Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
Acidez total – expressa em ácido málico – mínima de 0,15 g/100 g. Teores máximos de açúcares totais naturais da maçã de 13,5 g/100 g. Acidez volátil, em ácido acético, máxima de 0,04 g/100 g.
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
O melão tem um pH mais alcalino e é fonte de vitaminas e minerais, como por exemplo cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Este fruto contribui para a desintoxicação do organismo e para a neutralização da urina, sendo um alimento importante também no combate a infeções urinárias.
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
O teor de acidez do mamão é muito baixo, em torno de 0,10%, o que contribui para que seu pH seja relativamente alto, em média 5,5 - 5,9 (Folegatti & Matsuura, 2002).
“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
Os alimentos de acordo com a escala de pH são: Ácidos: carne, aves, peixe, laticínios, ovos, grãos, álcool. Neutros: gorduras naturais, amidos e açúcares. Alcalinos: frutas, nozes, legumes e vegetais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado obtido para o pH do melão da variedade cantaloupe foi 6,93, bastante próximo do pH 6,83 encontrado por COELHO et al.
O processo de putrefação pode ser mais comum em períodos chuvosos: a água absorvida pela superfície da maçã é transportada até o bulbo, a umidade facilita o desenvolvimento de micro-organismos. O mesmo ocorre com as cebolas, só que nessas, a deterioração é causada por bactérias.
Maçã é ácida? Frutas ácidas têm alta concentração de ácido cítrico (é ele que dá o famoso sabor azedinho a alguns alimentos). Por mais que algumas maçãs tenham um gosto levemente ácido, ela não chega a ser considerada uma fruta ácida. A maçã verde quase se enquadra nessa categoria: está no grupo de frutas semiácidas.
O produto comum, de uso doméstico, pode ter pH de até 2,2 — cerca de 10 vezes mais ácido que a média dos refrigerantes. O vinagre comercial é o que tende a apresentar níveis de pH mais baixos, enquanto as versões caseiras chegam a cerca de 3.
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
Urina: o pH normal varia entre 4,5 e 8; Estômago: o pH normal fica em torno de 0,8. Esse nível tão baixo se dá por conta dos ácidos liberados na digestão dos alimentos, tornando a concentração de íons de hidrogênio cerca de 4 milhões de vezes maior do que no sangue, por exemplo.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
Em relação ao pH, a faixa de variação encontrada foi de 3,34 a 3,87, podendo ser considerados frutos ácidos, destacando-se o material BQ 155 com o menor valor de pH (Tabela 1). Segundo Gould (1974), para um fruto de tomate ser considerado ácido, a sua acidez deve ser inferior a 4,5.
Os alimentos apresentados e os seus respectivos valores de pH eram o seguinte: limão - 9,9; abacate - 15,6; alho - 13,2; manga - 8,7; tangerina - 8,0; abacaxi - 12,7; laranja - 9,2.
em polpa de acerola, em que a acidez total titulável variou de 0,504 a 1,112 g de ácido málico; o pH da polpa das acerolas variou de 2,39 a 4,0; e pode-se observar que os teores de sólidos solúveis totais variaram de 5,67 a 8,20 °Brix.
Qual a fruta mais rica em vitamina C? Entre as frutas citadas, a acerola é sem dúvida a campeã em vitamina C. Com um teor de 1.800 mg em apenas 100 g de fruta, se destaca por oferecer uma dose concentrada de nutrientes essenciais em uma pequena porção. Em segundo lugar temos o kiwi e em terceiro, a conhecida laranja.