Qual o melhor anti-inflamatório para diverticulite?
A mesalazina é comprovadamente o fármaco de escolha para se obter a remissão da doença na colite ulcerativa, na doença de Crohn e na doença diverticular do cólon, bem como na prevenção da diverticulite.
O antibiótico também é necessário, geralmente, Metronidazol e Ciprofloxacino, por 7 a 10 dias, pois são eficazes para controlar a infecção por bactérias do intestino. Além disso, pode ser indicado pelo médico o uso de remédios para enjoo, como Metoclopramida e para dor abdominal, como Hioscina e Dipirona, por exemplo.
Quem tem diverticulite pode tomar qual anti-inflamatório?
segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno. Veja as recomendações de prevenção da gastroenterologista Elaine Moreira.
Além disso, geralmente receita analgésicos ou anti-inflamatórios para o alívio do desconforto abdominal. Também será recomendada a alteração na dieta, principalmente durante os três primeiros dias de tratamento. Pode ser indicado o jejum ou a dieta líquida e, só depois, ir adicionando alimentos sólidos gradualmente.
Na diverticulite aguda, o tratamento é feito com antibióticos e analgésicos, prescritos pelo médico, e com uma dieta que visa o "descanso" do intestino. Ou seja, muito líquido e pouca fibra. Essa combinação se mostra eficaz para curar a infecção em aproximadamente dez dias na maioria dos casos.
Uma das formas de amenizar as crises de diverticulite é evitar o consumo de carne vermelha, gordura, alimentos em conserva e massas, em casos de uma crise aguda, o leite e derivados devem ser evitados, pois podem aumentar os sintomas.
Doença diverticular sintomática : 800 mg duas vezes ao dia durante sete dias consecutivos a cada mês. Os comprimidos não devem ser mastigados, partidos ou triturados.
As farmácias apontam que os anti-inflamatórios mais vendidos são a nimesulida, naproxeno, diclofenaco de potássio, ibuprofeno e cetoprofeno, todos são fortes para combater inflamações específicas e fracos para as demais. Todos oferecem reações adversas, por isso a análise médica é crucial para a saúde.
O estresse pode induzir ao espasmo da parede do cólon que aumenta a pressão no interior do intestino com formação de novos divertículos e sua inflamação.
Os corticosteroides devem ser usados com precaução em: colite ulcerativa inespecífica, quando houver possibilidade de perfuração, abscesso ou outra infecção piogênica; diverticulite; anastomoses intestinais recentes; úlcera péptica ativa ou latente; insuficiência renal; hipertensão; osteoporose; e miastenia gravis.
Lactobacillus casei Shirota, pode ser o melhor aliado contra os sintomas da Diverticulite. Um estudo realizado no Reino Unido mostrou uma melhora significativa em pacientes que consumiram o Lactobacillus casei Shirota diariamente durante 1 ano.
Porque quem tem diverticulite não pode tomar anti-inflamatório?
Além disso, alguns medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que é caso do paracetamol, podem provocar a diverticulite, segundo o médico.
Alguns especialistas recomendam metronidazol e ciprofloxacino em combinação. A rifaximina, um antibiótico não absorvível, em uma dose de 200 mg por via oral 3 vezes ao dia ou 800 mg por via oral 2 vezes ao dia, também pode ser benéfica como tratamento para a doença de Crohn ativa.
O tratamento da diverticulite aguda não complicada é clínico e pode ser ambulatorial com dieta rica em fibras e antibioticoterapia oral de amplo espectro (cobertura para gram negativos e anaeróbios).
Qual o melhor antiinflamatório para diverticulite?
A mesalazina é comprovadamente o fármaco de escolha para se obter a remissão da doença na colite ulcerativa, na doença de Crohn e na doença diverticular do cólon, bem como na prevenção da diverticulite.
O Mesacol é indicado para o tratamento da diverticulite?
Mesacol é indicado para o tratamento das doenças inflamatórias do intestino. Mesacol é também indicado para o tratamento sintomático da doença diverticular do cólon, associado ou não com terapia à base de antibióticos como ampicilina/sulbactam ou rifaximina.
A Mesalazina é um medicamento anti-inflamatório utilizado principalmente no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. Ela ajuda a reduzir a inflamação no intestino, aliviando os sintomas e prevenindo surtos.
A diverticulite grave exige um tratamento diferente. Pessoas com sintomas graves tais como dor abdominal, temperatura corporal acima de 38,3 ° C e outros indícios de infecção ou complicação grave são hospitalizadas.
Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.
Em momentos de crises, os sintomas podem ser aliviados com bolsas de água quente, analgésicos e alimentação líquida. Nos casos mais graves, quando há evolução para problemas como peritonite e infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos e, às vezes, tratamento cirúrgico.