Bissexual, radialmente simétrica e cheia de tépalas. Assim era a primeira flor do planeta. Um estudo internacional que comparou flores existentes, fósseis e o maior conjunto de dados florais já montados aponta detalhes do que chamaram de flor ancestral.
Análises detalhadas de mais de mil fósseis de vegetais sugerem que a Montsechia vidalii, uma espécie de água doce identificada há mais de 100 anos na Espanha, seja a mais antiga planta com flor do mundo, arrebatando o título das mãos de outra planta antiga, a Archaefructus sinensis, descoberta a partir de fósseis de ...
Conheça a Cladophlebis, a flor mais antiga do mundo, cujo legado ancestral desperta curiosidade e admiração no estudo da evolução das plantas e da paleobotânica.
A flor ancestral teria surgido no começo do Cretáceo, há 140 milhões de anos. Ela não existe atualmente, mas acredita-se que tenha características semelhantes à magnólia, mas de tamanho menor e com mais de dez tépalas (peça floral).
Essas são as principais características das primeiras flores a surgir na Terra, entre 250 e 140 milhões de anos atrás, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira na revista Nature Communications.
Briófitas: as primeiras plantas terrestres verdadeiras foram semelhantes às briófitas modernas (como musgos). Elas não possuíam tecidos vasculares verdadeiros para transportar água e nutrientes e dependiam muito do ambiente úmido.
A flor apareceu como um mecanismo de proteção dos óvulos, que eram consumidos por insetos primitivos. Atrair os animais para que pudessem transportar seus gametas contidos nos grãos de pólen foi outra evolução da flor.
As primeiras pteridófitas e as mais antigas pertenceram ao grupo das Psiphytopsida, grupo que se originou a 300 milhões de anos. Plantas de pequenas dimensões de caule bifurcado delgado com pequenas escamas, com a presença de algas em alguns casos, sem folhas e raízes verdadeiras com uma porção prostada e rizomatosa.
Então, para ter certeza de que está na flor certa, o grão libera substâncias que produzem sinais químicos. Se os sinais mostrarem que esse é o lugar certo, o grão germina e alcança o ovário da flor. Ali está o óvulo - e assim ocorre a fertilização e começa a nascer uma semente.
1. Rosa. Em primeiro lugar, vamos falar sobre uma das flores mais famosas do mundo: a rosa. As rosas são consideradas o símbolo do amor por muitas culturas.
Gran Abuelo (Chile) - É um cipreste-da-Patagônia - Estima-se que tenha 5.845 anos (em 2023). Por isso, é a árvore que pode ser a mais velha do planeta (ameaçando o título de Matusalém).
A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há cerca de 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Celebrada ao longo dos séculos, a rosa, símbolo dos apaixonados, também marcou presença em eventos históricos importantes e decisivos. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.
Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê sempre chamou a atenção de poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.
"Muitas coisas aconteceram quando as flores surgiram. Elas evoluíram a partir de um novo arranjo de órgãos sexuais. Um pinheiro, por exemplo, possui árvores macho e fêmea, mas as flores possuem órgãos masculinos e femininos em um mesmo eixo."
A flor mais rara no mundo é a Middlemist Vermelha, da espécie Middlemist camelia. Como o nome sugere, esta planta possui tons vermelhos exuberantes. A espécie é originária da China, mas foi levada à Grã-Bretanha em 1804.
Bissexual, radialmente simétrica e cheia de tépalas. Assim era a primeira flor do planeta. Um estudo internacional que comparou flores existentes, fósseis e o maior conjunto de dados florais já montados aponta detalhes do que chamaram de flor ancestral.
A Flor Kadupul figura como a flor mais cara do mundo, apesar de nunca ter sido vendida por valores superiores às outras aqui apresentadas. Isto acontece porque o seu preço é simplesmente incalculável. Esta flor é tão rara e tão frágil que vive apenas algumas horas e depois morre.
Assim como animais, a origem das plantas foi na água, há mais ou menos 850 milhões de anos. Algumas das primeiras plantas eram bem parecidas com algas verdes que existem até hoje e incluem os ancestrais de todas as plantas terrestres.
Os especialistas acreditam que as plantas terrestres emergiram de plantas aquáticas ancestrais há cerca de 470 milhões de anos - mais de três bilhões de anos depois da primeira forma de vida ter surgido, quando a Terra tinha cerca de um bilhão de anos.
O oxigênio é absorvido pelos estômatos, que são pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares, através deles libera dióxido de carbono (CO2) e absorve o oxigênio em torno deles.
Florina Fernandez (São Caetano do Sul, 4 de setembro de 1964), mais conhecida como Flor, é uma apresentadora brasileira. Tornou-se conhecida como jurada do programa Show de Calouros do SBT, nos anos 80.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
Os grãos de pólen presentes no estame do androceu são dispersados no ambiente e, com auxílio de um agente polinizador, pode entrar em contato com o estigma do gineceu de outra flor. A partir do estigma, o grão de pólen forma o tubo polínico que percorre o estilete adentrando no óvulo localizado no interior do ovário.