A reprise da trama de Ivani Ribeiro está em seus derradeiros capítulos e já exibiu o desfecho da gêmea má. Perseguida pelo advogado César (Henri Pagnocelli), Raquel perde o controle do carro e acaba caindo numa ribanceira e morre em uma explosão repleta de efeitos especiais.
Acontece que Raquel sobreviveu e decidiu se vingar de Ruth ao saber que a irmã assumiu seu lugar. A personagem arquitetou um plano para separar os pombinhos, mas acaba se dando mal. Nas últimas cenas da novela, Raquel será perseguida por César (Henri Pagnoncelli) pela estrada.
Ao saber da verdade, Ruth vai atrás de Marcos e conta que tudo não passou de uma armação de Raquel para separá-los. Os dois finalmente conseguem se entender e, apaixonados, terminam a novela juntos.
Na original, Raquel é assassinada com um tiro disparado por César (Rolando Boldrin). A motivação foi a mesma: a vilã ter revelado a Zé Luís (Umberto Magnani), que César engravidou Ruth no passado e a abandonou grávida.
Raquel (Gloria Pires) morre no final de Mulheres de Areia. A vilã é perseguida na estrada por César (Henri Pagnoncelli), o que resulta em um terrível acidente de carro nos últimos capítulos da novela, em reprise na faixa Edição Especial, na Globo. A sequência deve ser exibida em março.
RAQUEL SOFRE UM ACIDENTE DE CARRO E MORRE | MULHERES DE AREIA | CENAS MARCANTES
Porque Raquel morreu?
Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, saindo-lhe o espírito; Raquel olhou e o chamou de Benoni, porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamim. E foi enterrada por Jacó na estrada para Efrata, próxima a Belém (Cisjordânia).
O autor do crime, Carlos Eduardo dos Santos, estava preso em Sorocaba, São Paulo, desde 2016, cumprindo pena num presídio especial para pessoas que cometem crimes sexuais. Ele cumpria 22 anos por um caso de estupro contra um menino, em 1985, em São Vicente, São Paulo.
O que acontece com tonho da lua no final da novela?
No último capítulo, Tonho fica triste ao ver Ruth reconciliando com Marcos (Guilherme Fontes). Com o coração partido, o personagem vê uma luz de esperança ao ver o circo passar pela cidade. Sem pensar duas vezes, ele monta em seu cavalo e vai embora para viver e trabalhar no picadeiro.
Passada em uma cidade fictícia do litoral do Rio de Janeiro, a novela foca sua história em Ruth e Raquel. A primeira é uma bondosa mulher que se apaixona pelo empresário Marcos (Guilherme Fontes) quando volta a morar com os pais em Pontal D'Areia. Ao contrário de Ruth, sua gêmea, Raquel é má e de péssima índole.
A cena que marca o reencontro entre Ruth e Raquel foi exibida no capítulo 165. Se a reprise da Globo seguir apresentando um episódio original da novela por dia, sem edição, a sequência deve ir ao ar em janeiro de 2024, possivelmente na segunda quinzena do mês.
A verdade só vem à tona no capítulo 103 da versão original da novela, quando Raquel finalmente reaparece. As cenas devem ir ao ar no fim de outubro na reprise da trama na Globo.
Ruth revela que ficou grávida de César, mas o crápula não assumiu a criança. Para piorar, sumiu no mundo e a abandonou esperando um filho dele. A moça chegou a dar à luz, mas a criança morreu momentos após o parto.
Qual o final de Ruth? Após o acidente de barco das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires), somente Ruth aparece saindo do mar, dando a entender que Raquel morreu. As duas decidem dar uma volta de barco, mas elas acabam enfrentando uma tempestade e caindo no mar após uma forte onda.
Em Mulheres de Areia, Raquel (Gloria Pires) vai voltar com tudo para reassumir seu lugar na mansão dos Assunção. A vilã aproveita uma viagem de Marcos (Guilherme Fontes) e Ruth para dar o bote nos próximos capítulos da novela, em reprise na faixa Edição Especial, nas tardes da Globo.
Em “Mulheres de Areia”, novela que está sendo reprisada pela Rede Globo, Marcos (Guilherme Fontes) não acredita em Raquel (Gloria Pires) e pede para que a mãe vá com ela ao médico. Mais tarde, ele fica sabendo que o exame de gravidez deu positivo.
Donato é preso novamente e, desta vez, não escapa mais da cadeia. Ele termina a novela Mulheres de Areia atrás das grades, respondendo pela morte do pai dos enteados e também pelo incêndio dos barcos, após as digitais do vilão serem encontradas no galão de querosene que usou para cometer o crime.
Na reta final, Donato chega a escapar da prisão e até sequestra Tito (Eduardo Moscovis). Só que a polícia consegue capturar novamente o criminoso, que vai para a prisão e não sai mais. Além do rapto do rival, ele é preso pela morte do pai de Tonho e por incendiar os barcos dos pescadores.
Perseguida pelo advogado César (Henri Pagnocelli), Raquel perde o controle do carro e acaba caindo numa ribanceira e morre em uma explosão repleta de efeitos especiais. Apesar de impactante, a morte de Raquel no remake de 1993, foi completamente diferente da versão original exibida em 1973.
Em 1973, Raquel é assassinada com um tiro disparado por César (Rolando Boldrin). O mau-caráter se vinga depois que a vilã revela ao irmão dele, Zé Luís (Umberto Magnani), que César engravidou Ruth no passado e a abandonou grávida. No acerto de contas, a malvada desdenha da situação e é morta pelo algoz.