O que significa o resultado Em pessoas saudáveis, o exame anti-CCP normalmente é negativo, apresentando valores menores que 20,0 U/mL, o que significa que nenhum anticorpo CCP foi encontrado no corpo e a pessoa não tem artrite reumatoide. No entanto, valores acima de 20 U/mL podem indicar a artrite reumatoide.
Referência: Negativo : < 20,0 Au Fracamente Positivo : 20,0 a 39,0 Au Moderadamente Positivo: 40,0 a 59,0 Au Fortemente Positivo : > 60,0 Au Interpretação: Um resultado positivo indica presença de anticorpos IgG Anti-CCP e sugere a possibilidade de Artrite Reumatóide.
O exame Anti-CCP é indicado por um reumatologista quando há suspeita de artrite reumatoide. Geralmente, é útil em casos em que os sintomas são inespecíficos ou quando se deseja confirmar o diagnóstico da doença. Alguns sintomas em que o exame pode ser solicitado: Dor nas articulações.
Artrite soronegativa I fator reumatóide negativo I dor crônica articular (dor nas juntas)
O que significa CCP em um exame de sangue?
Embora existam vários ensaios disponíveis para detectar ACPAs contra diferentes antígenos específicos, a maioria dos testes utiliza uma proteína citrulinada cíclica (CCP) sintética como antígeno.
O desempenho do anti-CCP, avaliado através da curva ROC, foi superior ao do FR. O FR apresentou uma sensibilidade maior (91%) e uma especificidade menor (78,8%) do que o anti-CCP. Quando os dois anticorpos foram usados em conjunto, a especificidade foi de 99,5%.
Fator Reumatoide alto: o que pode ser? Níveis elevados de FR no sangue podem indicar a presença de artrite reumatoide – mas essa não é a única condição que provoca esse aumento. Em outras doenças autoimunes, o FR elevado também pode estar presente.
O exame anti-CCP serve para medir a quantidade de autoanticorpos CCP produzidos pelo sistema imunológico e que atacam o revestimento das articulações, provocando inflamação e os sintomas da artrite reumatoide como dor de longa duração, inchaço, dificuldade em segurar objetos ou andar e até deformidade na articulação.
O fator antinuclear (FAN) também é conhecido como ANA (anticorpo antinuclear). Ambos os termos são utilizados em referência a um grupo de autoanticorpos – ou seja, anticorpos que, em vez de combaterem agentes perigosos e estranhos ao organismo, atuam contra o corpo do próprio indivíduo.
Quando o fator reumatoide é considerado preocupante?
Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.
A dosagem de PCR apresentou valores superiores ao de referência do exame (1,0 mg/dL) em 46 pacientes (70,76%), e a média do valor encontrado foi 2,46 mg/dL (± 1,72).
O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.
A Contraparte Central (CCP) é uma função essencial no mercado financeiro que se coloca na posição de realizar uma contraparte para todas as operações financeiras que venham a ser realizada entre investidores.
O que significa ter um fator reumatoide de 20 ui/mL?
Valores abaixo de 20 UI/mL são considerados normais, mas cada laboratório pode ter uma faixa de referência um pouco diferente. Quando o nível de fator reumatoide está acima da faixa de normalidade, o resultado é considerado “positivo”, o que pode sugerir a presença de uma doença autoimune ou inflamatória.
O VHS não é um teste específico, logo ele não pode determinar sozinho nenhuma doença ou estado clínico. No entanto, um resultado alterado pode sugerir a presença de inflamação no organismo e até mesmo doenças autoimunes como o lúpus, uma condição caracterizada pela inflamação de diversos órgãos.
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada. Em menos de 2% dos pacientes com VHS muito elevada nenhuma causa é encontrada.
Como posso saber se o meu teste de fator reumatoide deu positivo?
A dosagem do fator reumatoide é feita a partir de uma pequena amostra de sangue que deve ser coletado em laboratório, onde será realizado o teste para identificar a presença do anticorpo.
Os testes imunoenzimáticos recentemente desenvolvidos para dosagem de anticorpos anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) têm demonstrado alta especificidade para o diagnóstico de Artrite Reumatóide em diversos estudos em diferentes etnias e condições sócio-econômicas (Tabela 1).
O anti peptídeo citrulinado cíclico (CCP) auxilia no diagnóstico de artrite reumatóide (AR) junto fator reumatóide (FR) a fim de avaliar a gravidade e o prognóstico da doença.
Qual o valor diagnóstico do anticorpo antipeptídeo citrulinado cíclico na artrite reumatóide?
Os pacientes com AR anti-CCP positivos apresentavam titulação média igual a 920,7 UI/ml (variação, 70,5- 2000 UI/ml). Pacientes não-reumatóides anti-CCP positivos apresentavam titulação média de 38,7 UI/ml (variação, 29,5-47,4 UI/ml). O desempenho do anti-CCP, avaliado através da curva ROC, foi superior ao do FR.