Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contêm teores significantes de vitamina K, enquanto que os cereais, grãos, pães e laticínios possuem teores discretos.
Mas segue uma pequena lista de frutas pobres em vitamina k se consumidas in natura, banana, groselha, framboesa, cereja, tâmaras, figos, goiabas, limões e limas, mirtilos e amoras.
Já a caloria vazia não agrega componentes nutricionais”. “Um copo de 200 ml de suco de laranja contém 1,4 grama de proteínas; 0,4 grama de lipídeos; 0,4 grama de fibra; 100 miligramas de vitamina C; 200 miligramas de Vitamina K; 11 miligramas de Cálcio e 11 miligramas de magnésio.
Acrescenta nutrientes à dieta: Uma maçã grande possui apenas 104 calorias, mas satisfaz cerca de 20% da ingestão diária recomendada de fibras e 10% da de vitamina C, além de ter cerca de 5% da quantidade necessária de potássio, vitamina K, vitamina E e vitaminas B1 e B6.
10 Principais Alimentos Ricos e Fontes De Vitamina K
O que a falta de vitamina K pode causar?
O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue. É possível ver sangue na urina ou nas fezes, ou as fezes podem ter uma cor negra.
O suco do limão bem como sua casca (crua) contem(vitamina C, complexo B e sais minerais. Não possui Vitamina K. Sendo assim não há problema em consumir essa fruta e sua casca.
– Fígado de boi, de frango ou de porco; – Gema de ovo; – Folhas de chá in natura e industrializadas (cidreira, ervas-doce, mate, hortelã, boldo, chão verde, puejo, alecrim, arruda, e outros chás feitos a base de folhas verdes);
O mamão é rico em vitaminas A, C, K, E, complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Sendo assim, ele possui fontes que ajudam os antioxidantes a combater radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir rugas e diminuir a acne.
Já os raminhos da cenoura são ricos em fibras, ferro, zinco, magnésio, proteínas e vitaminas C e K. Consumi-los ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Vale lembrar que dar preferência aos alimentos da época traz muitas vantagens.
Nutrientes: Além de ser rico em fibras e proteínas, o feijão carioca (no exterior conhecido como pinto beans) é uma boa fonte de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, folato e colina, e ainda tem traços de vitaminas E e K.
As frutas cítricas contêm baixos teores, tendo como exceção o kiwi, abacate, ameixa seca, figo, amora silvestre, blueberries e as uvas, que contêm de 15,6 a 59,5 µgK1/100 g. Os sucos de frutas são as menores fontes de vitamina K(18, 24).
Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contêm teores significantes de vitamina K, enquanto que os cereais, grãos, pães e laticínios possuem teores discretos.
Também contém vitaminas do complexo B, K e C, potássio e cobre. O potássio, presente em grande quantidade da fruta, é um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial.
Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.
Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação. Já para quem tem hipertensão, alimentos ricos em potássio são ótimos, como abacate, banana, frutas vermelhas e farelo de trigo.
No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil. A deficiência de vitamina K provoca a doença hemorrágica do recém-nascido, que costuma ocorrer 1 a 7 dias depois do parto. Em recém-nascidos afetados, traumas ao nascer podem causar hemorragia intracraniana.