Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).
Nínive (em acadiano: Ninua; neo-aramaico assírio: ܢܝܢܘܐ; em hebraico: נינוה, Nīnewē; em grego: Νινευη; em latim: Nineve; árabe: نينوى, Naīnuwa), uma "cidade excessivamente grande", como é chamada no Livro de Jonas, jazia na margem oriental do rio Tigre, na antiga Assíria.
Qual o motivo de Jonas não queria pregar em Nínive?
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.
Além disso, na antiga língua acadiana, o nome Nínive tem relação com a palavra peixe. É possível que Deus tenha usado o fato de Jonas ter sido engolido por um grande peixe como isca para pescar os ninivitas, adoradores de peixes.
Todos os filhos de Deus precisam ouvir o evangelho.
Nínive fazia parte do império assírio, um inimigo de Israel conhecido por sua violência e crueldade. Para Jonas, provavelmente parecia impossível que o povo de Nínive estivesse pronto para aceitar a palavra de Deus e se arrepender.
símbolo reconhecido como alimento dos humildes, cuja abundância não deve ser negada. Mas é também um símbolo religiosamente neutro, quer para o mundo judaico, quer para o mundo greco-romano, já que estava ausente dos altares sacrificiais.
A cidade ficava cerca de 900km de distância de Israel e Jonas foi comissionado por Deus para ir a Nínive, mas ele foi para Társis. A distância de Israel a Társis (atual Espanha) era de cerca 4.000km.
Társis é uma cidade ou local, mencionado no Antigo Testamento, mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha.
Nínive era grande em pecado. Nínive foi uma cidade marcada pela malícia (1.2), pela corrupção moral (3.8) e pela violência (3.8). Os ninivitas eram sanguinários e cruéis. Eles despedaçavam suas vítimas sem qualquer piedade.
Deus queria resgatar pessoas que estavam na escuridão e no pecado. Assim, Deus interveio, levando Seu conhecimento a Nínive, não para condenar, mas para salvar. O texto diz que parecia ser um decreto de morte para toda a população de Nínive, mas Jonas sabia que estava levando a salvação.
Seus reis se gabavam publicamente da sua crueldade. Deixaram registros dos métodos de tortura que usavam e das suas práticas de extermínio dos inimigos vencidos das formas mais dolorosas imagináveis.
Quando, pois, recebeu a incumbência de pregar aos ninivitas, Jonas imaginou que o resultado de sua pregação levaria Deus a deixar esse povo viver. Essa foi à razão por que ele tentou fugir do compromisso de pregar aos ninivitas.
O que significa o símbolo do peixe para os evangélicos?
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Um conjunto de passagens repetidas duas vezes proíbe comer certas espécies de peixes. O Levítico afirma: “Tudo nas águas que não tem barbatanas e escamas é detestável para você”. O Deuteronômio decreta que “(…) tudo o que não tem barbatanas e escamas não comerás; é impuro para você”.
Entre os “10 mandamentos do judaísmo” está a memória e a prática constante do “dia de Shabat”, pois, segundo o texto, Deus fez em seis dias o céu, a terra, o mar, tudo que está neles, e descansou no sétimo. A cultura judaica, ainda conforme a publicação, considera o sábado como o dia de descanso.
O nome Dorcas significa “gazela”, animal ágil e rápido. Ela carregava consigo a simbologia desse animal, sendo uma mulher de muita agilidade no trabalho que exercia. Dorcas tornou-se conhecida por suas grandes obras de amor.
Ficava a quase 4.000 km de distância de Jope. Mais de 4 vezes a distância que ele teria que percorrer para Nínive. O que isso indica é que Jonas deseja um lugar distante e onde ele fosse esquecido para não fazer o que Deus lhe designara.
A Assíria corresponde em parte ao que hoje é a Síria e o Iraque. A Fenícia está no Líbano. Judeia e Samaria são Israel e Palestina. O Egito é o Egito, óbvio.
Jonas é o personagem central do livro de Jonas, no qual Deus ordena que ele vá à cidade de Nínive para profetizar contra ela "porque a sua maldade subiu até a minha presença", mas Jonas, em vez disso, tenta fugir da "presença do Senhor" indo para Jafa (às vezes transliterado como Jopa ou Jope) e navegando para Társis.