É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. Em geral, faz trabalhos espirituais dá conselhos ligados ao amor.
Pomba Gira Menina é um grupo de entidades de luz afro-brasileira, originada no Brasil dentro da Umbanda e sendo cultuada também na Quimbanda, Candomblé e Santería onde é conhecida como Pombogira Niña. Cada Pomba Gira Menina de cada médium tem sua própria história verídica.
Uma das mais conhecidas entidades da falange de Pomba Gira Menina. Ela é super alegre, sensual e feiticeira, dona de uma grande beleza e encanto. Está sempre disposta a ajudar e tem um jeito todo carismático.
Atualmente existem um grande número de Exus e Pomba-giras. A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré.
Gostos e Ofertas – Geralmente gosta de doces, champanhe, perfumes florais e rosas vermelhas ou cor-de-rosa. Proteção e Encaminhamento – Apesar de sua leveza, ela também protege contra energias negativas e trabalha para abrir caminhos na vida amorosa e pessoal.
A Dama de Bará se expõe delicadamente. Pombogira, mulher firme e com a mesma função de Exú, ligada a comunicação e sexualidade. Reside na encruzilhada e na rua. Algo que aliás, ela subverte, já que é um lugar social não esperado por uma mulher, rompendo, assim, com paradigmas.
Elisa deixava o cabaré, como chamavam a casa das putas, no fim da tarde, quando o escuro da noite que descia já escondia seus passos. E num dia, de fato, ele esperou por ela na porta do cabaré e, na penumbra, lhe deu sete facadas. No chão, ensanguentada, caiu já quase morta.
Médiuns da pomba gira cigana são vaidosos, em geral, são mulheres fortes e que se preocupam muito. com a beleza. Sabem usar a atração como poder, assim, costumam. utilizar da sedução ou como um fator de convencimento.
Por exemplo, Pomba Gira Maria Padilha é conhecida por seu poder em questões amorosas e de empoderamento feminino, enquanto Pomba Gira Cigana atua mais diretamente na área da prosperidade e liberdade.
Repleta de graça, autoridade e força, sua energia inspira seus filhos se tornarem líderes de si mesmos, mantendo-se fiéis aos seus valores e à sua dignidade. 👑 Majestosos – Com uma postura imponente e uma aura de respeito, não passam despercebidos. Exalam autoconfiança e carregam a presença de quem nasceu para brilhar.
A pomba gira que pega minha cabeça (Maria Mulambo) sempre disse que é gordinha, cabelo encaracolado e negra. Isso não quer dizer que toda a falange tenha as mesmas características. Exú viveu e passou por aqui, teve etnias, características e culturas diferentes, assim como "profissões" diferentes.
Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.
De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”
Poderosa em seus feitiços de amor, dentro de terreiros Maria Padilha comanda os feitiços e consola aqueles que perderam um grande amor. Adora presentes como cidra ou rosas vermelhas, pois é uma apreciadora da beleza.
Gostos e Ofertas – Geralmente gosta de doces, champanhe, perfumes florais e rosas vermelhas ou cor-de-rosa. Proteção e Encaminhamento – Apesar de sua leveza, ela também protege contra energias negativas e trabalha para abrir caminhos na vida amorosa e pessoal.
Seus seguidores muitas vezes a veem como uma guia que auxilia na busca pela felicidade e na expressão da feminilidade. Cada Pomba Gira tem suas particularidades, e a Cigana das Rosas Vermelhas é especialmente reverenciada por seu poder de transformação e renovação nas relações.