O nome original do VW Fox era Tupi. A versão exportada para a Europa tinha acabamento bastante diferenciado do Fox destinado ao público brasileiro, um interior melhor trabalhado e mais confortável do que o modelo brasileiro.
Foi desenvolvido e inteiramente projetado no Brasil, sobre a plataforma do Polo, em 2004. Inicialmente, o Fox substituiria o Gol, porém, a Vokswagen não conseguiu fazer com que o novo modelo tivesse um baixo custo, para que compensasse colocá-lo no mercado popular.
Pioneiro e inovador no mundo dos compactos, o Volkswagen Fox completa 15 anos e acaba de superar a marca de 2 milhões de unidades na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lançado em 2003, o modelo segue entre os carros mais vendidos da marca no Brasil, com aproximadamente 35.000 unidades emplacadas em 2018.
Por que o Fox saiu de linha? Os principais motivos para o encerramento da produção do Fox foram a mudança do perfil do consumidor, que agora prefere SUV, estratégia de mercado da Volkswagen, aumento dos custos de produção, além de endurecimento das normas de segurança dos veículos.
Portanto o top de linha da filosofia Volkswagen é o Fox Highline, o mais completo modelo atualmente no mercado. Equipado exclusivamente com o motor 1.6l MSI e a opção entre a transmissão automática I-MOTION ou câmbio manual com 6 velocidades.
Ótimo carro! Use o óleo correto e faça revisão. Pontos positivos: ótima relação peso x potência, o carro tem um ótimo torque, manutenção barata e extremamente completo para o ano/preço. Pontos negativos: conforto não é o forte se o motorista for muito alto.
Qual o valor aproximado de um Fox? O valor de um Fox pode variar dependendo do modelo, ano de fabricação, estado de conservação e demais características do veículo. No Mercado Livre, você vai encontrar opções a partir de R$30.000 até mais de R$45.000.