Tal palavra, ora pode ser um adjetivo, ora um advérbio, e como tais, são passíveis ou não de flexão. Retratando o sentido de “sozinho”, o “só” se caracteriza como adjetivo, concordando, portanto, com o termo a que se refere.
2) Ora, a palavra só ora funciona como advérbio, ora, como adjetivo. 3) Por um lado, tem ela valor de advérbio: a) quando modifica um verbo ou um adjetivo; b) nesse caso, equivale a somente, unicamente, apenas; c) nessa situação, é invariável.
Os advérbios de modo mais comuns são: bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; sobretudo; quase; assim; ao léu; às claras; às pressas; à toa; à vontade; às escondidas; aos poucos; desse jeito; desse modo; etc. A maioria das palavras também são terminadas em – mente.
A palavra só é uma palavra simples, que provém do latim solus, em que se vê o radical sol- cujo l desapareceu na passagem para o português, ficando reduzido a só. Assim, o radical da palavra só é a própria palavra só.
A palavra só, em Português, pode ser usada como adjectivo, com o significado de sozinho, solitário, isolado, afastado. É o que significa na sua frase «eu vou só». Também se emprega como advérbio, com o sentido de apenas, somente: «ele só estuda Português».
Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»);
O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo. Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.
A locução «de modo que» é descrita como locução conjuntiva consecutiva, ou seja, é um conector que define um nexo de consequência entre a situação ou acontecimento referidos na oração subordinante («o rapaz está doente») e o que se diz na oração subordinada («não foi à escola»).
Os solos são formados por diferentes horizontes, suas camadas. Podem ser do tipo arenoso, siltoso, argiloso ou orgânico. Identifica-se, no Brasil, a presença de 13 classes de solo, segundo a Embrapa. Os argissolos, os latossolos e os neossolos são os solos mais presentes no Brasil.
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...
Advérbios de modo: bem, mal, rapidamente, loucamente, melhor, pior, assim, com calma, felizmente etc (geralmente, palavras terminadas em “-mente” são advérbios de modo) Advérbios de lugar: aqui, aí, além, de fora, por dentro, adiante etc.