Água de Toque e Um Teste Para Metais Como Ouro, Assim com Uso da Pedra de Toque Ao Riscar o Metal em Seguida Aplicando o Liquido Conseguimos Verificar a Sua Autenticidade. Se Apagar Um Pouco, Significa Que É Ouro Baixo Como 16k, 14k ou 12k e Se Apagar Tudo e Porque Não e Ouro.
Para realizar o teste, basta pingar algumas gotas do ácido sob a peça e notar se acontece alguma variação de cor. Peças feitas em ouro não sofrerão nenhum tipo de alteração.
O ácido nítrico é um dos métodos mais confiáveis para descobrir a pureza do ouro e da prata. Quando manuseado com cautela, é um teste bastante simples: Limpe a joia de ouro com uma flanela e aplique gotas do ácido nítrico usando um conta-gotas.
Como é um metal não magnético, o ouro repele a atracção gerada pelos ímans. Assim, ao aproximar um íman para a peça, se esta for fortemente atraída por ele, então não é ouro.
Como saber se o Anel, joias é de Ouro, Prata ou Bijuteria Liquido de Teste
Como posso testar se o ouro é verdadeiro?
1) Teste do Ácido Nítrico
Como o ouro 750 não reage ao ácido nítrico, basta raspar a peça em uma pedra e em seguida jogar um pouco de ácido nítrico por cima, com a peça posta em um recipiente de aço inoxidável. Se não houver qualquer mudança na cor, significa que a joia é de fato ouro 18K, pois o ouro não oxida.
O ácido nítrico (citado por ele no texto como água forte) pode dissolver ouro também, mas apenas se for adicionado ácido clorídrico (citado por ele no texto como espírito do sal), porque, obviamente, água régia está sendo formada.
Para o ouro branco, vamos usar a misturinha de detergente com bicarbonato de sódio. Começando pelo detergente: dilua, em uma tigela, um pouco de detergente em 1 litro de água morna. Deixe a peça de ouro de molho por 15 minutos nessa mistura e retire.
Pegue a peça e com aproxime-a de um ímã. O ouro puro é um metal não-magnético, portanto, repele a atração do ímã. Do contrário, provavelmente trata-se de uma peça banhada a ouro. Ainda assim, algumas semijoias banhadas a ouro várias vezes podem sim passar nesse teste, por isso, é necessário submetê-las a outros testes.
O ar que respiramos é composto por oxigênio, a água é composta por oxigénio e hidrogénio que quando entram em contacto com o ouro ou a prata faz com que haja oxidação do metal, tornando a jóia escura.
A Água Régia é utilizada em específicos procedimentos analíticos, condicionamento e em alguns laboratórios para limpar artigos de vidro de compostos orgânicos e partículas de metal.
Testar todos os metais parecidos com ouro para verificar a sua autenticidade. Você deve riscar o metal na pedra e em seguida aplicar o ácido, observe por 20 segundos, se o riscado permanecer intacto, está confirmado! É Ouro 18k.
Primeiramente, coloque a chama do isqueiro sobre a joia por cerca de um minuto. Se apenas aquecer, mas não escurecer ou queimar, significa que é realmente ouro. No entanto, se começar a derreter ou mudar de cor, provavelmente se trata de um item banhado ou folheado a ouro.
Quando misturamos um metal com vinagre, a reação resulta na formação de um sal, desde que o metal seja capaz de reagir com o ácido acético presente no vinagre. A reação ocorre porque o ácido acético do vinagre reage com o metal, formando um sal e liberando hidrogênio gasoso.
Outro produto simples e que todo mundo tem em casa é o creme dental. Com uma escova de dentes macia, faça movimentos leves para esfregar a pasta na corrente de ouro e limpar os elos. Deixe-a com o produto por cerca de 5 minutos, enquanto você escova os dentes é suficiente.