Paulo (nascido Saulo de Tarso;, Cilícia c. 5 – c. 67), comumente conhecido como Paulo de Tarso ou São Paulo, foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento.
Por isso, que no dia 25 de janeiro celebramos a sua conversão, pois Paulo vivia a religião judaica, era conhecido como Saulo de Tarso, e ele antes da conversão perseguia os cristãos.
Como o Estado possui uma grande população, são praticadas diversas religiões, as principais são: católicos 70,31%, evangélicos 17,04%, sem religião 7,28%, espíritas 2,10%, budistas 0,39%, umbandistas 0,21% e judeus 0,11%.
Sua exposição sobre a teologia de Paulo fundamentada em “Deus” é descrita nos subtemas: a natureza de Deus, a salvação realizada por Deus pelo homem, revelação de Deus, a punição e Deus, a justiça e o julgamento divino, Deus atuando na resposta humana e Deus como o centro da vida (MORRIS, 1970, p.
Deus é a pressuposição fundamental da teologia de Paulo, o subtexto primário de todos seus escritos. 26 “Deus” é o grande tema que se constitui no centro organizador de seu pensamento. Sua compreensão de Deus constitui o ponto de partida que resulta no contexto harmônico de sua teologia.
Qual era a religião do Apóstolo Paulo ? a sua é a mesma ou surgiu depois ?
Quem é o fariseu?
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.
Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos. Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor.
Paulo respirava evangelho. Era um apaixonado pela mensagem de Jesus. Importante estratégia de Paulo foi ir aonde o povo está, nas grandes cidades do seu tempo. As maiores ficavam junto às principais vias comercias, marítimas ou terrestres.
Porque Paulo escreveu Romanos. No coração de sua epístola à Igreja em Roma, o apóstolo Paulo dedica três capítulos inteiros ao relacionamento entre Israel e os cristãos gentios.
São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.
O Rio de Janeiro é o Estado com maior número de pessoas sem religião no país. De acordo com a segundo a pesquisa 'Retratos das Religiões no Brasil', divulgada hoje pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o percentual chega a 15,76%.
Enquanto a maioria dos apóstolos que conviveram com Jesus restringiram sua pregação à Palestina, Paulo levou a palavra de Cristo para lugares distantes, como a Grécia e Roma. Sua importância na construção da Igreja primitiva é tão grande que muitos estudiosos atribuem a ele o título de pai do cristianismo.
Atos 5, 34; 22, 3), além do próprio Paulo que dizia ser um fariseu, mesmo sendo Saduceus e Fariseus, clamou no conselho: “Homens, irmãos, eu sou Fariseu, filho de Fariseu” (Atos 23,6-9). Assim como outros dos primeiros cristãos (cf.
Qual era o nome da primeira igreja fundada por Paulo?
SANTA LÍDIA – DISCÍPULA DE S. PAULO – 3 de Agosto. Sua casa foi a primeira igreja fundada na Europa por São Paulo. Quando o Apóstolo pôs os pés em Filipos, Macedônia, encontrou hospitalidade na casa de Lídia, comerciante de púrpura, recém-convertida ao Evangelho com toda a família.
Paulo de Tarso foi por muito tempo perseguidor de Cristo e de seus seguidores. Matava cristãos impiedosamente, fossem eles, crianças, mulheres ou idosos. Até o dia em que Cristo cruzou seu caminho e ele soube o que era amor.
Paulo era cidadão romano. Filho de judeus, da tribo de Benjamim e tinha os privilégios da cidadania romana. Seu pai era membro dos fariseus, uma das mais ortodoxas seitas judaicas. Sua cidadania foi herdada pela sua família (Atos 22:28).
Por considerar essa religião uma traição ao Judaísmo, perseguia os seguidores de Cristo, porque, eles tinham abandonado a Lei Mosaica para seguir um tal de Jesus, sobre o qual um monte de fanáticos cristãos pregavam e diziam que havia ressuscitado dos mortos.
Ele se sobressaiu durante o concílio de Jerusalém (At 15). Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, ele prega o Cristo ressuscitado, e o prega nos pequenos grupos que ele ia organizando. Paulo encontrou acolhida em muitas casas das famílias.
O termo fariseus designava aqueles que se separavam. Sendo assim, suas práticas os diferenciavam do restante dos judeus, fazendo-os alcançar um elevado status na sociedade. Além disso, regiam escolas de interpretações da lei mosaica que norteavam sua atuação no cotidiano.
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.