A forma correta é guarda-chuvas. É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva), pelo que apenas o segundo elemento varia em número.
Quando a palavra é composta por uma forma verbal acompanhada de um nome ou adjetivo, como é o caso da palavra guarda-chuva, só o segundo elemento recebe variação. Essa variação na formação do plural acontece pelo acréscimo da letra “s”, assim sendo o plural correto de guarda-chuva é GUARDA-CHUVAS.
A regrinha é simples: quando o primeiro elemento da palavra composta for um verbo (“guarda” é uma forma do verbo “guardar”), somente o segundo elemento irá para o plural. É o que ocorre com PORTA-MALA, cujo plural é PORTA-MALAS, não PORTAS-MALAS.
Este é um substantivo composto, em que é flexionado apenas o segundo elemento da palavra. Formada pela composição por justaposição, é a junção de guarda + chuva.
QUAL É O PLURAL GUARDA CHUVA VOCÊ SABE O PLURAL GUARDA CHUVA
Qual o plural de pôr do sol?
A dúvida ocorre principalmente por conta da mudança exigida pelo acordo ortográfico, vigente desde 2016, que retirou o hífen da expressão. O plural de “pôr do sol” é “pores do sol”.
A forma de plural é guardas-noturnos. É uma palavra composta formada por um nome (guarda) e por um adjetivo (noturno). Neste caso, os dois elementos da palavra adquirem as formas do plural. ferrugem ou ferrujem?
a) o substantivo é saca-rolhas (com “rolhas” no plural), assim como “lança-chamas”, “quebra-nozes” etc. b) o gênero do substantivo “saca-rolhas” é masculino, portanto o certo seria “eu passo a mão no saca-rolhas”.
➡️De acordo com a norma-padrão, substantivos compostos formados por palavras repetidas ou onomatopaicas têm plural apenas no segundo elemento. É o que acontece, por exemplo, em reco-reco/reco-recos. 🚨Porém, o plural de pisca-pisca é uma exceção, pode ser tanto PISCA-PISCAS quanto PISCAS-PISCAS.
Abaixo-assinado é escrito com hífen quando se refere a documento assinado por várias pessoas. Plural: abaixo-assinados. Na reunião com representantes do setor produtivo, Anibal Diniz vai receber abaixo-assinado, que já conta com 10 mil assinaturas, favorável ao horário atual.
Inicialmente dizia-se «duas garrafas de Coca-Cola»; agora diz-se «duas coca-colas», pois o primeiro elemento de formação (coca), embora seja um substantivo, é sentido como um elemento invariável, por designar a marca (por exemplo, por diferenciação em relação a Pepsi-Cola).