Elas conseguem equilibrar suas famílias e seus negócios, muitas vezes desafiadores, com maestria, sabendo dosar seus compromissos diários de forma brilhante. Com isso, conquistam a admiração de todos ao seu redor, provando que é possível harmonizar o sucesso profissional e pessoal.
Consequentemente, deve concordar com o substantivo feminino que se refere a uma mulher: a gerente administrativa, a auxiliar administrativa. Dizer *a gerente administrativo seria tão anômalo quanto *a juíza adjunto ou *a diretora-secretário. a ministra-chefe.
A grafia depende de como a palavra “técnico” é usada, se na função de substantivo ou de adjetivo: eles são técnicos administrativos, ela é uma técnica administrativa (substantivo); os servidores técnico-administrativos, uma servidora técnico-administrativa (adjetivo).
Embora as duas formas, presidente e presidenta, sejam corretas para designar mulheres detentoras do cargo, a Secom adota apenas presidente, comum aos dois gêneros.
Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.
O equivalente feminino do rei é a rainha, embora o termo "rainha" possa referir-se também a uma soberana no seu próprio direito, a uma rainha reinante, ou à esposa de um rei, uma rainha consorte.
O feminino de “técnico judiciário” se faz substituindo-se a desinência “-o” de ambas as palavras pela desinência “-a”: “técnicA judiciáriA”. Portanto, escrevemos “o técnico judiciário João da Silva”, mas “a técnica judiciária Bruna da Silva”.
Não deixando de mencionar as palavras de Domingos Paschoal Cegalla, revelando que “presidenta” é a forma correta e dicionarizada, ao lado de presidente.
Assessor/a técnico/a - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o feminino de "assessor técnico" e "técnico de controle externo"? Assessora técnica e técnica de controle (controlo, em Portugal) externo. Forma-se o feminino de assessor e de técnico seguindo a regra geral: acrescentando um «a» ou mudando o «o» para «a».