Quanto custa para fazer uma limpeza no radiador do carro?
PREÇOS. Na Real Radiadores, a revisão do sistema tem preço a partir de R$ 120. O serviço inclui limpeza dos componentes e reposição do líquido de arrefecimento com os aditivos necessários. Nessa inspeção são verificados o estado de conservação das peças do sistema e a ocorrência de eventuais vazamentos.
Quanto tempo para fazer a limpeza do arrefecimento?
Quando fazer a limpeza do sistema de arrefecimento? Sem enrolação, o ideal é fazer a limpeza do sistema de arrefecimento a cada dois anos ou 30.000 quilômetros rodados — o que vier primeiro!
O que acontece se não limpar o sistema de arrefecimento?
Isso causa vazamentos e afeta diretamente a eficiência das peças e do motor, levando a falhas e a superaquecimento. Portanto, a limpeza do arrefecimento deve ser feita também para prevenir o desgaste das peças que compõem o sistema, como a bomba d'água, o radiador e componentes metálicos.
R$12,90. Apresentamos nossa Água Bidesmineralizada especialmente formulada para uso em autoclaves, proporcionando um ambiente livre de impurezas e minerais indesejados.
Como saber se o líquido de arrefecimento está ruim?
Se você notar manchas ou poças de líquido de arrefecimento sob o veículo estacionado, é um sinal claro de vazamento. Além disso, um nível baixo constante de líquido no reservatório também pode indicar vazamentos. Eles devem ser corrigidos o mais rápido possível para evitar danos ao motor.
Quando o líquido de arrefecimento apresentar um tom amarelado ou mesmo mais escuro é sinal de que há impurezas no sistema. Para evitar entupimentos das câmaras internas e mangueiras - o que causaria superaquecimento e, em casos extremos, até a fundição do motor - é preciso substitui-lo.
Quando está na hora de fazer a troca do fluido de arrefecimento, é necessário comprar o líquido, que custa em média R$ 45 e pagar a mão-de-obra, que pode variar dependendo do lugar.
Neste caso, algumas montadoras recomendam a troca do fluido de arrefecimento a cada 30.000 km ou 1 ano, enquanto que , em alguns casos, é preciso um intervalo de 120.000 km ou 5 anos. No entanto, também é recomendado a substituição do fluido de arrefecimento a cada 2 anos.
Não existe uma regra para a escolha das cores usadas na fabricação do líquido de arrefecimento. Entretanto, no mercado automotivo foi convencionado o uso das tonalidades verde para aditivos inorgânicos e vermelha ou rosa para aditivos orgânicos.
Neste caso, considera-se comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml por semana. As exceções podem precisar de reparo mecânico, por isso, cuidado!
Como saber se a água do arrefecimento está circulando?
Uma maneira de verificar se a água está circulando adequadamente pelo sistema é observar o fluxo de líquido de arrefecimento através do radiador. Com o motor frio, remova a tampa do radiador com cuidado e ligue o carro.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Destilação: Um método tradicional para obter água desmineralizada é a destilação. Neste processo, a água é fervida, o vapor é coletado e depois condensado, deixando para trás os minerais e impurezas. Embora seja eficaz, a destilação pode ser demorada e requer equipamentos específicos.
O que acontece se a água do radiador estiver suja?
Caso o radiador acumule impurezas ou fique entupido, ele não conseguirá executar bem sua função principal, que é a refrigeração do motor. Isso pode causar diversos problemas para o veículo, como o superaquecimento.