Na história bíblica de Noé, recém-adaptada para o cinema, uma arca gigantesca é construída para abrigar dois animais de cada uma das espeícies existentes no planeta e salvá-los de um dilúvio.
A Arca de Noé (em hebraico: תיבת נח; Hebraico bíblico: Tevat Noaḥ) é o navio na narrativa do dilúvio de Gênesis (Gênesis 6: a Gênesis 9:) pelo qual Deus poupou Noé, sua família e todos os animais do dilúvio.
Segundo as escrituras sagradas do judaísmo e cristianismo, a Arca representava a presença e a aliança de Deus com o seu povo escolhido. Era considerada uma manifestação tangível da presença divina no meio dos israelitas, sendo reverenciada com grande respeito e temor.
Sem dúvidas, Noé era um ser humano de muita luz, ele obedeceu fielmente a todas as ordens que lhe foram dadas, fez tudo – exatamente tudo – que Deus lhe ordenou. Em consequência disso, o Senhor os protegeu de todas as adversidades que lhe foram expostas. Sejamos obedientes!
Deus prestou atenção na fé do rapaz e, por se manter no caminho da fé, lhe deu uma missão: construir uma arca, levando apenas a sua família e um par de animais de cada espécie. O Senhor explica que vai mandar um dilúvio para cobrir a Terra, a fim de acabar com a violência.
Porque só havia um homem que era justo naquela época, Noé. Como a injustiça acaba prejudicando até mesmo os justos, então a única forma de acabar com a injustiça e proteger Noé dela, foi criar para ele e para sua família uma forma de Salvação e recomeço da humanidade, que foi a arca.
A arca de Noé é uma grande tipologia da salvação que Jesus traria a humanidade posteriormente. Assim como a arca salvou a família de Noé e os animais quando o juízo de Deus veio sobre a terra, também Jesus nos salva de toda conseqüência do pecado.
Um dia Noé bebeu muito vinho, ficou bêbado e se deitou nu dentro da sua barraca. Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e saiu para contar aos seus dois irmãos.
Na ocasião refletiu-se sobre a missão de Noé, construir a arca e proteger a vida dos animais e de sua família, a missão de Jesus, vir ao mundo para ensinar o amor do Pai, e a missão de cada criança ou adulto na construção de uma sociedade melhor.
O barco, também conhecido como “arca”, era a salvação para os moradores da época de Noé do terrível dilúvio. Foi anunciado pelo próprio Deus que haveria necessidade de destruir a terra uma vez que a maldade do homem havia se multiplicado e o designo do coração destes moradores se baseava apenas nos prazeres carnais.
A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná. Os hebreus consideram essa arca sagrada, entendida como um meio pelo qual a presença de Deus era manifestada. Em certo momento, a arca esteve no Tabernáculo, mas também esteve em outros locais, como Jerusalém.
Obede-Edom é mencionado em 1 Crônicas como um levita que desempenhou várias funções no serviço do templo. Ele foi porteiro e músico, participando ativamente nas atividades litúrgicas.
Na história bíblica de Noé, recém-adaptada para o cinema, uma arca gigantesca é construída para abrigar dois animais de cada uma das espeícies existentes no planeta e salvá-los de um dilúvio.
A Arca de Noé pode ser real. É o que estão investigando arqueólogos que encontraram ruínas na Turquia que podem representar destroços da embarcação bíblica. Escavações comprovaram que o interior desse “barco” tem material de 5 mil anos atrás - a mesma época que teria acontecido o grande dilúvio citado na Bíblia.
Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:20). Obviamente, o próprio texto responde que esse vinho tinha teor alcoólico, já que levou Noé à embriaguez. No Antigo Testamento não temos uma proibição de beber vinho em todos os casos.
Lembre aos alunos que o Senhor enviou Noé para pregar arrependimento ao povo, que era iníquo. Noé os advertiu de que, se não se arrependessem, seriam destruídos por um Dilúvio.
O mito da Torre de Babel conta por que existem tantas línguas no mundo. Nele, uma população unida e monolíngue decide construir uma torre que alcance o céu. Deus, irritado com a prepotência das pessoas, confunde a língua delas para que não se entendam mais e espalha as línguas pelo mundo.
A arca é um dos símbolos mais ricos da tradição cristã. É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja.
Assim, Deus mandou Noé colocar a janela na parte de cima para que eles fossem obrigados olhar para cima, para Deus e confiar Nele para sua eventual salvação da devastação do mundo.
Senhor, guiai vossa arca com segurança ao monte do repouso, para que a gente enfim possa livrar-se desta escravidão animal... o tempo custa a passar! Guiai-me, Senhor, até o porto da vossa eterna aliança. Amém!
Entre os mamíferos, o rato-canguru (Dipodomys deserti) pode passar a vida inteira sem beber um único gole de água. Ele está tão adaptado ao ambiente desértico que consegue viver somente com a água que seu metabolismo produz a partir da comida.
Animais impuros, segundo a definição dada pela Bíblia e segundo o Alcorão, são animais dos quais não se pode comer de sua carne nem tocar em seu cadáver, de forma que se alguém o fizer, se tornará impuro.