Aurticária aguda geralmente não requerinvestigação etiológica aprofundada, no entanto,ela pode ser o sinal inicial de uma parasitose,como as ocasionadas por Anisakis, Fasciola eSchistosoma ou, mais raramente, Echinococcusgranulosus e Ascaris lumbricoides.
No entanto, alguns sinais podem indicar uma infestação por vermes, incluindo: Coceira anal intensa, especialmente à noite. Mudanças no hábito intestinal, como diarreia ou constipação. Presença de vermes nas fezes ou no vaso sanitário.
parasitas intestinais, como Giardia lamblia; hipotireoidismo autoimune; condições autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Sjögren, doença celíaca e diabetes tipo 1; qualquer outra condição que cause inflamação dos vasos sanguíneos.
Dentre os casos de urticária crônica, até 45% deles são provocados pela associação com alguma doença subjacente, normalmente atrelada a doenças autoimunes. Os principais exemplos são a doença celíaca, lúpus, artrite reumatoide (AR) ou até mesmo a diabetes tipo 1.
Recentemente, a associação da urticária crônica à infecção pelo Helicobacter pylori e à produção de auto-anticorpos dirigidos aos receptores da IgE na membrana dos mastócitos têm sido abordadas na literatura.
Ocasionalmente, a urticária pode apontar para uma condição mais grave e rara conhecida como mastocitose, um distúrbio caraterizado por um número aumentado de mastócitos no trato gastrointestinal, pele, medula óssea, baço, fígado e linfonodos.
“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.
Os protozoários Giardia podem formar um invólucro externo (chamado um cisto). Ele permite que eles sobrevivam fora do corpo por longos períodos (por exemplo, em lagos e córregos) e faz com que fiquem menos sujeitos a serem mortos pelo cloro (por exemplo, em piscinas).
Tem algum tipo de verme que causa coceira no corpo?
A oncocercose é uma infecção pelo verme nematódeo Onchocerca volvulus. Ela causa coceira, erupção cutânea, às vezes com formação de cicatriz, assim como sintomas nos olhos que podem levar à cegueira.
Se as pessoas não forem tratadas, as larvas acabam por emergir da pele e caem no chão para continuarem seu ciclo de vida. Os sintomas típicos de miíase furuncular incluem coceira, sensação de movimento e, às vezes, uma dor aguda e penetrante.
Mas os oxiúrus, causadores da oxiurose, também conhecida como oxiuríase, costumam causar uma coceira anal intensa nas crianças. E esse incômodo guarda uma particularidade: só se manifesta à noite. É nesse turno do dia que as fêmeas do verme se dirigem até o ânus para pôr seus ovos, deixando crianças e pais em claro.
Medicamentos anti-histamínicos (conhecidos como antialérgicos), por via oral, são úteis para aliviar os sintomas em casos de urticária aguda. A urticária crônica não tem cura, mas as crises podem ser controladas com medicamentos que melhoram os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.
A coceira também pode ser um sinal de problemas no fígado se a pessoa tiver hepatite C, cirrose ou algum problema nos canais por onde a bile passa. Quando a coceira está ligada a problemas no fígado, ela começa nas mãos e nos pés, e depois pode se espalhar para outras partes do corpo.
O que posso fazer para o verme parar de coçar?” A coceira causada pelo verme oxiúrus, cientificamente conhecido como Enterobius vermicularis, tende a parar com o uso de medicamentos antiparasitários, como albendazol ou mebendazol, de acordo com a orientação do médico.
Dependendo da espécie infecciosa e da intensidade da infecção, as pessoas podem ter febre, calafrios, desconforto ou dor abdominal, icterícia, coceira, diarreia e perda de peso. Os médicos diagnosticam a infecção ao verem os ovos de trematódeos nas fezes ou no conteúdo intestinal de uma pessoa.
Quais são os sintomas do vírus da hepatite A? A baixa energia é o sintoma mais comum do HAV. Outros sintomas incluem febre, cansaço, perda de apetite, náusea, dor de cabeça, coceira na pele, dor muscular, dor perto do fígado e icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos).
A coceira não é como uma coceira normal. Não melhora com arranhões e pode durar semanas ou meses sem alívio. Pode ser muito frustrante e às vezes angustiante, pois não é facilmente aliviado e ocorre durante longos períodos de tempo. Em alguns casos, pode até afetar a sua capacidade de dormir durante a noite.
O médico pode fazer perguntas sobre a alimentação, medicamentos e alergias do paciente. Exames físicos e laboratoriais também podem ser solicitados para descartar outras condições. Em alguns casos, um teste de alergia é realizado para identificar o agente causador da urticária.
A coceira na pele costuma ser um sintoma esquecido em um indivíduo com problemas de tireoide. Pode ser muito problemático dependendo onde você coça com problemas de tireóide. A coceira tende a ser mais pronunciada em áreas específicas do corpo.
Cerca de 80% das urticárias agudas em crianças aparecem após uma ação inflamatória, causadas por infecções parasitárias (ingestão de peixe cru, por exemplo), infecções por bactérias atípicas, hepatite A e B, HIV, entre outras.