Uma dica para facilitar a limpeza do mesmo é, antes de rejuntar, passar uma cera líquida sobre o porcelanato, principalmente sobre os de textura rústica. Caso o revestimento tenha sido mantido limpo após o rejuntamento, a limpeza será bastante simples, bastando utilizar uma escova de cerdas macias ou vassoura de pelo.
Existem muitas dúvidas quanto à limpeza de porcelanato. Porém, o que muita gente desconhece é que apenas água e detergente neutro já são mais que suficiente para garantir essa missão. Caso você deseje uma limpeza mais pesada, é possível utilizar vinagre de álcool diluído em água.
É necessário preparar a superfície antes da aplicação, certificando que o fundo das juntas esteja limpo, sem poeira e restos de materiais da obra. Mas atenção: cuidados especiais devem ser tomados quando se escolhe um rejunte com cor que contrasta com a do porcelanato.
Nesse período, o produto ainda está relativamente úmido, sendo mais fácil de retirar. Para isso, você deve usar uma esponja levemente úmida, passando sobre o material que estiver em excesso. Ao saber como limpar rejunte do piso, o visual do seu revestimento será muito mais bonito.
Se você está pensando em aplicar rejunte no seu piso, siga este passo a passo para garantir um resultado impecável. Antes de começar, certifique-se de que o piso esteja limpo e seco. Remova qualquer resíduo de argamassa ou sujeira das juntas para garantir uma aplicação uniforme do rejunte.
Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso também são indicados para limpar porcelanato encardido.
Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um desses produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicado com pano umedecido nessa solução.
2 - Uso de produtos do tipo limpa alumínio mancham o porcelanato. Os produtos do tipo limpa alumínio possuem ácido fluorídrico em sua formulação e atacam quimicamente todos os tipos de porcelanato. Basta segundos de contato com o porcelanato para mancha-lo.
Já a cera protetora do porcelanato, ou película, é aplicada após o processo de impermeabilização, não penetra no material e forma um filme sobre a superfície do porcelanato polido com a finalidade de proteção durante o transporte, já que ela evita arranhões. Esta cera também causa um aspecto embaçado no porcelanato.
Detergente neutro: para uma limpeza mais profunda, use água morna com algumas gotas de detergente neutro. Evite produtos abrasivos que possam danificar o porcelanato.
O rejunte para banheiro em epóxi pode ser mais indicado por sua resistência à umidade, por exemplo. Já o rejunte para porcelanato pode ser epóxi ou cimentício, a depender das indicações do revestimento.
Use também em cantos e rejuntes. CIF Tira Limo Com Cloro Spray, é um produto para limpeza de banheiro, que além de limpar rápido, bloqueia a proliferação de fungos e tem poder desinfetante exterminador de germes, para a proteção da sua casa.
Enxague o piso com água; Aplique um produto específico para limpeza de porcelanatos, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, seguindo as recomendações do fabricante; Limpe a sujeira com água e o seu porcelanato está pronto!
Ele é o produto de limpeza ideal para pisos, para todos os tipos de piso, como limpar porcelanato ou piso laminado. Não é necessário misturar diversos produtos, o Veja Limpeza Pesada Original possui todo o poder.
O Limpador Pós Obra Porcelanatos 1L Duratto é essencial para a limpeza pós-obra, pois remove facilmente resíduos de rejuntes, argamassa, gesso e terra.
Aplique detergente neutro. Caso ainda haja sujeira ou mancha, use saponáceo cremoso. Se a sujeira persistir, use o Clean Max Portokoll, produto que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção. Ele vai remover manchas e deixar o piso com aparência perfeita.
Por isso, procure aplicar com pano de chão limpo, mop ou com uma esponja de limpeza macia, como por exemplo a versão não risca. Produtos que você deve evitar aplicar no porcelanato são a água sanitária, o alvejante e o sabão em pó, pois são abrasivos e podem riscar ou manchar ainda mais o revestimento.
Antes de aplicar o rejunte, as juntas devem ser limpas por escovas não abrasivas, ou, se possível, lavando com água, assim todo o pó e partículas maiores serão removidas antes da aplicação do rejunte, permitindo dessa forma que haja contato apenas com partes firmes.
O tempo de espera para pisar no porcelanato varia de acordo com o tipo de argamassa utilizada, as condições ambientais e a espessura das peças. Em geral, recomenda-se aguardar pelo menos 24 a 48 horas após a aplicação do porcelanato para permitir que a argamassa seque adequadamente.
Entre os diversos tipos de rejunte disponíveis no mercado, o epóxi é o que oferece maior resistência a infiltrações, sendo totalmente impermeável. Ou seja, além de proporcionar um visual mais bonito para a sua obra, ele impacta diretamente na qualidade, higiene e durabilidade do seu revestimento.