Qual foi a teoria que Foucault defendeu no livro Vigiar e Punir?

Foucault argumenta que, nesse modelo de punição, o corpo do condenado era o alvo direto das intervenções do poder punitivo. O suplício era não apenas um método de castigo, mas também um meio de comunicação simbólica, onde o sofrimento do corpo tornava-se um espetáculo para demonstrar a soberania.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colunastortas.com.br

Qual a teoria defendida por Foucault no livro Vigiar e Punir?

Para ele, então: Não pode haver qualquer exercício possível de poder sem certa economia de discursos de verdade que opera por meio de e com base nessa associação. Estamos sujeitos à produção de verdade através do poder e não podemos exercer o poder exceto pela produção de verdade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual a teoria defendida por Michel Foucault?

Seguindo a lógica hobbesiana, Foucault concebia a ideia de violência exercida pelas corporações sobre os trabalhadores; da violência dos homens sobre as mulheres no patriarcado; e da violência dos brancos sobre os negros através do racismo estrutural.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistagalileu.globo.com

Qual a ideia principal do livro Vigiar e Punir?

Em Vigiar e Punir, Michel Foucault mostra por que a Justiça deixou de aplicar torturas mortais e passou a buscar a "correção" dos criminosos. Embora esteja longe de ser um romance, o livro Vigiar e Punir começa com uma narrativa eletrizante, capaz de revirar os estômagos mais sensíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

O quê Michel Foucault fala sobre punição?

Foucault conclui que a sociedade punitiva moderna é baseada na vigilância generalizada. Ela se estende a setores e instâncias de vigilância. Uma vigilância preventiva do ato delituoso que tem como conseqüência a necessidade da punição do delinqüente, inimigo da sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cifmp.ufpel.edu.br

Vigiar e Punir - Michel Foucault - Suplício, inquérito, desafio e tortura (aula 6)

O que Foucault quer dizer com vigiar e punir?

Em Vigiar e Punir, Michel Foucault analisa a evolução da punição no Ocidente, desde a Idade Média até o século XIX. Ele argumenta que a pena, ao longo do tempo, deixou de ser um espetáculo público de violência para se tornar uma forma de controle e disciplina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colunastortas.com.br

O que Foucault defendia?

O poder em Foucault reprime, mas também produz efeitos de saber e verdade. Foucault acreditava que os acontecimentos deveriam ser considerados em seu tempo, história e espaço. De acordo com Veiga-Neto (2003:43), sua obra pode ser dividida em três fases cronometodológicas: arqueológica, genealógica e ética.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual é o argumento central de Vigiar e Punir?

De caráter ensaísta, o texto traz um exame minucioso dos mecanismos sociais e teóricos que motivaram as grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna. É dedicado à análise da vigilância e da punição, que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como citar o livro Vigiar e Punir?

Vigiar e punir: nascimento da prisão / Michel Foucault ; tradução de Raquel Ramalhete. Imprenta: Petrópolis, Vozes, 2019. Referência: 2019.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lexml.gov.br

Qual a linha de pensamento de Foucault?

Sua ideia é questionar as verdades que se dizem universais e mostrar como todo pensamento está submetido ao seu tempo e espaço. Foucault trabalha para mostrar como a universalidade do homem é falsa, e criada através de mecanismos de poder que se afirmam cotidianamente em nossos corpos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em razaoinadequada.com

Qual é a teoria do poder de Michel Foucault?

Para Michel Foucault, o poder acontece como uma relação de forças. Sendo assim, o pensador francês apresenta dois dispositivos utilizados pela sociedade para a justi- ficação do poder e para a domesticação dos corpos que compõem o espaço social, são eles: vigilância e punição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dialnet.unirioja.es

Qual era a ideologia de Foucault?

Ele propõe uma nova política da verdade que permeie não somente o campo da produção do conhecimento, mas também o da prática e o da militância política. A aposta de Foucault é na desestabilização contínua das relações de poder.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistasisifo.com

Qual foi a crítica de Michel Foucault?

Foucault concentrou sua atenção no estudo de como se manifestam as relações de poder em espaços como cárceres, hospitais e escolas; no contexto da cotidianidade. Supunha que o poder, antes de mais nada, se manifestava no contexto do cotidiano, contexto este que chamou de “microfísica do poder” ou de “capilaridade”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marxismo.org.br

Qual é o resumo da sociedade punitiva de Foucault?

A sociedades punitivas, optam pelo sistema prisional como forma geral de punição e abolição dos suplícios. O corpo, então, não precisa mais ser marcado. Além disso o poder político se relaciona de outras formas com os corpos. Seu controle passa a dar-se de outras formas, mais sutis e mais eficientes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpel.edu.br

Qual a tese de Foucault?

Esta tese confronta leituras como a de Axel Honneth que, ao considerar Foucault um "teórico do poder", atribui-lhe uma concepção de racionalidade como processo de extensão da dominação individual e coletiva que culminaria por inviabilizar qualquer possibilidade crítica ou de emancipação dos sujeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em teses.usp.br

Qual era a perspectiva de Foucault?

O interesse de Foucault é o poder onde ele se manifesta, ou seja, é o micropoder que se exerce (não que se detém) e que se distribui capilarmente. Importa realçar a positividade do poder, entendida como propriedade de produzir alguma coisa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Como citar Michel Foucault?

“Michel Foucault: Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina.” Ditos e Escritos. Vol. VII. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxwell.vrac.puc-rio.br

Quando foi escrito o livro Vigiar e Punir?

“Vigiar e Punir” foi publicado por Michel Foucault em 1975. Esta é uma das obras mais famosas do filósofo francês e trata profundamente da questão da disciplina e do poder no mundo moderno.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em razaoinadequada.com

Qual filósofo francês autor da obra Vigiar e Punir estabeleceu uma análise da educação a partir das noções de controle e disciplina?

Sendo assim, Vigiar e Punir firmou-se como um verdadeiro tratado histórico sobre a pena (enquanto meio de coerção e suplício, meio de disciplina e aprisionamento do ser humano). Foucault se atentou para a face social e política de controle social aplicado ao Direito e às diferentes sociedades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br

O que Foucault defende em vigiar e punir?

Em “Vigiar e Punir”, Foucault aborda o assunto do poder. O autor nos demonstra que o poder costumava ser representado como uma vontade transcendente, vinda de Deus. A legitimação deste poder, pelos monarcas, se deu através de algo metafísico, impossível de se palpar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como citar Foucault, vigiar e punir?

______________ (1975 b) Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis, Editora Vozes, 1977.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxwell.vrac.puc-rio.br

O que o livro Vigiar e Punir fala?

Em francês, Surveiller et Punir: Naissance de la prison, Vigiar e Punir, publicado originalmente em 1975, é um estudo cien:fico no qual Foucault narra a história da legislaçAo penal e os métodos puniivos com que o poder, há séculos, regulamentou e implementou o sistema de re- pressAo à delinquência: do suplício dos ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quais são as principais ideias da obra Vigiar e Punir?

Calcular uma pena em função não do crime, mas de sua possível repetição. Visão não à ofensa passada, mas à desordem futura. Fazer de tal modo que o malfeitor não possa ter vontade de recomeçar, nem possibilidade de ter imitadores. Parafraseando Pitágoras: educando não será necessário punir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a ideia principal de Foucault?

A FILOSOFIA DE FOUCAULT

Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos. Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Qual é o resumo da teoria do poder do saber de Foucault?

A teoria do poder do saber de Foucault é compatível com seu desenvolvimento acadêmico. O micropoder do sujeito é a relação de Poder/Saber. A relação simbiótica de poder forma o sistema de verdade na sociedade moderna, e as estratégias de solução são a luta parcial e a estética da sobrevivência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br