Qual o nível ideal da água do radiador? O nível ideal da água do radiador mais o fluido é 200 ml. Caso esteja muito abaixo, é importante procurar uma assistência especializada.
Uma vez que o motor tenha esfriado, localize o reservatório do radiador. Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório.
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Porque Não Encher demais o Sistema de arrefecimento - Entenda!
Qual o sinal de falta de água no radiador?
Se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, pois possivelmente irá gerar entupimento e posterior superaquecimento, mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.
Neste caso, considera-se comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml por semana. As exceções podem precisar de reparo mecânico, por isso, cuidado!
Uma tampa de radiador com defeitos ou mal encaixada pode permitir a evaporação rápida do líquido refrigerante. Problemas nessa área podem levar a uma perda significativa de água, mesmo sem vazamentos aparentes.
O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Prevenção de danos: O superaquecimento do motor devido à falta de água no radiador pode causar danos sérios. A saber, o calor excessivo pode levar ao derretimento de juntas do cabeçote, vazamentos de óleo, falhas no sistema de arrefecimento e até mesmo à queima do motor.
Qual a forma correta de completar a água do radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
O que acontece se encher muito o reservatório de água?
Caso a água esteja acima do nível máximo, o sistema de arrefecimento vai ficar sob pressão excessiva, assim a água vai vazar pelas tampas ou pelas mangueiras. Isso pode levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d'água e o termostato.
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Para saber se a água do radiador está circulando, é recomendado que você faça a observação visual. Para isso, basta aguardar o motor esfriar depois de desligá-lo, abrir o capô, encontrar as mangueiras conectadas ao componente, ligar o motor e conferir se há um fluxo de líquido constante.
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
É normal o carro baixar o nível da água do reservatório?
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos. Se isso não for feito e você abrir o compartimento antes, a água quente pode ser lançada contra o seu corpo, por conta da pressão, causando queimaduras graves.
O nível de agua no reservatório deverá permanecer estável ou descer um pouco. Se subir mais de 2 ou 3 mm ou se transbordar, leve em um mecânico e siga a sugestão do Abreu. Se não, complete a água caso necessário, feche a tampa e ande com o carro para avaliar novamente.
Como saber se a água está vazando pela junta do cabeçote?
O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
Não existe uma regra para a escolha das cores usadas na fabricação do líquido de arrefecimento. Entretanto, no mercado automotivo foi convencionado o uso das tonalidades verde para aditivos inorgânicos e vermelha ou rosa para aditivos orgânicos.
Por que a água do radiador está baixando muito rápido?
A melhor maneira de evitar problemas como Água do Radiador Baixando Muito Rápido, é utilizar água desmineralizada em conjunto com o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo. A água desmineralizada é isenta de sais e impurezas, garantindo que o sistema de arrefecimento permaneça livre de corrosão e depósitos.
Destilação: Um método tradicional para obter água desmineralizada é a destilação. Neste processo, a água é fervida, o vapor é coletado e depois condensado, deixando para trás os minerais e impurezas. Embora seja eficaz, a destilação pode ser demorada e requer equipamentos específicos.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.