O que Davi quis dizer com preparar uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos?
“Ele prepara uma mesa para mim, mesmo na presença dos meus inimigos… Salmos 23:5 é um lembrete poderoso de que, não importa os desafios ou adversidades, Deus nos honra e nos abençoa em meio às batalhas. Quando Ele está ao nosso lado, nenhuma oposição pode nos impedir de viver as Suas promessas.
Salmo 140. "Livra-me, ó Senhor, do homem mau; guarda-me do homem violento, * 2 Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra. * 3 Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios.
Salmos 78:19-22 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Duvidaram de Deus, dizendo: “Poderá Deus preparar uma mesa no deserto? Quando ele feriu a rocha, a água brotou e jorrou em torrentes. Conseguirá, porém, dar‑nos também de comer? Poderá suprir de carne o seu povo?”.
Pastor Eliel Silva | Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos | Salmo 23:5
O que significa mesa preparada?
A mesa preparada é um símbolo de acolhimento, partilha e unidade entre os irmãos na fé. A letra também aborda a questão da inveja e da calúnia, destacando a resiliência do fiel que, mesmo sendo alvo de críticas e maledicências, mantém sua confiança em Deus.
Essa imagem nos mostra que Ele nos fortalece e nos sustenta, mesmo em meio às dificuldades que enfrentamos ao longo da vida. Assim como o Senhor fez com Davi, fornecendo provisão em meio ao caos e à perseguição, nós também experimentamos isso em Cristo.
O significado da mesa na Bíblia está relacionado à comunhão, à partilha e à união entre as pessoas. A mesa é um lugar de encontro, onde se compartilham refeições e se fortalecem os laços familiares e comunitários. Na Bíblia, a mesa também é associada à presença de Deus e à celebração da vida.
O salmo 23 é qualificado como um cântico de confiança, onde Davi centraliza sua atenção no fato de que se pode confiar em Deus, e que mesmo em tempos de desespero, Sua bondade e seu cuidado para com o seu povo devem ser expressados, pois Deus deleita-se em saber que aqueles que nele creem confiam sua vida a Ele, assim ...
Se a mesa é um lugar de aliança, então ali se manifesta a fidelidade e a lealdade. Só os leais conseguem ficar à mesa. Quando Jesus estava no cenáculo na última ceia com os discípulos, o traidor saiu da mesa - “Assim que comeu o pão, Judas saiu” (João 13:30).
Jesus Cristo, protege-me e defende-me com o poder de tua Divina Graça e a Virgem de Nazaré me cubra com o sagrado e divino manto, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições; Deus, com sua Divina Misericórdia e grande poder seja o meu defensor contra a maldade e perseguição de meus inimigos.
1 Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; peleja contra os que pelejam contra mim. 2 Pega do escudo e do broquel, e levanta-te em minha ajuda. 3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:43–44).
Davi ora pela manhã, ao meio-dia e à noite — Ele busca proteção e ajuda contra seus inimigos. Masquil de Davi para o músico-mor, sobre Neginote. 1 Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.
No AT a mesa aparece pela primeira vez em Êxodo 25:30 - “Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim”. Era a mesa que ficava no lugar santo do Tabernáculo, a mesa da proposição, onde 12 pães eram colocados, representando as doze tribos de Israel.
Neste sentido, o nome de Deus pretende garantir que o Senhor sempre será quem está (Ex 3,14) com os carentes e necessi- tados, ou seja, com quem sente falta do que é necessário para uma sobre- vivência digna. Quem reza no Salmo 23 realçará tal presença salvadora do Senhor ainda mais ao afirmar: Tu estás comigo!
Ele nos guarda nas entradas dos caminhos e nas saídas. Ou seja, quando levantamos o olhar, percebemos a graça, o amor e a misericórdia de Deus em todos os tempos e em todos os momentos da vida.
Convite à reflexão e confiança: Além de ser uma expressão de louvor, o Salmo 66 também é um convite à reflexão sobre a grandeza e bondade de Deus. Ele encoraja os fiéis a confiarem no Senhor em meio às adversidades, lembrando-os de que Deus é soberano sobre todas as circunstâncias e capaz de agir em seu favor.
A espiritualidade da mesa não pode ser apreendida e mercantilizada por ninguém, pois ela é puro dom da refeição – onde dois ou mais estiverem reunidos por causa do alimento-mesa-ser humano, um novo mundo poderá ser descortinado, revelado.
A bíblia diz que Deus tem uma mesa para os seus filhos, nesta mesa estão todas as coisas que precisamos para uma vida de vitória, Deus tem prazer em nos oferecer do que Ele tem de melhor para suprir todas as nossas necessidades.
Mesa é uma peça de mobiliário feita a partir de diversos materiais (madeira, plástico, pedra, vidro, etc.) que se constitui de um tampo repousado sob suportes ou pés. A mesa pode ter diversos usos, sendo alguns deles: comer, apoiar, escrever, trabalhar, entre outros.
O que significa Deus prepara uma mesa na presença dos meus inimigos?
A palavra mesa neste versículo significa “volume crescente de alimentos”. Deus não está falando de um pratinho de comida. Está falando de um enorme volume de comida - de um banquete imponente. Ele coloca diante de nós fileiras e mais fileiras de deliciosos alimentos espirituais, para que experimentemos e comamos.
Porque Davi disse "Preparas uma mesa perante mim na presença"?
Davi disse preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos nos tempos de guerra após uma vitória era costume que os reis e seus exércitos celebrassem com um banquete grandioso, essa mesa de vitória era uma prova de que a batalha havia sido vencida e os inimigos derrotados, mas foi além dessa prática comum, ...
Significado do Salmo 91 - Proteção divina diante das adversidades. Refúgio: o texto descreve Deus como um refúgio seguro para aqueles que confiam nele. Retrata Deus como um lugar de proteção e segurança em meio às tribulações da vida. Proteção: enfatiza a proteção divina sobre aqueles que fazem de Deus seu abrigo.