O CFOP 1403 é um código relativamente comum no universo de empresas e cooperativas que lidam com comércio de mercadorias. Usado na nota fiscal de entrada, tem como objetivo classificar as compras feitas de fornecedores do mesmo estado sob o regime de substituição tributária.
O CFOP 1102 registra compras dentro do estado, ou seja, quando a empresa adquire mercadorias de um fornecedor local. Já o CFOP 2102 indica compras interestaduais, sendo utilizado quando a mercadoria vem de outro estado.
Se for uma entrada, seguirá o seguinte padrão: 1.000: entrada ou aquisição de serviços do mesmo Estado; 2.000: entrada ou aquisição de serviços de outro Estado; 3.000: entrada ou aquisição de serviços do Exterior, isto é, para quem faz importação.
1403 - Compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, decorrentes de operações com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária.
Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 6555 - Devolução de bem do ativo imobilizado de terceiro, recebido para uso no estabelecimento - Cosmos.
Por outro lado, o CFOP 1405 é utilizado quando uma empresa adquire mercadorias para revendê-las e essas mercadorias não estão sujeitas à substituição tributária do ICMS.
1602 - Recebimento, por transferência, de saldo credor do ICMS, de outro estabelecimento da mesma empresa, para compensação de saldo devedor do imposto.
Como devo converter o CFOP 5405 para CFOP 1403 na entrada da NF?
CFOP 5405: como dar entrada? Se você adquiriu uma mercadoria com CFOP 5405, precisa converter o código, no momento de entrada, para CFOP 1403. O CFOP 1403 é destinado à “compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária”.
Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 1407 - Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária - Cosmos.
Qual a diferença entre 1007 e 1406? O código 1007 é para contribuintes individuais que optam pelo plano completo de contribuição. O código 1406 é para empregados domésticos, com uma contribuição diferente.
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
Como Dar Entrada Em NF CFOP 5553? A nota fiscal com o CFOP 5533 deverá ser emitida pelo estabelecimento que adquiriu o bem, com os mesmos destaques que foram emitidos na nota original.
Quando o fornecedor emitiu a nota fiscal, ele estava realizando uma operação de saída. Portanto, o CFOP deve começar com um desses dois dígitos. No entanto, ao cadastrar a nota no sistema, você está realizando uma operação de entrada. Portanto, o CFOP que você deve indicar deve começar com 1 ou 2.
O CFOP de entrada para o CFOP 6106 é o código 1106, que significa “compra de mercadoria para industrialização ou comercialização, recebida de terceiros, que não deva por ele transitar”.