Por outro lado, as audiências determinam uma grandeza de ordem: o share televisivo. Uma medida de audiência que calcula a percentagem de casas ou telespectadores que veem então um determinado programa, em relação ao número total de telespectadores que têm a sua televisão ligada durante a emissão.
O “share” é um índice um pouco diferente, que leva em conta apenas os aparelhos ligados. Ou seja: se 50% das casas que possuem o peoplemeter estejam assistindo televisão e um programa marque, nesse momento, 30 pontos de audiência, isso representa um “share” de 60%.
A audiência da televisão tem sua medição feita por meio de coleta de dados em todas as regiões do país, por meio de proporcionalidade. A obtenção das informações é feita desde 1950, com descoberta em tempo real desde 1988 pelo Ibope – desde 2014 chamado de Kantar Ibope Media, após sua compra.
A atualização nos valores é feita todo início de ano e acompanha as estimativas populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de forma que um ponto seja equivalente a 1% do universo representado na pesquisa de cada praça.
Percentagem do tempo que é dedicado a uma entidade, relativamente ao tempo total dedicado um conjunto de entidades, para o mesmo período. É calculada somando o tempo de visita de todos os cibernautas visitantes da entidade, sobre o tempo total dedicado a navegar na Internet.
Função Screen share - Smart TV LED LG 43 43LK5750PSA - Screen Share Samsung Galaxy A50
O que é share em mídia?
Share of Voice (SOV) é uma métrica que revela a fatia de visibilidade da marca nas mídias. Trata-se de uma forma de comparar com os concorrentes a potência da voz da marca para saber o seu poder de alcance no mercado.
Conceito de aferição do nível de audiências de um programa nos meios audiovisuais. Obtém-se pela verificação da percentagem do número de espectadores de um programa relativamente aos níveis de outros programas concorrentes que decorram no mesmo período.
Para se ter uma ideia, segundo a Kantar IBOPE Media, 1 ponto de audiência representa, em 2017, mais de 70 mil lares e quase 200 mil pessoas na Grande São Paulo e mais de 44 mil lares e 116 mil pessoas na Grande Rio de Janeiro.
O valor desse ponto, contudo, não é fixo e varia de acordo com cada praça (localidade). A Kantar frisa que um ponto de audiência representará sempre 1% da população com acesso à TV, no universo pesquisado.
Cada família paga por uma licença de TV, independentemente de quantos televisores eles possuem. As empresas e os autônomos devem pagar por uma licença para cada televisão.
Pequenas e médias agências de publicidade podem ter acesso a dados e relatórios de audiência de TV por meio do consulta.net, plataforma online disponibilizada a baixo custo para o mercado.
A metodologia para medição de audiência de televisão é denominada “Painel” – acompanha um grupo fixo de domicílios ao longo do tempo. Esses domicílios permanecem na amostra por até quatro anos, sendo que uma parcela equivalente a 25% do painel (amostra) é atualizada a cada ano.
A audiência televisiva é o número de pessoas que veem um programa ou um canal durante o período de emissão. São um fator muito importante para qualquer negócio ou até numa outra área. Por exemplo, ao empregar estratégias de marketing, convém sempre saber a quem se destina a comunicação.
Como saber se minha TV tem Miracast? A maioria das TVs modernas possuem suporte ao Miracast, com muito poucas exceções. A melhor forma de ter certeza é conectar tanto a TV quanto um computador Windows 10 na mesma rede Wi-Fi e, com isso, testar se o PC consegue reconhecer o dispositivo.
O seriado mexicano vai ao ar das 20h45 às 21h05, na maioria dos dias, sem intervalos comerciais. "Chaves" chegou a atingir picos de 5,5 pontos desde que voltou à grade diária. Foi o melhor índice desde que "Poliana Moça" (2022-2023) ocupava o horário.
A média histórica de audiência da Globo é de 19,45 pontos, levando em conta os dados entre 1991 até 2024. A quantidade de pessoas representadas por cada ponto varia de acordo com a região. Em São Paulo, um ponto eqivale a 73.279 domicílios, estimado em 191.477 pessoas.
Ao longo dos 100 dias no ar, desde o dia 8 de janeiro, o formato apresentado por Tadeu Schmidt acumulou uma média geral de 20,2 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados consolidados do Ibope Kantar Media, superior aos 18,8 obtidos pela problemática 23ª temporada.
Como funciona a medição de audiência do IBOPE? Pequenos aparelhos são conectados a uma amostra dos televisores presentes em determinada região. Eles identificam o que está sendo transmitido, minuto a minuto, 24 horas por dia.
A Record terminou 2024 com demissões, inclusive de repórteres veteranos, mas o fim de ano trouxe uma boa notícia à emissora: a manutenção do 2º lugar no Ibope. Na principal média, das 7h à meia-noite, entre janeiro e dezembro, o canal registrou 5,1 pontos. Seu principal concorrente, o SBT, ficou com 3,4 pontos.
O market share de valor mede a participação da empresa no mercado em termos de receita. Ele é calculado dividindo a receita da empresa pela receita total do mercado e multiplicando por 100. Por exemplo, se uma empresa gera R$ 20 milhões em receita em um mercado de R$ 100 milhões, seu market share de valor é de 20%.