A Batalha do Jenipapo, um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, foi um embate ocorrido no dia 13 de março de 1823 às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí.
Em 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, sertanejos usaram armas rudimentares e foices para expulsar o domínio português do Piauí. A Batalha do Jenipapo, um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil.
Legado. Nas quatro décadas após a Guerra do Paraguai, conflito de maior amplitude enfrentado pelo Brasil, a Batalha do Tuiuti se tornou a principal comemoração do exército brasileiro, principalmente por ser a mais sangrenta das batalhas travadas na América do Sul.
A batalha se iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante das tropas portuguesas: manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área.
Foi batizado de Batalha do Jenipapo em referência ao nome do rio em cujas margens brasileiros e portugueses se bateram entre as nove horas da manhã e as duas da tarde de 13 de março de 1823. O resultado foi uma carnificina: cerca de duzentos brasileiros mortos e mais de quinhentos feitos prisioneiros.
Guerra interna do PCC entre 'Brancos' e 'marotos' gera mortes em série no interior do Piauí
Quantos piauienses morreram na Batalha do Jenipapo?
As lutas, ocorridas no Piauí, opuseram brasileiros piauienses, cearenses e maranhenses contra tropas leais a Portugal lideradas pelo Major Fidié. Pelos menos 200 brasileiros morreram durante os confrontos na cidade de Campo Maior. EM 13 DE MARÇO DE 1823, ACONTECEU NO PIAUÍ A BATALHA DO JENIPAPO.
A Batalha de Waterloo aconteceu no território da atual Bélgica, em 18 de junho de 1815, sendo travada por Napoleão Bonaparte e suas tropas contra os exércitos da Sétima Coalizão.
Por que a Batalha do Jenipapo é importante para a história do Piauí e do Brasil?
A Batalha do Jenipapo, historicamente reconhecida por ser o único conflito armado na busca pela Independência do Brasil, foi iniciada no dia 13 de março de 1823, e reuniu cerca de 3,6 mil combatentes às margens do rio de mesmo nome, no município de Campo Maior, que ainda não existia no período.
Quantos portugueses morreram na Batalha do Jenipapo?
Os brasileiros que lutaram com armas simples, como foices, paus e pedras, perderam a batalha contra uma tropa com armas de fogo, mas fizeram com que a tropa inimiga desviasse seu destino. Duzentos brasileiros morreram. Do lado português, 19 morreram.
A Guerra do Paraguai, ou Guerra contra a Tríplice Aliança, foi o maior e mais letal conflito armado ocorrido na América Latina. Entre 1864 e 1870, Brasil, Argentina e Uruguai, formando a Tríplice Aliança, guerrearam contra o Paraguai liderado por Solano López.
O Brasil incorporou áreas aos atuais Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, e a Argentina conseguiu anexar as atuais Províncias de Formosa e Misiones. Além disso, o Brasil ocupou o Paraguai por seis anos e exigiu uma indenização pela guerra.
O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.
Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado. Seu nome é derivado do tupi-guarani, e significa “rio dos piaus”.
O rio Jenipapo é um curso d'água que banha o estado do Piauí, no Brasil. Nasce no município de Alto Longá e passa por Campo Maior onde deságua no rio Longá, na sua margem foi travada a Batalha do Jenipapo, um combate decisivo pela unidade nacional da Independência do Brasil que ocorreu em 13 de março de 1823.
A exploração do Piauí aconteceu devido a presença de bandeirantes, como o paulista Domingos Jorge Velho e o português Domingos Afonso Mafrense, que tornaram-se proprietários de amplas terras no Piauí.
Enquanto os baianos tentavam expulsar o Exército português de Salvador, Portugal organizou tropas no Piauí para garantir que o Reino do Grão Pará continuasse submisso à Lisboa.
Com pouco mais de dois meses em Oeiras, capital da província, Fidié topou com seu primeiro desafio: no dia 19 de outubro, a câmara de Parnaíba, no litoral piauiense, proclamou sua adesão à Independência.
A bandeira do Piauí possui as cores da bandeira do Brasil e uma data registrada: 13 de março de 1823. Essa é a data da Batalha do Jenipapo, um momento importante para o cenário da Independência do Brasil. Saiba mais sobre esse importante símbolo piauiense.
Em 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, foi assinado o primeiro documento no Piauí em que a independência do Brasil era reconhecida. A data marca o Dia do Piauí e a adesão oficial do território ao espectro nacional. A história caminhou para um conflito armado e sangrento, a Batalha do Rio Jenipapo, em Campo Maior.
Quais foram as consequências da Batalha de Jenipapo?
Além de consolidar a independência na região, o embate pôs fim aos planos portugueses de manterem uma colônia no norte do Brasil" (TV Brasil). Local da Batalha do Jenipapo visto da Estrada de Ferro Central do Piauí.
Etimologia. Derivou-se do neerlandês médio, através da junção de duas palavras; water (água, aguado) + loo (floresta, clareira em uma floresta, pântano, campo aberto).
A Batalha de Waterloo aconteceu em 18 de junho de 1815 e ficou conhecida como a derrota final de Napoleão Bonaparte. Nessa batalha, Napoleão lutou contra as tropas lideradas pelo Duque de Wellington e por Blücher, sendo forçado a se retirar depois de ver suas tropas sucumbirem.
A falta de suprimentos, os ataques surpresas das tropas russas, as doenças e o frio russo dizimaram o exército francês. Dos 600 mil, cerca de 30 mil retornaram com vida para Paris, e o desastre da campanha foi tão grande que deu início à sexta coalizão contra a França.