O fígado metaboliza enorme variedade de compostos, não só endógenos (sais biliares, bilirrubina, hormonas) mas também exógenos (toxinas, medicamentos), sendo essencial na regulação dos carboidratos, proteínas e lipídios. A sua função primordial é a excreção dos sais biliares, fundamentais para funções digestivas.
Entre as principais funções do fígado estão o de ajudar na digestão com a produção da bile, armazenar e produzir diversas substâncias importantes para o corpo e também filtrar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais.
Talvez a função mais conhecida do fígado seja a de filtragem do sangue e eliminação de toxinas. Isso inclui substâncias que são absorvidas pelo intestino e medicamentos, por exemplo. Para que essas toxinas sejam eliminadas, o sangue passa por uma filtragem no fígado.
Qual o papel do fígado no processo de metabolismo?
O fígado desempenha um papel central nos processos metabólicos do nosso corpo, ao decompor ou converter substâncias, equilibrar o metabolismo energético e tornar toxinas menos prejudiciais. Ele também interage com os sistemas endócrino e gastrointestinal, auxiliando na digestão e no metabolismo.
As lipoproteínas sintetizadas pelo fígado transportam os triglicerídeos e o colesterol endógenos. As lipoproteínas circulam continuamente pelo sangue até que os triglicerídios contidos nelas sejam captados pelos tecidos periféricos ou as próprias lipoproteínas sejam removidas pelo fígado.
Melhor Remédio Natural para LIMPAR O FÍGADO! Apenas 3 Ingredientes
Como a gordura do fígado sai do corpo?
A gordura no fígado tem cura, principalmente quando ainda está nos estágios iniciais, e o seu tratamento é feito principalmente com alterações na dieta, prática regular de atividade física, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
O fígado não consegue mais sintetizar proteínas suficientes para ajudar na coagulação do sangue. O resultado é uma tendência à formação de hematomas e sangramento (coagulopatia). A pressão arterial nas veias que levam sangue do intestino para o fígado é quase sempre anormalmente alta (denominada hipertensão portal).
Qual o processo metabólico que acontece no fígado?
O fígado e o músculo esquelético constituem os principais locais de estoque de glicogênio, formados a partir da glicose. Quando a glicemia está elevada, o fígado sintetiza glicogênio. Quando a glicemia cai, o fígado utiliza o glicogênio armazenado para sintetizar glicose (glicogenólise).
No trabalho de recuperação do fígado depois que parte dele é extraído numa cirurgia, os médicos contam com um ponto valioso. O órgão tem, naturalmente, a capacidade de regenerar-se, apesar da sua complexa estrutura, que ostenta sete diferentes tipos de células e uma dupla irrigação sanguínea.
O fígado, seja de vaca, porco ou frango, é um alimento muito nutritivo que não só é uma fonte de proteínas, como também é rico em vitaminas e minerais importantes, podendo trazer benefícios para o tratamento de alguns problemas de saúde, como a anemia.
Isso pode resultar em inchaço, especialmente nas pernas, tornozelos e abdômen, devido à retenção de líquidos; - Pele e olhos amarelados: um dos sinais mais visíveis de um fígado intoxicado é a icterícia, que se manifesta como uma coloração amarelada na pele e nos olhos.
O que acontece com o fígado quando tomamos muito remédio?
Muitos medicamentos podem afetar o funcionamento do fígado ou podem lesioná-lo, ou ambos. (Veja também Medicamentos e o fígado.) Alguns medicamentos, como estatinas (usadas para tratar colesterol alto), podem aumentar os níveis de enzimas hepáticas e provocar lesão hepática (geralmente, pequena) sem sintomas.
Os hepatócitos (células parenquimatosas do fígado) realizam as funções metabólicas do fígado: Formação e excreção de bile como um componente do metabolismo da bilirrubina (ver Visão geral do metabolismo da bilirrubina) Regulação da homeostase dos carboidratos.
Portanto, é possível uma pessoa viver sem parte do seu fígado, em especial porque esse órgão pode se regenerar e recuperar o seu tamanho normal. De toda forma, o ideal é cuidar bem dele para manter a sua saúde e integridade, evitando que um procedimento tão invasivo seja necessário.
O fígado também transforma as substâncias tóxicas (toxinas) ou nocivas absorvidas pelo intestino ou produzidas noutros locais pelo organismo e elimina-as sob a forma de substâncias inócuas, lançando-as na bile ou no sangue. Subprodutos excretados na bile entram no intestino e deixam o corpo pelas fezes.
A maçã, o limão, o caju, a laranja, a tangerina, o abacaxi, a romã, a uva e as frutas vermelhas, como morango, amora, mirtilo e cereja são frutas que devem ser consumidas na dieta para desintoxicar o fígado pois são ricas em vitamina C, ácido málico e fibras, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e ...
Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.
Quando o fígado realiza o processo de filtragem, as toxinas são liberadas para serem excretadas do organismo. O consumo adequado de água auxilia nesse processo, favorecendo a eliminação das toxinas através da urina, sendo fundamental para manter o fígado saudável.
O processo, porém, pode levar até mais de 24 horas, pois o álcool é metabolizado um pouco de cada vez, à medida que o sangue atravessa o fígado, à velocidade de cerca de 2 litros por minuto.
O fígado desempenha papel fundamental na manutenção dos níveis de glicose sanguínea durante o jejum, ao converter seu glicogênio armazenado em glicose (glicogenólise) e ao sintetizar a glicose, principalmente a partir do lactato e de aminoácidos (gliconeogênese).
Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.
Quais são os sinais de que o fígado está morrendo?
Os primeiros sintomas de problemas no fígado geralmente são a dor abdominal do lado direito, barriga inchada, dor de cabeça frequente, enjoos, tonturas e fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas.
Algumas substâncias que podem causar hepatite são Anabolizantes e produtos tóxicos utilizados em ambiente industrial, além de medicamentos tais como: Paracetamol; Nimesulida; Tiazolidinedionas; Eritromicina; Estatinas; Tolcapona; Amiodarona; Antidepressivos tricíclicos; Fluoroquinolonas; Tetraciclinas; Isoniazida; ...
A prática regular de exercícios físicos ajuda a diminuir a gordura hepática e a melhorar a eficiência das funções do fígado. Manter um peso saudável e evitar o consumo de substâncias tóxicas são igualmente importantes. Estes hábitos não apenas otimizam a função hepática, mas também promovem um bem-estar geral.