O navio em questão afundou no ano de 1944, durante um combate da Segunda Guerra Mundial. O naufrágio de William P. Rend está coberto de sedimentos no fundo do Lago Huron. Envolto em mistério, tragédias e curiosidades, o Titanic é, de longe, o caso de naufrágio mais famoso do mundo.
Das 10 mil pessoas registradas a bordo do transatlântico, apenas 1.239 foram contadas como sobreviventes, tornando o ataque do Gustloff o naufrágio com o maior número de vítimas na história marítima, de acordo com a enciclopédia Britannica.
O caso é considerado o maior desastre marítimo da história em tempos de paz, causando 4.341 vítimas. O M/T Vector era um cargueiro e, ao sua carga entrar e ignição, logo se expandiu o fogo para o M/V Doña Paz, que afundou em questão de minutos.
O navio Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, fez seu primeiro teste em águas abertas em junho passado. Cinco vezes maior que o Titanic, o gigante de 250.800 toneladas tem capacidade para quase dez mil pessoas: até 7.600 passageiros e 2.350 tripulantes.
O SS Poseidon é um navio transatlântico fictício presente no livro The Poseidon Adventure do escritor norte-americano Paul Gallico. Segundo o romance, na noite de 29 de dezembro de 1968, durante sua viagem de fim de ano, uma onda atingiu o navio, fazendo o navio virar de ponta cabeça.
SS Sultana, o naufrágio mais trágico que o do Titanic
Teve algum navio maior que o Titanic?
O Icon of the Seas (Ícone dos Mares), considerado o maior navio de cruzeiro do mundo, partiu de Miami, nos Estados Unidos, para viagem inaugural neste sábado (27). Com uma capacidade para cerca de 8 mil passageiros, a embarcação é cinco vezes maior que o Titanic e equivale a uma pequena cidade a bordo.
Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg?
Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Quantas pessoas morreram no naufrágio do Poseidon?
Dos 142 passageiros que estavam a bordo, 55 morreram. As investigações apontaram que o Bateau Mouche transportava mais do que o dobro de passageiros permitidos, que eram 62.
Segundo a Associação Internacional de Empresas de Cruzeiros ("Clia", na sigla em inglês), 26 pessoas, em média, caem no mar a partir de navios de cruzeiro, a cada ano. Entre 2009 e 2019, aconteceram 212 casos. No ano passado, foram 16. Na média, mais de um caso por mês.
O “título” pertence ao USS Samuel B. Roberts, uma embarcação que está a aproximadamente 6,8 mil metros de profundidade, segundo comunicado oficial da Marinha dos Estados Unidos. Para efeito de comparação, o Titanic encontra-se a cerca de 4 mil metros.
No começo do século 20, o Titanic se tornou o maior navio de passageiros do mundo e ficou famoso porque entre a noite de 14 de abril e a madrugada de 15 de abril de 1912, afundou em sua viagem inaugural de Southampton, no Reino Unido, rumo a Nova York, nos EUA, após colidir com um iceberg.
Última sobrevivente do naufrágio do transatlântico Titanic, Millvina Dean, morreu neste domingo em um asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, aos 97 anos.
É verdadeira a história de Rose e Jack do Titanic?
Para a frustração de muitos, entretanto, não é o caso do casal Jack e Rose. Eles são fictícios e não estiveram no navio da vida real em abril de 1912. No entanto, o cineasta se baseou em uma fascinante mulher real para dar vida a Rose. Dawson foi inspirada em Beatrice Wood, uma ceramista norte-americana de sucesso.
Depois da tragédia, foi realizado um inquérito do naufrágio, que concluiu que o primeiro erro do capitão foi não diminuir a velocidade depois de receber informações sobre a presença de icebergs na rota.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Tem também a lendária frase de que “nem Deus poderia afundar o Titanic”, mas que não foi dita pela White Star nem por seu presidente. Essas palavras são atribuídas a um marinheiro do navio, que as teria dito a uma senhora que perguntou se o navio era mesmo seguro.
A expectativa é que as obras comecem entre janeiro e fevereiro de 2025. Palmer vem anunciando a construção da réplica do transatlântico desde 2013. Ele culpou a pandemia de covid-19 por atrasar as obras, assim como “outros imprevistos globais”.
Existem muitas diferenças. No Titanic, a promenade do convés A é semi-fechada, no Olympic ela era totalmente aberta. O convés B do Titanic tinha um layout diferente, as janelas eram espaçadas de forma irregular e eram finas, o Olympic tinha janelas quadradas naquele convés.