Planta aranto e seu uso medicinal Entre os principais usos medicinais do aranto, destacam-se sua ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante, sendo frequentemente utilizada para aliviar dores musculares, tratar feridas superficiais e reduzir inflamações.
A infusão das folhas da planta é empregada no tratamento de doenças respiratórias, como a bronquite e a asma, devido às suas propriedades expectorantes e broncodilatadoras. Além disso, o chá de Aranto também é utilizado para fortalecer o sistema imunológico e combater infecções virais, como gripes e resfriados.
O nome científico do aranto é Kalanchoe daigremontiana ou Bryophyllum daigremontianum, e a parte normalmente utilizada dessa planta são as folhas secas, para o preparo do chá ou cápsulas, encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Como preparar o chá de aranto? Para o consumo da bebida, o passo a passo é bem simples. Basta colocar 1 colher de chá de folhas secas da planta em uma xícara de água fervente e tampar. Deixe repousar por 10 minutos, filtre e está pronto para o consumo.
O consumo é feito na forma de chá ou cápsulas, que são produzidos a partir do extrato das folhas secas da planta medicinal. Em excesso, a ingestão de folhas de aranto pode causar intoxicação.
As folhas desta planta podem ser utilizadas para preparar chás e infusões. Basta adicionar as folhas em água quente, deixar em infusão por alguns minutos e depois coar. Esse chá pode ser consumido para ajudar no alívio de dores e inflamações.
Qual aranto é venenoso? A planta não é venenosa. No entanto, ela pode ser confundida com outras que não são próprias para consumo. Por isso, é preciso ter atenção na hora da compra.
Os “arantos falsos” têm toxinas “fortes e perigosas”, diz, podendo causar problemas “sérios no coração, como um enfarte ou até mesmo morte. À publicação está anexado um vídeo de um suposto especialista em plantas medicinais que ensina a identificar o alegado aranto que, supostamente, trata a doença.
Aranto ou mãe de milhares, são os nomes populares da planta kalanchoe daigremontiana, nativa da ilha africana de Madagascar. Entretanto, como se adaptou bem ao clima brasileiro, ela pode ser, facilmente, encontrada aqui. Sabe-se que a mãe de milhares possui, em sua composição, uma espécie de corticoide.
Essas propriedades antioxidantes do aranto também estão associadas à redução do risco de doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.
A planta alimentícia não convencional (Panc) ora-pro-nóbis (OPN) é uma excelente fonte de proteína, fibras, ácido ascórbico, cálcio, ferro e outros nutrientes. Entre as muitas qualidades da folha está a capacidade de ajudar indivíduos que estão em processo de emagrecimento.
Dentre os seus principais benefícios, está o potencial polivitamínico, pois as folhas da ora-pro-nóbis são ricas em vitaminas A, C, E, K, ferro e do complexo B. Além disso, ela oferece aminoácidos essenciais e sais minerais. Outro ponto positivo sobre o vegetal está na sua função de fonte de proteínas para o corpo.
--- Benefícios do Aranto --- O aranto, também conhecido como mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna, é uma planta medicinal com origem na ilha africana de Madagascar, possui propriedades medicinais conhecidas popularmente, seus benefícios são: é popularmente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas ...
O mãe-de-milhares estimula sua paixão e criatividade, pois seu elemento Fogo significa emoções fortes e expressão artística. O Li Qi do mãe-de-milhares atrai mudanças positivas, transformando situações de estagnação e promovendo crescimento e novas oportunidades.
✨ O banho de ervas oriri, macaça e elevante é um verdadeiro ritual de transformação, trazendo equilíbrio espiritual, mental e físico. 🌿✨ O oriri abre caminhos e atrai prosperidade, enquanto a macaça limpa e protege contra energias negativas.
A família Crassulaceae que possui cerca de 1400 espécies identificadas taxonomicamente é comumente utilizada para fins ornamentais, porém estudos sobre as atividades biológicas e farmacológicas dessa família vêm aumentando, mesmo que lentamente, o que possibilitou a descoberta de diversas propriedades terapêuticas.
Pequenas partículas são utilizadas para agir sobre o tumor, sendo elas simples, aderidas a quimioterápicos (na quimioembolização) ou a substâncias radioativas (na radioembolização). Cada uma dessas técnicas tem indicação diferentes para diferentes tipos e de agressividade dos tumores.
USO ECONÔMICO ATUAL OU POTENCIAL: A espécie é utilizada na medicina popular para tratar diabetes (daí o nome insulina-vegetal), problemas respiratórios, hepáticos, renais e ovarianos, assim como para a epilepsia.
Suas folhas verdes e carnudas são rodeadas por brotinhos, e suas flores em forma de sinos, em tons rosados, acrescentam um toque de charme a qualquer ambiente. Além disso, essa planta é conhecida por conter substâncias utilizadas no tratamento de insuficiência cardíaca, dores no corpo e problemas de pele.
Indicado para tratamento: Gastrite, Estômago, Úlcera, Pedra nos Rins, Fígado, Circulação, Ácido Úrico, Pressão Alta, Varizes, Reumatismo, Prisão de Ventre, Hemorróida, é vermífugo e um excelente regulador de Estômago.
É uma planta herbácea ou sublenhosa, pouco ramificada, que atinge de 1,0 a 1,5 metros de altura. Esta espécie faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus), que tem a finalidade de orientar pesquisas e estudos na área de plantas medicinais.
A Kalanchoe daigremontiana, também conhecida como calanchoê, mãe-de-milhares ou aranto, é uma planta suculenta nativa de Madagascar. Ela se distingue pela capacidade de reprodução vegetativa, através de brotos que crescem em suas folhas, e que caem no chão, continuando a propagação.