De acordo com relatos do Novo Testamento bíblico, Jesus nasceu em Belém, uma cidade atualmente localizada no território palestino da Cisjordânia, cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém.
Segundo os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus Cristo nasceu em Belém, cidade palestina localizada a 10 km de Jerusalém, na parte central da Cisjordânia.
Território palestino ocupado por Israel é onde nasceu Jesus. Belém, na Cisjordânia, um território palestino ocupado há quase meio século por Israel, é o lugar onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, mas também abriga locais santos para o judaísmo e o islã.
A cidade de Belém é originalmente do território palestino, mas o Estado de Israel conquistou o território em 1967. Fica na Cisjordânia, região cobiçada por ambas as nações, a 93 km da Faixa de Gaza.
Belém é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde a Guerra de 1967. A cidade fica a menos de 10 quilômetros de outra cidade bíblica, Jerusalém, e a pouco mais de 60 quilômetros da Faixa de Gaza, onde moram cerca de 30 mil palestinos, a maioria muçulmanos.
ENTRANDO NO LOCAL ONDE JESUS NASCEU! Vamos conhecer Belém!
Em qual país Jesus viveu?
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra.
O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel. Os repórteres Marcelo Hespaña e Wilson Araújo viajaram a Terra Santa para acompanhar a rotina nestes locais turísticos.
É no seu reinado, por volta do ano 7 ou 6 a.C., alguns anos antes da morte do Rei Herodes, o Grande (4 a.C.) e durante o governo do imperador romano Augusto, que ocorre nascimento de Jesus de Nazaré (MEIER, 1992). Durante a vida de Jesus, a Palestina foi governada, principalmente, pela Dinastia Herodiana.
"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."
Calvário ou Gólgota (em aramaico: Gûlgaltâ; em latim: Calvaria; em grego: Κρανίου Τόπος; romaniz.: Kraniou Topos) é a colina na qual Jesus foi crucificado e que, na época de Cristo, ficava fora da cidade de Jerusalém.
Nazaré, Ein Karen e Belém são três locais da Galileia que estão ligados à vida de Jesus Cristo. Conheça os lugares e os testemunhos da veneração cristã que hoje ali existem. Os pais de Jesus Cristo vivam em Nazaré e foi também naquela cidade que ele foi criado.
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde, segundo a tradição cristã (João 19:41-42), Jesus foi crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, ressuscitou.
De acordo com relatos do Novo Testamento bíblico, Jesus nasceu em Belém, uma cidade atualmente localizada no território palestino da Cisjordânia, cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. No entanto, outras tradições religiosas e relatos da própria Bíblia Cristã parecem não ter tanta certeza disso.
O imperador Adriano mudou o nome da província romana de “Judeia” para “Síria Palestina” em cerca de 138 EC. Essa mudança de nome eliminou o caráter judaico da região, dando a entender que ela era mais síria e grega do que judaica. Podemos dizer que, a partir desse momento, Jesus era um palestino.
Israel nasceu como um Estado em 1948 após o fim do mandato britânico na antiga Palestina. Mas suas fronteiras hoje são muito diferentes daquelas de 75 anos atrás, quando David Ben-Gurion se tornou o primeiro líder do então nascente país.
A Faixa de Gaza é uma região que forma, com a Cisjordânia, a Palestina. O território da Palestina busca reconhecimento internacional como um Estado. O território gazeu serviu como abrigo para um grande número de refugiados que fugiram da Palestina após a fundação do Estado de Israel.
O Judaísmo é uma religião monoteísta que surgiu com os Israelitas no Mediterrâneo Oriental (Levante do Sul) dentro do contexto das civilizações ribeirinhas da Mesopotâmia. Os Israelitas eram uma das tribos nômades da região, assim chamados por se considerarem descendentes de Jacó, que mudou seu nome para Israel.
Os romanos crucificaram Jesus, por insistência dos líderes dos judeus. Os judeus estavam debaixo do domínio romano e não tinham direito de executar criminosos. Por isso, levaram Jesus para Pilatos, o governador romano, que podia dar a ordem de execução.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Atualmente, é uma região que pertence ao Estado de Israel e integra a maior parte do Distrito Administrativo do Norte do país. A região da Galileia se estendia até o Monte Carmelo a sudoeste; a sudeste até Citópolis; ao nordeste até o Monte Hermon e ao norte até Tiro.
A cidade de Belém, na Cisjordânia, tem um papel especial para as religiões cristãs por ser considerada o berço de Jesus Cristo. Neste ano, no entanto, as festividades natalinas foram canceladas por conta do conflito entre Israel e o Hamas.