O que pode ser deduzido na nota fiscal de serviço?
Na nota fiscal irá o valor do serviço mais o valor do material, porém o valor do material será deduzido para que NÃO entre na base de cálculo de ISS, visto que o ISS é o imposto cobrado apenas do serviço.
São dedutíveis as despesas efetivamente pagas, tais como taxa de corretagem, taxa de liquidação e os emolumentos, que podem ser somadas ao valor total da compra.
O que colocar na nota fiscal de prestação de serviços?
Ela deve refletir toda a operação comercial tratada entre você e seu cliente, como por exemplo, o serviço que será prestado, período da prestação de serviços, honorários e a condição de pagamento.
É permitida alguma dedução da base de cálculo do ISS?
O STJ realinhou jurisprudência ao definir que a base de cálculo do ISS é o preço do serviço de construção civil contratado e que não é possível deduzir os materiais empregados.
Caracteriza-se como material de construção e congênere, independentemente da aplicação a ser dada a ele por seu adquirente final, o produto que, dentre as finalidades para as quais foi concebido e fabricado, encontra-se a de uso em obras de construção civil.
Valores de materiais ou de equipamentos – sejam próprios ou de terceiros, com exceção dos equipamentos manuais, fornecidos pela contratada – podem ser deduzidos na base de cálculo do INSS. Desde que comprovados e discriminados no contrato e na nota fiscal.
Somente podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) os materiais de construção produzidos fora do local da prestação de serviço e que tiveram incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
A base de cálculo do ISS é o preço do serviço, que corresponde à receita bruta com ele obtida, sem nenhuma dedução, excetuados os descontos ou abatimentos concedidos independentemente de qualquer condição (artigo 17 do Decreto 53.151/2012).
Quanto pago de imposto em uma nota fiscal de serviço?
ISS (Imposto Sobre Serviços)
O ISS é um tributo municipal e incide diretamente sobre a prestação de serviços. Sua alíquota varia entre 2% e 5%. Assim, essa variação depende da atividade exercida e da legislação do município onde o serviço foi prestado.
8% para transporte de cargas e serviços hospitalares; 16% para serviços em geral e transporte que não seja de cargas; 32% para serviços de formação técnica e/ou acadêmica, como advocacia e contabilidade, intermediação de negócios, construção civil e administração ou locação de bens móveis ou imóveis.
Então chegou a hora de conhecer os detalhes sobre o assunto para ajudar na sua tomada de decisão. Nesse sentido, as deduções legais se referem às despesas que uma pessoa pode deduzir da base de cálculo de seus rendimentos ao calcular o Imposto de Renda.
Pode colocar conta de água e luz no Imposto de Renda?
Podem ser deduzidas as despesas com aluguel, energia, água, gás, taxas, impostos, telefone, telefone celular, condomínio, quando o imóvel utilizado para a atividade profissional é também residência?
A Receita Federal permite dedução de despesas com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa. Legalmente, uma despesa dedutível é aquela em que o valor pode ser reduzido dos rendimentos, diminuindo a base de cálculo e o imposto devido.
Como mencionado anteriormente, a diferença entre ISS e ISSQN é mais uma questão semântica do que técnica. Enquanto alguns municípios preferem utilizar a sigla ISS, outros adotam o ISSQN. No entanto, em termos de legislação e aplicação, ambos se referem ao mesmo imposto municipal sobre a prestação de serviços.
Como pagar o ISS retido na fonte? Profissionais autônomos e liberais devem recolher o ISS sempre que um serviço for prestado. O pagamento é realizado na emissão da nota fiscal junto à prefeitura. Logo, o recolhimento é automático.
Com uma única nota fiscal de concreto usinado você pode reduzir em até 2 % do valor do INSS da sua obra de construção civil. Esta nota deve ter a vinculação inequívoca à obra, ou seja, deve conter no mínimo o endereço da obra e se possível ser informado o cadastro nacional de obras, o CNO.
Reduzir a área total da obra pode resultar em economia significativa. Por exemplo, uma redução de 201m² para 200m² já gera uma economia considerável. Obras Populares: Construções de casas com até 70m² podem ser classificadas como “casa popular”, o que pode reduzir o INSS em até 50%.
Conforme dispositivo acima indicado, na Nota Fiscal Eletrônica, não é necessária a indicação dos dados relativos à mão de obra, mas tão somente das informações relativas aos materiais movimentados (conquanto tratar-se de operação não sujeita ao tributo).
Abridor de garrafa, açucareiros, artigos de vidro e plástico, bandejas, coadores, colheres, copos, facas, farinheiras, frigideiras, garfos, garrafas térmicas, paliteiros, panelas, panela de pressão não industrial, panos de cozinha, papel alumínio, pratos, recipientes para água, suportes de copos para cafezinho, tigelas ...
Naturais: são obtidos diretamente na natureza e não exigem tratamentos especiais, podemos citar como exemplo os materiais: pedra, areia e madeira. Fonte: elaborada pela autora. Artificiais: são obtidos por processos industriais, a exemplo de tijolos e telhas.
Dessa forma, tem-se que materiais de construção e congêneres são mercadorias que, por sua concepção de fabricação, possam ser aplicados em obras de construção, exemplificadas no § 1º do artigo 1º do Anexo XI do RICMS/2000.