Diferenças entre a nectarina, pêssego e ameixa A confusão principal entre essas frutas é por causa da aparência delas. A ameixa se diferencia por ter uma casca lisa e avermelhada. O pêssego é caracterizado pela casca aveludada e de tonalidade mais amarelada.
Fala página de cleveland do Norte, eis aqui a diferença da siriguela para o itapereba, as frutas são idênticas, a textura é a mesma, mas o gosto é cem por cento diferente. A siriguela é docinha e o itapereba é um doce azedo, azedo, adocicado.
Os maiores produtores de nêspera são o Japão, onde existem cerca de 800 variedades, seguido de Israel e do Brasil onde é também conhecida por ameixa- amarela-amarela.
A ameixa amarela (cujo nome científico é Eriobotrya japônica) é uma fruta tipo pomo, tal como o marmelo, a pera e a maçã, pertencendo à família Rosaceae. É também conhecida como ameixa de inverno, nêspera, maltês japonês ou ameixa japonesa.
A nêspera é parecida com a maçã, em termos nutricionais, pois possui alto teor de açúcar, acidez e pectina. Esta fruta pode ser consumida das seguintes maneiras: In natura, podendo ser combinada com outras frutas frescas em sumos, vitaminas, sorvetes e saladas de frutas.
Da família da Goiaba, Jabuticaba e Pitanga, a Cambucá (Plinia edulis Berg Nied) tem fama de ser muito saborosa. Hoje é raro encontrar exemplares da árvore que gera o fruto. Só é possível encontrá-lo em áreas ainda pouco exploradas pelo homem ou em pomares e quintais de produtores privados. A fruta tem valor medicinal.
O fruto chega a 4kg e é comprido e roliço, protegido por uma casca grossa e dura. A polpa é alaranjada, aromática e aquosa. Também chamado de melão-caboclo. Total de 10 sementes frescas e viáveis, colhidas em abril de 2024.
As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias.
Suas frutas são pequenas, de cor amarela ou alaranjada, e têm um sabor doce e levemente ácido, muito apreciadas em sobremesas, sucos ou consumidas in natura. Além de sua utilidade gastronômica, a nespereira também é conhecida por suas propriedades medicinais, como antioxidantes e vitaminas que beneficiam a saúde.
O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
O Jambo ou Jambolão é uma espécie exótica, originária da Ásia e quando foi introduzida no Brasil, ganhou muito destaque principalmente nas regiões Norte e Nordeste devido aos seus frutos de cores avermelhadas. Nome popular: Jambolão, jambo, joão-bolão, baga-de-freira, brinco-de-viúva (Bahia) ou guapê (Paraná).
A fruta possui uma casca macia e uma polpa suculenta e doce, geralmente com sementes no meio. É comumente consumida fresca, mas também pode ser usado na fabricação de sucos, geleias e outros produtos alimentícios.
O jambolão, também conhecido como jamelão, guapê, brinco de viúva, azeitona preta e outros nomes, é um fruto muito popular no Brasil. A árvore, originária do Sul da Ásia e de regiões australianas, pertence à mesma família da pitanga e da goiaba.
Da mesma família da abóbora, o cruá tem frutos que variam entre 30 e 60 centímetros de comprimento. São consumidos como legumes quando ainda estão verdes. Após o amadurecimento, a casca ganha um tom avermelhado e a fruta, de sabor doce, pode ser consumida na forma de sucos, doces, geleias e compotas.
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é o fruto da planta de mesmo nome da família Myrtaceae. A espécie é nativa da Índia.
Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”.
Qual o nome da fruta que se parece com jabuticaba?
O sabor do cambucá é intenso e lembra o da jabuticaba, sendo um agridoce balanceado. Guabiroba: O nome guabiroba tem origem tupi e significa 'árvore da casca amarga.
Plinia edulis (popularmente conhecido como Cambucá ou cambucazeiro) é uma árvore frutífera endêmica do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica.
A nêspera é rica em fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
É também conhecida como ameixa de inverno, nêspera, maltês japonês ou ameixa japonesa. Suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera.
Muitas plantações de nêspera no Brasil têm ligação com os descendentes de japoneses. A família Yamada, em São Miguel Arcanjo (SP), é um exemplo disso. Fabio tem três hectares com a fruta. A colheita vai até meados de setembro, mas a safra não está como o agricultor esperava.