Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
Esta investigação diz respeito à forma laranja e aos seus derivados (especialmente laranjeira, laranjal e laranjada), mas também a cidra e derivados (como cidrão, cidrada, cidreira e cidral), porque as duas se entrecruzam inevitavelmente.
Designação comum às árvores cítricas da família das rutáceas, de folhas perenes, alternas e verde-escuras, flores hermafroditas brancas muito perfumadas e fruto esférico sumarento, a laranja.
Substantivos simples: Apresentam apenas uma palavra em sua composição. Exemplos: casa, meia, cobertor, avião. Substantivos compostos: Apresentam mais de uma palavra em sua composição. Exemplos: guarda-chuva, guarda-volume, porta-lápis, porta-luva.
Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.
"[E]m um documento de 1780, apareceu o nome Laranjeiras pela primeira vez em referência à região que ficava no interior do vale, e que passou a se distinguir das áreas da Glória e do Catete, também na bacia do rio Carioca, no entanto, mais próximas da baía".
A flor de laranjeira tem muitos significados, mas este é o nosso favorito: Novos Começos. A floração da laranjeira marca o fim do inverno e o início da primavera. Para nós, representa também muito trabalho e cuidado às árvores dos nossos pomares.
O termo “laranja” é substantivo feminino e origina-se do sânscrito “naranga”, pelo persa “narrang” e pelo árabe “naranja”, designando o fruto da laranjeira. O sufixo “al” vem do latim “ale”, significando coleção ou quantidade.
Como identificar 1 substantivo? Substantivo é nome. Tudo aquilo que dá nome às coisas é 1 substantivo. Por exemplo, roupa, celular, carro, casa, tudo isso são objetos substantivos.
Os substantivos comuns designam um ser qualquer representativo de uma espécie, de maneira genérica. Exemplos: homem, mulher, carro, cidade, rio. Por sua vez, os substantivos próprios designam um indivíduo específico da espécie, sendo grafados com letra inicial maiúscula. Exemplos: João, Marta, Ford, São Paulo, Tietê.