Assim é que Santo Antônio passou a ser invocado para encontrar as coisas perdidas. Exu é um dos orixás priápicos, propiciador do sexo, da potência, da união. Daí, cremos também advir a fama de casamenteiro de Santo Antônio, de buscador de homem bom para as mulheres casadouras ou que desejam apenas um namorado.
No Dia da Umbanda, neste 15 de Novembro, comemoramos com aquele que representa a resistência, força, coragem e sabedoria das religiões afro-indígenas brasileiras e que no começo de tudo houve a tentativa de deixá-lo de fora.
Na Bahia, Ogum representa Santo Antônio, Padroeiro de Portugal, o padre agostiniano que tornou-se frei Franciscano, abdicando de tudo para ser um sacerdote fiel a Deus. É considerado o santo dos milagres. Na mitologia Iorubá, Ogum tem um temperamento colérico, com muita força e energia de guerra.
Ambos celebrados no dia 13 de junho, associação de Santo Antônio com o orixá Ogum Xoroquê é um reflexo do sincretismo religioso no Brasil, onde tradições africanas e católicas se encontram.
Um dos mais populares do catolicismo, e com fama de casamenteiro (apesar de tantas outras competências), Santo Antônio aparece nas religiões de matrizes africanas associado com Ogum ou Exu, dependendo do lugar.
Descrição. Exu Bará da Rua é uma das entidades que compõe a linha dos Exus nos cultos de matriz africana como Umbanda e Candomblé. Conhecido popularmente como dono dos caminhos, quem guarda os que andam pelas ruas, abre caminhos, estradas, ruas, encruzilhadas.
13 de junho é dia de festa, também, para as religiões de matriz africana. As cerimônias acontecem no mesmo dia em que Santo Antônio é celebrado na igreja católica, santo com o qual Exu foi sincretizado.
O pão, que simboliza Santo Antônio, traz o significado litúrgico do corpo de Deus, e se torna um alimento para saciar a fome de muitas pessoas que buscam estas ofertas nas igrejas.
Santo do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
O que o Exu 7 Encruzilhadas faz na vida da pessoa?
Nos cultos de Umbanda e Candomblé, ele é invocado para auxiliar nas tomadas de decisão, protegendo aqueles que se encontram em momentos de crise ou incerteza. Ele também pode atuar como um guia espiritual, orientando as pessoas que buscam clareza e equilíbrio.
Exus. Existem diversos Exus com propósitos diferentes, como Exu Lalu, Exu Tiriri, Exu Tranca Rua, Exu Marabô, Exus da falanges das caveiras e Exu Gira Mundo.
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente.
Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elebá ou Elebará, Bará ou Ibará, Alaqueto, Abô, Odará, Aquessã, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabô, Iangi, Baraqueto (guardião das porteiras), Lonã (guardião dos caminhos), Iná ( ...
E VIVA SANTO ANTÔNIO 💚 13 de junho, Dia de Santo Antônio! 🕯💚 Santo Antonio de Pemba, na Umbanda, que é o Patrono de Exu, que rege as legiões desses espíritos guerreiros e mensageiros dos Anjos Superiores (Orixás), que presidem as batalhas navais e terrestres.
A riqueza simbólica de Santo Antônio é tamanha que este também é sincretizado com Exu. Os três orixás têm como elemento característico o fogo “e tudo o mais que o representa ou o possa gerar, raio, ferro etc.” (RAMOS, 2001, p. 274).
É conhecido por muitas qualidades, entre elas, ser o mensageiro e o senhor das encruzilhadas, sendo ele quem faz o intermédio entre os humanos e os orixás. Exú também é o senhor das porteiras e das portas, sendo aquele que é o primeiro a ser reverenciado.
Oferenda a Santo Antônio - 13 rodelas de pão de sal - 13 moedas (de qualquer valor) - 1 vela palito branca - 1 copo de água opcional: 13 ramos de trigo Lave as moedas na água corrente. Arrume em um prato, as rodelas de pão com as moedas por cima e enfeite com os ramos de trigo.