a evitar as larvas. Todas as pessoas picadas pelo mosquito transmissor irão desenvolver a doença?
“Quando falamos em citronela, ela é excelente para espantar o inseto, mas não podemos esquecer: para que o Aedes aegypti desapareça da nossa casa, temos que manter terrenos limpos, não deixar recipientes com água parada, tampar caixa d'água, limpar calhas entre outras ações”, detalha.
Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d'água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista.
Cuidado com a Dengue! Não deixe a água parada. Evite doenças!
O que colocar nos pratos de plantas para evitar dengue?
Uma boa dica para acabar com a dengue é colocar areia nos pratinhos de planta para evitar o acúmulo de água e assim evitar que o mosquito da dengue se reproduza. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.
Para se reproduzir, o mosquito da dengue precisa de locais com água limpa e parada. É importante tomar medidas para evitar a sua proliferação. Esse cuidado passa por eliminar criadouros que podem estar perto de nós. Assim, impedimos o nascimento do mosquito.
A partir dos testes, a equipe chegou à conclusão que aplicar uma concentração de 10 miligramas de cloro, ou uma colher de sobremesa, por litro de água parada é capaz de prevenir a proliferação das larvas.
"As larvas do mosquito só desenvolvem em água limpa."
Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
Por isso, escolha os repelentes para dengue com: Icaridina: com 20 a 25% na concentração. Seus efeitos podem durar até 10 horas e ele pode ser aplicado na pele por até três vezes; DEET: presente entre 10% e 15% na composição da fórmula.
De acordo com a especialista, os poucos estudos que foram feitos em relação a perfumes mostraram que a fragrância afasta os insetos, porque eles confundem e camuflam o odor natural que o corpo humano exala.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; Fechar os ralos com telas; Eliminar entulhos; Limpar sempre que possível vasos, potes, pratinhos e outros objetos que acumulam água (mesmo que secos).
O detergente e a água sanitária apresentaram resultados satisfatórios, uma vez que inibiram a evolução dos estágios de larvas para mosquitos adultos”, afirma e chama atenção para o fato de o estudo em questão, a exemplo de tantos outros de natureza científica, não ser necessariamente conclusivo.
Quanto de água sanitária para matar mosquitos da dengue?
Recomendações de utilização da água sanitária: A utilização de 2 ml de água sanitária por litro de água é suficiente para o combate das larvas do mosquito da dengue.
A primeira dica é aplicar primeiramente o hidratante corporal, em seguida o protetor solar e por último, o repelente nas áreas expostas do corpo. O ideal é aplicar no máximo três vezes ao dia. Outra orientação é para evitar intoxicações.
O que posso colocar na água da minha planta aquática para evitar a dengue?
1 - Trocar a água semanalmente. 2 - Colocar pedra ou argila expandida no fundo do vaso para dificultar o acesso do mosquito da dengue nos vasos. 3 - Utilizar adubos adequados para manter suas plantas aquáticas ainda mais lindas.
Nesse caso, o açúcar é utilizado para reduzir o efeito da água sanitária, tornando-a menos abrasiva, mas para esse efeito, é preferível usar água potável normalmente.
Proteger as áreas do corpo em que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas; Usar repelentes à base de DEET (N N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas.
O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isso explica o aumento de casos da doença no verão. O mosquito fica onde o homem estiver. Prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.
- Utilizar sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloroo em locais com água parada para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, em locais onde a água não será consumida, como água de piscina desativada, vaso sanitário sem uso frequente, ralos internos, bandejas de geladeira ou ar condicionado, entre outros.
A especialista recomenda a concentração de uma colher de chá de água sanitária para um litro de água. Essa mistura pode ser borrifada nas plantas esporadicamente. Gina também alerta para o calor e sol forte.
Se preferir manter a planta na água, é necessário lavar duas vezes por semana, esfregando o vaso com bucha e sabão e limpando bem as raízes e o caule. Procure substituí-las por plantas que não acumulem água. Se preferir mantê-las, regue com mangueira sob pressão duas vezes por semana.